Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Exibindo resultados 11 até 17 de 17

Tópico: Invasão de privacidade no trabalho?

Desde
    Aug 2007
    Peso da Avaliação
    0

Re: Invasão de privacidade no trabalho?

Bom dia, pessoal

Muito obrigada pelas respostas...já me ajudou pra caramba a clarear a cabeça.

Hojé é a data limite de instalação...não instalei. Vamos ver no que vai dar...rs

Obrigadão mesmo!

Abraços

Desde
    Jun 2006
    Peso da Avaliação
    16

Citar Originalmente enviado por penelopec28 Ver Post
    É que eu não sei até onde esse bendito programa manda informações pra fora. É uma família grande, todo mundo acessa e tem informações pessoais...isso que ta me matando...rs
    Ôpa, peraí: você fornece serviços usando um computador que outras pessoas (a maioria leigos, eu imagino) também usam? Na minha opinião você está expondo seu contratante a um risco enorme!!! Recomendação: invista uns R$ 800 (ou até menos) na compra de um micro com configuração mínima que atenda aos requisitos necessários para prestar o serviço e use-o somente para isso. Segregação é regra básica em Segurança da Informação.

[]s,

RB
    Gostou do meu comentário? Então o avalie positivamente. É fácil: é só clicar na estrelinha, selecionar "aprovo" e deixar seu recado.

Não é uso indevido, não é quebra de direito autoral. É homenagem.
    Best movie, ever: http://robotbastard.robschrab.com/movies/index.html

Desde
    Dec 2006
    Local
    São Paulo
    Peso da Avaliação
    0

Olá, creio que as atitudes mais adequadas a ser tomada pro sua parte, é de ou pedir um pc que a empresa lhe forneça para uso de trabalho.
    A respeito de aspectos juridicos na area de informática leh aconselho a entrar nesse site: http://www.patriciapeck.com.br

Ela é uma advogada para aspectos digitais tal, muito legal o trabalho dela fiz o meu TCC sobre GESTÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO e esse site foi de muito ajuda para mim, espero que fique bem claro as coisas para você.

abraços

Desde
    Feb 2010
    Peso da Avaliação
    0

Invasão de privacidade no trabalho? Quebra de sigilo de emails, senhas e conteúdos)

Aproveitando o assunto aqui já discutido, gostaria de tirar uma dúvida:

Sou leiga no assunto e gostaria de recorrer a quem possa esclarecer ou ao menos ajudar me a direcionar a minha dúvida.
    Trabalhei num escritório e logo quando estava me desligando da empresa, enquanto aguardava a funcionária que fazia o cálculo dos valores que me deviam pagar, a mesma separa e me entrega um maço de folhas impressas dizendo que aquilo era pra eu saber que o "patrão" em questão sabia de tudo o que se passava na empresa e se seus funcionários rendiam ou não no trabalho... Fiquei sem entender, mas logo ao abrir e verificar o conteúdo impresso nas folhas, verifiquei que se tratavam de impressões de "prints" que fazia da tela do micro q eu usava! Havia nestes impressos momentos em que existe emails meus pessoais abertos, a minha senha de email sendo digitada, conversas minhas no msn com algumas pessoas e etc, tudo de conteúdo pessoal. Quando questionei como ele teria todas aquelas impressões a funcionária me informou que ele havia instalado um programa no qual ele conseguia visualizar a tela de qualquer computador na empresa e ver ao mesmo tempo que o usuário do micro tudo o que este estiver lendo, vendo ou fazendo. E sendo assim, lia diretamente do computador dele, qualquer email que eu estivesse lendo aberto em minha tela, qualquer conversa que eu estivesse tendo via comunicadores via internet... Para que fique mais claro aos senhores, em momento algum em que estive trabalhando na empresa me foi informado que tal procedimento existia, não o autorizei nem verbalmente e muito menos por escrito a fazê lo e na empresa em questão não existia nenhum contrato assinado por mim, e nem existia qualquer proibição quanto à utilização da internet, uso ou leitura de emails pessoais além dos profissionais e nem restrição ao uso de comunicador instantâneo viu internet para conversas, pois até o proprietário do estabelecimento em questão, nos orientava a utilizar tal meio de comunicação entre nós também da empresa e pedia que os funcionários o "adicionacem" em seus contatos para que ele também pudesse conversar com os funcionários através deste meio. Creio que tais atitudes e uso de programas para estes fins são ilegais, então pergunto lhes,cabe algum processo? O que posso fazer em relação a isso, uma vez que me senti invadida em minha privacidade e constrangida ao saber que terceiros liam meus conteúdos de emails pessoais e conversas sem minha permissão? Ainda possuo as folhas com todas as impressões e manuscritos dele sobre as impressões especificando datas e horários. Quais são as medidas cabíveis? Como devo agir?
    Obrigada pela atenção.

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Primeiro, procure um advogado para te esclarecer. Este é um fórum técnico, apesar de que algumas pessoas até podem ter alguma ajuda, isso não substitui um bom advogado.

Se era email pessoal, é sim violação de correspondência. Eles podem te proibir de acessar, mas não violar a privacidade do seu email pessoal. Entretanto, vale a pena ver direito se você não foi avisada (mesmo que nas entrelinhas) que existia monitoração das telas acessadas. Pode complicar um pouco, mas mesmo assim, se não estava claro que havia esta monitoração acredito que houve uma violação sim da sua privacidade.
    "Then you will know the truth, and the truth will set you free"

Desde
    Jun 2006
    Peso da Avaliação
    16

LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996, que regulamenta o inciso XII, parte final, do art. 5° da Constituição Federal.

Art. 10. Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.
    Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Inciso XII, parte final, do art. 5° da Constituição Federal.
    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

A empresa pode até monitorar o uso de seus recursos de TI, desde que essa condição seja informada de forma clara e inequívoca aos colaboradores;
    No que tange correspondências, apenas oriundas do sistema de TI da empresa ou a este endereçadas, devidamente caracterizadas (nome de domínio, disclaimers, etc.) são passíveis de monitoração pois a ela pertencem. Correspondências pessoais dos funcionários, mesmo que acessadas e lidas por meio dos recursos de TI da empresa, são invioláveis.

O que me causou estranheza foi fornecerem as telas impressas para você sem mais nem menos! Esses registros normalmente são usados pela empresa como evidências em casos de demissão por justa causa (desde que os cuidados dispostos acima tenham sido observados).
    Você pode até entrar com ação, já que nitidamente houve crime, porém só consigo ver como resultado uma punição ao seu ex-empregador - se ele for condenado, provavelmente o juiz vai comutar a pena em pagamento de cesta-básica para alguma instituição de caridade. Além de satisfazer seu desejo de justiça, não vejo outra compensação para você nesse caso (por exemplo, indenização por dano moral).
    No entanto, faço minhas as palavras dos colegas acima: consulte um advogado.

[]s,

RB
    Gostou do meu comentário? Então o avalie positivamente. É fácil: é só clicar na estrelinha, selecionar "aprovo" e deixar seu recado.

Não é uso indevido, não é quebra de direito autoral. É homenagem.
    Best movie, ever: http://robotbastard.robschrab.com/movies/index.html

Desde
    Mar 2012
    Peso da Avaliação
    0

Opa eu preciso saber sobre uma questão:
    tem uma mulher de 30 anos que tem um contrato com uma agencia de modelos de SP, e nesse contrato diz que ela n pode namorar nem sair de casa a qualquer hora e um monte de coisas
    na casa dela tem vários monitores q vigiam ela praticamente o dia inteiro salvo na hora de dormir pois fica na sala os aparelhos. O q eu quero saber oq deve ser feito para acabar com esse contrato, pois é considerado invasão de privacidade essa pratica de ser vigiada e o fato de a pessoa n poder viver além do âmbito de casa, isso chega a ser carcere privado. Principalmente o fato de ela ter se desligado da agencia e depois a agencia quer q ela faça trabalhos com cada vez mais frequência, e também não sendo bem remunerada pois ela diz que não está recebendo cache suficiente para pagar suas contas. pois tem mulheres que só fazem eventos na faixa de 10 a 20 dias pro mês indo apenas 4 horas e ganhando na faixa de 1200 enqto ela fica de 13h as 23h as vezes de 8h as 23h para qdo pegar cache de 500 é mto. peço ajuda a qm possa solucionar o caso.
    obrigado

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)