Originalmente enviado por
PatriciaO
Bom dia galera!
Código HTML:
Bem, estou precisando [B][COLOR="Red"]urgentemente[/COLOR][/B] da ajuda de todos, pois recebi um email ontem que me deixou intrigada. Vou explicar melhor.
A alguns meses atrás eu estava pegando algumas fotos pela net da mercadoria que vendo (sabonetes costumizados) e coloquei algumas fotos em minha página do orkut que criei pra tentar vender isso. Teve uma [COLOR="red"][B]foto[/B][/COLOR] em especial que recebi de uma amiga minha e como achei linda o trabalho que fizeram com o sabonete, eu tb coloquei a foto lá no orkut.
Ontem recebi um email do SAC de uma empresa que vende os mesmos sabonetes pela net, dizendo que era pra eu retirar a foto do meu orkut, pois ele tinha direitos autorais sobre esta foto. Obviamente que não retirei a foto e disse para a pessoa que isso não existia na net, que a gente pode fazer o que quiser (pegar fotos, gifs, arquivos e etc), que quem não quer que os outros peguem essas coisas não devem publicar.
Não é bem assim que funciona.
Que se ele não queria que ninguém pegassse a foto não era pra ter publicado num local público como a net e que ele pelo menos deveria ter trabalhado na foto e colocado uma marca, um nome antes de jogar na net.
Código HTML:
O cara acabou dizendo que tinha [B][COLOR="red"]rastreado meu IP [/COLOR][/B]e que iria me [COLOR="red"][B]processar[/B][/COLOR] pq tinha os direitos autorais da foto.
Se você mandou um e-mail pra ele, conversou via MSN etc etc...
Sim é possível.
Alem do mais, se a imagem está no orkut ele pode entrar em contato com a equipe responsável e fazer uma reclamação.
Código HTML:
Ele tb me chamou de [COLOR="red"][B]ladra[/B][/COLOR] e disse que a foto não estava a disposição na net e sim estava no mercado livre (bem, não estaria do mesmo jeito a disposição?? Que redundância).
Uma imagem, texto, gif etc etc etc, publicada da internet não quer dizer que está a disposição.
Código HTML:
Eu continuei dizendo pra ele que isso não existia na net e que eu poderia alegar vários fatores que me inocentariam, que ele ia perder tempo fazendo essas coisas, que era pra ele procurar o que fazer e me deixar em paz. Disse a ele que até ele ou outra pessoa me provassem que isso de direitos autorais por fotos publicadas na net existia, iria deixar a foto no meu orkut e seja lá onde eu quisesse e ele tb teria que me provar que tinha esse direito autoral dessa bendita foto.
Até aí cabe a ele analisar o quanto esta imagem vale...
Outra coisa que eu disse era que se ele perdesse tempo me escrevendo novamente eu não iria responder, pq tinha mais o que fazer. Aí ele não me respondeu mais nada (pelo menos até agora, pois o ocorrido foi ontem e hoje não tem nada em minha caixa de email).
Código HTML:
[COLOR="red"][B]2 -[/B][/COLOR] Essa coisa de direitos autorais por fotos publicadas na net sem as devidas proteções existe mesmo? A gente pode ser processado por colocar fotos de objetos (pq nem foto de alguma pessoa é) no orkut, sendo que esta foto foi mandada por uma amiga minha que nem sei de onde pegou? Essa amiga minha tb nem sabe de onde pegou, já que ela faz isso direto na net. Aliás, tem alguém que não faz pelo amor de Deus?? Pegar fotos na net é comum, eu mesma tenho várias aqui no meu PC. É só eu achar bonita que eu pego mesmo...Ah, esqueci de dizer que esta foto tb está em outro site de classificados grátis que anunciei tb aqui na net.
Ok, coloque-se no lugar da empresa que vc "surrupiou", imagine outras pessoas pegando as imagens dos seus produtos, Imagine aquele dia em que vc acorda inspirada e tem uma MEGA ideia (modelar sabonetes com a cara da Camila Pitanga) então você fotografa, publica no site da sua empresa, então um belo dia vc encontra a sua foto no site ou orkut de outra pessoa fazendo propaganda.... Qual a sensação????
Código HTML:
[COLOR="red"][B]3 -[/B][/COLOR] Posso tb processar essa pessoa? Pq tenho os emails que ela me mandou e principalmente sei muito bem de onde vieram esses emails, pois a empresa dele é fácil de ser achada pela net.Posso processar por ele ter me chamado de ladra e ainda por cima disse bem assim por causa de minhas respostas "Sem comentários a forma chula que vc escreve. Bem se vê o seu nível", sendo que em momento nenhum eu ofendi ele, só disse que não iria tirar a foto do orkut? Ele me ofendeu sem me conhecer, sem saber quem eu sou. Posso processar essa empresa (pessoa)por isso tb? Qual a melhor forma para isso?
Claro até pode.
Código HTML:
[COLOR="red"][B]4 - [/B][/COLOR]Existe algum meio de eu proteger meu PC pra ninguém ficar sabendo do meu IP? Por favor, me ajudem nisso tb.
Tem sim, mantenha ele desligado ou retire aquele "cabinho azul" de tráz da CPU.
Obs: Vc vai ficar sem internet.
Código HTML:
Bem, sei que a pargunta ficou enorme, mas espero que vcs respondam as 4, pois preciso saber das respostas delas pra me proteger antes que algum louco queira me prejudicar por causa de besteiras de fotos pegas na net.
Sugiro que analise as imagens antes se possível entre em contato com a empresa dona da imagem e questione se vc pode fazer uma cópia...
Na dúvida, tente ser educada com a empresa que entrar em contato com vc para reclamar... Uma vez que vc ainda nao tem certeza dos procedimentos corretos..
Um grande abraço pra todos e espero respostas em breve! Desde já, agradeço.