Exibindo resultados 1 até 7 de 7

Tópico: Load Balancing

Desde
    Jul 2007
    Peso da Avaliação
    0

Load Balancing

Boa Noite Pessoal.

Vocês podem me explicar como funciona o Load Balancing?
    Minha dúvida além da forma de funcionamento é mais especificamente a seguinte:

uma rede lan qualquer possui como gateway um load balancing, este por sua vez está ligado em dois routers com links de velocidade e operadoras diferentes.
    Este Load Balancing distribui um pacote para cada roteador.
    Minha dúvida é, na outra ponta, onde há um outro load balancing, como é feito esta montagem da conversa (pois os links tem velocidade diferente)?
    Minha opinião é a de que quem faz a montagem, ou seja, sequenciamento correto dos pacotes é a aplicação final por meio da pilha TCP/IP, no entanto, segundo o cliente e alguns analistas aqui da empresa, quem faz esta re-montagem dos pacotes é o próprio load balancing.
    Vocês podem me explicar como funciona?
    Creio que se o cliente e os analistas daqui estiverem certos, o load balancing faz intervenção em todas as "conversas" que são destinados aos clientes.

Obrigado

Peterson

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Re: Load Balancing

Citar Originalmente enviado por pgcristovam Ver Post
    Creio que se o cliente e os analistas daqui estiverem certos, o load balancing faz intervenção em todas as "conversas" que são destinados aos clientes.
    Existem mil maneiras de preparar Neston, digo, de fazer um balanceamento. Deixe-me exemplificar algumas:

1. Balanceamento por pacotes: O gateway manda um pacote por cada link. Para que isto funcione direito, a operadora dos links deve fazer o balanceamento na volta dos pacotes, já que todos eles devem sair de um único IP (para você não ter problemas de sessões, por exemplo).
    2. Balanceamento por conexão: O gateway manda o pacote inicial de conexão por um dos links (de forma aleatória, round-robin etc.) e todos os pacotes subseqüentes desta conexão saem pelo mesmo link. Isto é necessário quando os links são de operadoras diferentes, já que você precisa manter o IP de origem dentro do mesmo fluxo de pacotes.
    3. Balanceamento por proxy: O gateway responde pelos serviços balanceados e inicia, por conta própria, a requisição no servidor de destino. Desta forma o gateway é o responsável por remontar a seqüência de pacotes, já que ele iniciou a requisição e é o "dono" da aplicação requerente.
    Estas são as mais simples. É claro que existem casos, casos e casos e quem sou eu para dizer que seus analistas estão certos ou errados. Se você explicar melhor sua estrutura, talvez fique mais claro como funciona o balanceamento da sua rede.

Pode ser que um módulo de balanceamento faça o seqüenciamento dos pacotes. Mas links com velocidades muito diferentes pode realmente causar problemas de memória e processamento no gateway, além de correr o risco da janela na estação passar enquanto o stream fica esperando os pacotes ausentes lá no gateway.

[]s, MM

Desde
    Jul 2007
    Peso da Avaliação
    0

Olá

Minha dúvida é na volta da "quebra dos pacotes"

Por exemplo

Saída da Localidade A:

Um host na Localidade A consulta uma aplicação na Localidade B. Estes pacotes passam por um load balancing que encaminha um pacote para cada link (um terrestre e um satélite), rigorosamente 1 pra lá e 1 pra cá.

Entrando na Localidade B:

Esta é minha dúvida, como e QUEM faz o re-sequenciamento dos pacotes, é o balanceador ou a aplicação final.´A dúvida não é neste caso específico mas de uma maneira geral, é possível que o balanceador faça o re-sequenciamento dos pacotes? Sendo assim, ele "monitorará todas as conversas" entrantes na localidade em questão.

Tenho que responder ao cliente se 2 roteadores (eliminando o balanceador) farão a mesma coisa, por isto preciso saber quem faz o re-sequenciamento.

Obrigado

Peterson

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Vamos supor que a localidade A tente se comunicar com a localidade B:

• A localidade A manda 3 pacotes para B.
    • O pacote #1 sai pelo link terrestre, o pacote #2 sai pelo link de satélite e o #3 pelo terrestre.
    • A localidade B recebe o pacote #1 da localidade A e cria uma janela de tempo para esperar os próximos pacotes.
    • Como o link de satélite tem muita latência, B recebe o pacote #3 antes do pacote #2. Ele deixa isso em memória e aguarda.
    • Quando o pacote #2 chega, ele pega o pacote #1, #2 e #3, coloca na ordem certa e passa adiante (manda para cima, visualizando as camadas OSI).

Não tem motivo para um gateway fazer o seqüenciamento antes de entregar ao destino, a não ser que exista um proxy reverso fazendo o meio de campo para desafogar a carga no destino.

[]s, MM

Desde
    Jul 2007
    Peso da Avaliação
    0

Olá

Agora entendi.
    O próprio balanceador do outro lado faz esta montagem, aguardando os pacotes, que neste caso são #1, #2, #3 e depois encaminha ao destino.
    Desta forma, acho que eliminar o load balancing e deixar apenas os 2 roteadores, não atenderia o que o cliente deseja, que é "eliminar o load balancing pois é um ponto de falha na rede".

Vou pesquisar mais afundo.

Valeu kra, brigadão.

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Citar Originalmente enviado por pgcristovam Ver Post
    Valeu kra, brigadão.
    Confesso que não entendi exatamente o problema apresentado. Mas fico feliz em ter ajudado mesmo assim...

[]s, MM

Desde
    Jul 2007
    Peso da Avaliação
    0

O cliente quer eliminar os load balancing que existe nas localidades, e quer que a sistemática de balanceamento seja feito pelos roteadores (2 para cada localidade, 1 para cada link).
    Para eu dizer para ele se o roteador faz as mesmas funções, iguaizinhas aos do load balancing, teria que primeiro ver como funcionava um.

Valeu

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)