Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Exibindo resultados 1 até 10 de 30

Tópico: Tem como rastrearem meu IP?

Desde
    Sep 2007
    Peso da Avaliação
    0

Tem como rastrearem meu IP?

Bom dia galera!

Bem, estou precisando urgentemente da ajuda de todos, pois recebi um email ontem que me deixou intrigada. Vou explicar melhor.

A alguns meses atrás eu estava pegando algumas fotos pela net da mercadoria que vendo (sabonetes costumizados) e coloquei algumas fotos em minha página do orkut que criei pra tentar vender isso. Teve uma foto em especial que recebi de uma amiga minha e como achei linda o trabalho que fizeram com o sabonete, eu tb coloquei a foto lá no orkut.

Ontem recebi um email do SAC de uma empresa que vende os mesmos sabonetes pela net, dizendo que era pra eu retirar a foto do meu orkut, pois ele tinha direitos autorais sobre esta foto. Obviamente que não retirei a foto e disse para a pessoa que isso não existia na net, que a gente pode fazer o que quiser (pegar fotos, gifs, arquivos e etc), que quem não quer que os outros peguem essas coisas não devem publicar. Que se ele não queria que ninguém pegassse a foto não era pra ter publicado num local público como a net e que ele pelo menos deveria ter trabalhado na foto e colocado uma marca, um nome antes de jogar na net.

O cara acabou dizendo que tinha rastreado meu IP e que iria me processar pq tinha os direitos autorais da foto. Ele tb me chamou de ladra e disse que a foto não estava a disposição na net e sim estava no mercado livre (bem, não estaria do mesmo jeito a disposição?? Que redundância). Eu continuei dizendo pra ele que isso não existia na net e que eu poderia alegar vários fatores que me inocentariam, que ele ia perder tempo fazendo essas coisas, que era pra ele procurar o que fazer e me deixar em paz. Disse a ele que até ele ou outra pessoa me provassem que isso de direitos autorais por fotos publicadas na net existia, iria deixar a foto no meu orkut e seja lá onde eu quisesse e ele tb teria que me provar que tinha esse direito autoral dessa bendita foto.

Outra coisa que eu disse era que se ele perdesse tempo me escrevendo novamente eu não iria responder, pq tinha mais o que fazer. Aí ele não me respondeu mais nada (pelo menos até agora, pois o ocorrido foi ontem e hoje não tem nada em minha caixa de email).

O que quero saber mesmo é:
    1 - Ele pode rastrear meu IP? Uso net da rede, não é pelo telefone (não tem nada a ver com telefone, tanto que se eu não tivesse telefone em casa iria usar o cabo da net normalmente). Como esse processo seria possível?

2 - Essa coisa de direitos autorais por fotos publicadas na net sem as devidas proteções existe mesmo? A gente pode ser processado por colocar fotos de objetos (pq nem foto de alguma pessoa é) no orkut, sendo que esta foto foi mandada por uma amiga minha que nem sei de onde pegou? Essa amiga minha tb nem sabe de onde pegou, já que ela faz isso direto na net. Aliás, tem alguém que não faz pelo amor de Deus?? Pegar fotos na net é comum, eu mesma tenho várias aqui no meu PC. É só eu achar bonita que eu pego mesmo...Ah, esqueci de dizer que esta foto tb está em outro site de classificados grátis que anunciei tb aqui na net.

3 - Posso tb processar essa pessoa? Pq tenho os emails que ela me mandou e principalmente sei muito bem de onde vieram esses emails, pois a empresa dele é fácil de ser achada pela net. Posso processar por ele ter me chamado de ladra e ainda por cima disse bem assim por causa de minhas respostas "Sem comentários a forma chula que vc escreve. Bem se vê o seu nível", sendo que em momento nenhum eu ofendi ele, só disse que não iria tirar a foto do orkut? Ele me ofendeu sem me conhecer, sem saber quem eu sou. Posso processar essa empresa (pessoa)por isso tb? Qual a melhor forma para isso?

4 - Existe algum meio de eu proteger meu PC pra ninguém ficar sabendo do meu IP? Por favor, me ajudem nisso tb.

Bem, sei que a pargunta ficou enorme, mas espero que vcs respondam as 4, pois preciso saber das respostas delas pra me proteger antes que algum louco queira me prejudicar por causa de besteiras de fotos pegas na net.

Um grande abraço pra todos e espero respostas em breve! Desde já, agradeço.

Desde
    May 2006
    Peso da Avaliação
    8

Re: Tem como rastrearem meu IP?

Citar Originalmente enviado por PatriciaO Ver Post
    Bom dia galera!

Código HTML:
    Bem, estou precisando [B][COLOR="Red"]urgentemente[/COLOR][/B] da ajuda de todos, pois recebi um email ontem que me deixou intrigada. Vou explicar melhor.

A alguns meses atrás eu estava pegando algumas fotos pela net da mercadoria que vendo (sabonetes costumizados) e coloquei algumas fotos em minha página do orkut que criei pra tentar vender isso. Teve uma [COLOR="red"][B]foto[/B][/COLOR] em especial que recebi de uma amiga minha e como achei linda o trabalho que fizeram com o sabonete, eu tb coloquei a foto lá no orkut.

Ontem recebi um email do SAC de uma empresa que vende os mesmos sabonetes pela net, dizendo que era pra eu retirar a foto do meu orkut, pois ele tinha direitos autorais sobre esta foto. Obviamente que não retirei a foto e disse para a pessoa que isso não existia na net, que a gente pode fazer o que quiser (pegar fotos, gifs, arquivos e etc), que quem não quer que os outros peguem essas coisas não devem publicar.
    Não é bem assim que funciona.

Que se ele não queria que ninguém pegassse a foto não era pra ter publicado num local público como a net e que ele pelo menos deveria ter trabalhado na foto e colocado uma marca, um nome antes de jogar na net.

Código HTML:
    O cara acabou dizendo que tinha [B][COLOR="red"]rastreado meu IP [/COLOR][/B]e que iria me [COLOR="red"][B]processar[/B][/COLOR] pq tinha os direitos autorais da foto.
    Se você mandou um e-mail pra ele, conversou via MSN etc etc...
    Sim é possível.
    Alem do mais, se a imagem está no orkut ele pode entrar em contato com a equipe responsável e fazer uma reclamação.

Código HTML:
     Ele tb me chamou de [COLOR="red"][B]ladra[/B][/COLOR] e disse que a foto não estava a disposição na net e sim estava no mercado livre (bem, não estaria do mesmo jeito a disposição?? Que redundância).
    Uma imagem, texto, gif etc etc etc, publicada da internet não quer dizer que está a disposição.

Código HTML:
    Eu continuei dizendo pra ele que isso não existia na net e que eu poderia alegar vários fatores que me inocentariam, que ele ia perder tempo fazendo essas coisas, que era pra ele procurar o que fazer e me deixar em paz. Disse a ele que até ele ou outra pessoa me provassem que isso de direitos autorais por fotos publicadas na net existia, iria deixar a foto no meu orkut e seja lá onde eu quisesse e ele tb teria que me provar que tinha esse direito autoral dessa bendita foto.
    Até aí cabe a ele analisar o quanto esta imagem vale...

Outra coisa que eu disse era que se ele perdesse tempo me escrevendo novamente eu não iria responder, pq tinha mais o que fazer. Aí ele não me respondeu mais nada (pelo menos até agora, pois o ocorrido foi ontem e hoje não tem nada em minha caixa de email).

Código HTML:
    [COLOR="red"][B]2 -[/B][/COLOR] Essa coisa de direitos autorais por fotos publicadas na net sem as devidas proteções existe mesmo? A gente pode ser processado por colocar fotos de objetos (pq nem foto de alguma pessoa é) no orkut, sendo que esta foto foi mandada por uma amiga minha que nem sei de onde pegou? Essa amiga minha tb nem sabe de onde pegou, já que ela faz isso direto na net. Aliás, tem alguém que não faz pelo amor de Deus?? Pegar fotos na net é comum, eu mesma tenho várias aqui no meu PC. É só eu achar bonita que eu pego mesmo...Ah, esqueci de dizer que esta foto tb está em outro site de classificados grátis que anunciei tb aqui na net.
    Ok, coloque-se no lugar da empresa que vc "surrupiou", imagine outras pessoas pegando as imagens dos seus produtos, Imagine aquele dia em que vc acorda inspirada e tem uma MEGA ideia (modelar sabonetes com a cara da Camila Pitanga) então você fotografa, publica no site da sua empresa, então um belo dia vc encontra a sua foto no site ou orkut de outra pessoa fazendo propaganda.... Qual a sensação????

Código HTML:
    [COLOR="red"][B]3 -[/B][/COLOR] Posso tb processar essa pessoa? Pq tenho os emails que ela me mandou e principalmente sei muito bem de onde vieram esses emails, pois a empresa dele é fácil de ser achada pela net.Posso processar por ele ter me chamado de ladra e ainda por cima disse bem assim por causa de minhas respostas "Sem comentários a forma chula que vc escreve. Bem se vê o seu nível", sendo que em momento nenhum eu ofendi ele, só disse que não iria tirar a foto do orkut? Ele me ofendeu sem me conhecer, sem saber quem eu sou. Posso processar essa empresa (pessoa)por isso tb? Qual a melhor forma para isso?
    Claro até pode.

Código HTML:
    [COLOR="red"][B]4 - [/B][/COLOR]Existe algum meio de eu proteger meu PC pra ninguém ficar sabendo do meu IP? Por favor, me ajudem nisso tb.
    Tem sim, mantenha ele desligado ou retire aquele "cabinho azul" de tráz da CPU.
    Obs: Vc vai ficar sem internet.

Código HTML:
    Bem, sei que a pargunta ficou enorme, mas espero que vcs respondam as 4, pois preciso saber das respostas delas pra me proteger antes que algum louco queira me prejudicar por causa de besteiras de fotos pegas na net.
    Sugiro que analise as imagens antes se possível entre em contato com a empresa dona da imagem e questione se vc pode fazer uma cópia...
    Na dúvida, tente ser educada com a empresa que entrar em contato com vc para reclamar... Uma vez que vc ainda nao tem certeza dos procedimentos corretos..

Um grande abraço pra todos e espero respostas em breve! Desde já, agradeço.
    Grande abraço Patricia e boa sorte...

Desde
    Sep 2007
    Peso da Avaliação
    0

Bem, vc não me respondeu onde tem e qual a lei que diz que fotos na internet, principalmente de objetos, não podem ser copiadas na net. Outra coisa, os sabonetes são custumizados, mas não tem fotos de ninguém neles. São enfeitados com fitas principalmente. Mas isso é coisa comum, não tem o pq desse idiota está brigando por isso. Vc diz que algumas fotos na internet estão proibidas de seram pegas por outras pessoas na net, pq as empresas usam elas tb e etc... Vc diz isso pq tem certeza ou pq viu alguém falar? Não se ofenda pq estou perguntao isso, só quero resolver esse problema, não tem nada a ver com vc viu! Gostaria de saber basicamente que lei me diz que não posso pegar fotos da internet, principalmente fotos de objetos, mesmo que sejam fotos tiradas por outras pessoas ou empresas e que estejam ou não nos sites delas (pq nem sei de onde essa amiga minha tirou pra me dar).
    Outra coisa, conversei com a pessoa via email. Vc poderia me dizer como é possível dele estar com meu IP, já que, como falei, uso net em rede? Se vc falou que ele poderia (afirmou isso), vc deve saber como isso acontece. Poderia me dizer?
    Obrigada a vc e a outros que vierem a me responder.
    Última edição por PatriciaO : 12/09/2007 às 10:49 Motivo: Esqueci de dizer sobre email.

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Respondendo objetivamente:

1) Pode obter o IP através de emails que você tenha enviado pra ele, ou qualquer outra comunicação pela internet (MSN por exemplo). Pode rastrear este IP até o seu provedor de internet. A partir daí, só com mandado judicial, que obrigue o provedor a identificar o usuário que estava associado ao IP X na hora Y. Mas um processo não depende do IP, não há qualquer relação. O cara pode te processar com ou sem IP. Ele precisará de prova do crime, ou seja, da infração de direitos autorais. Por exemplo, "fotos" das telas do orkut com as fotos. A partir daí, o IP é apenas uma evidência que, já no andar do processo, será utilizada para identificar o autor, ou seja, você. Mas ele saber ou não o IP não impede nem possibilita a abertura do processo.

2)Sobre a questão de direitos autorais, consulte a lei 9610 que trata do assunto:

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L9610.htm

Você está completamente enganada sobre seus direitos de uso de imagens. Você, certamente, pode manter cópia em seu computador de imagem (ou qualquer outro conteúdo disponibilizado em web-site). Simplesmente ao acessar o site, a imagem é transferida ao seu PC e fica lá, ao menos por algum tempo, no cache do navegador.

O que você não pode é reutilizá-la, publicá-la, sem prévia autorização do autor. A internet, ao contrário do que pensas, não é terra de ninguém. As mesmas regras do mundo "real" valem no mundo "virtual".

3) Pode. Junte provas e processe. Se tens razão ou não, não cabe a mim julgar. Você precisa apenas de provas, um advogado, e abrir o processo. O primeiro passo é consultar um advogado, e não este fórum, para ver se há alguma chance de ganhar. Não sou advogado, acho que podia tentar danos morais, mas eu sinceramente acho que não vai conseguir nada a não ser mais problemas.

4) Podes esconder seu IP, utilizando proxys. Isso não será 100% eficiente, mas dificulta bastante. Mas repito, teu IP apenas facilita sua identificação, nada mais. E essa identificação depende de mandado judicial.

Um conselho final: Conheça seus direitos antes de reivindicá-los. E seus deveres também. Você está, sim, completamente errada e recomendaria um pedido de desculpas para o cara, com remoção do conteúdo por ele reivindicado. Leia a lei 9610 se não acredita. No máximo, podes pedir pra ele uma prova de que é mesmo autor das fotos. Mas do jeito que já irritou ele, eu simplesmente me recolheria e apagaria as fotos.
    "Then you will know the truth, and the truth will set you free"

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Outra coisa, conversei com a pessoa via email. Vc poderia me dizer como é possível dele estar com meu IP, já que, como falei, uso net em rede? Se vc falou que ele poderia (afirmou isso), vc deve saber como isso acontece. Poderia me dizer?
    Obrigada a vc e a outros que vierem a me responder.
    A lei citei na minha resposta.

Quanto ao rastreamento via email, no seu cliente de email, deve ter uma opção de "ver cabeçalhos completos" ou algo parecido. No cabeçalho do email, estão diversas informações. Uma delas são os campos Received:. Estes campos mostram por onde a mensagem passou. O último (mais de baixo) tem seu IP

Desde
    Jun 2005
    Local
    Curitiba
    Peso da Avaliação
    10

Patricia.
    Tive a impressão de que você considera que o endereço IP é exclusivo de quem se conecta atravéz de uma linha telefônica.

Todo tipo de conexão á internet estabelece um IP que te identifica entre os milhões de computadores conectados á internet, seja qual for seu tipo de conexão.

Resumindo de forma não técnica:
    Uma conexão de rede funciona em um esquema de pedido e entrega, ou seja, quando você visita a url www.istf.com.br, seu pc faz uma solicitação a esta URL para que o conteúdo do site seja entregue ao IP x.y.z (seu IP).

Portanto é necessário que seu IP seja conhecido de outros computadores na internet, para que ela funcione para você.

O que você pode fazer para tentar ocultar seu IP é utilizar um proxy, como disse o Birkoff. O proxy, é como um intermedirário, que faz a solicitação por você, e depois te entrega a resposta, mas o proxy tem que saber seu IP, e no final de tudo, conseguindo acesso ao Proxy, consegue-se informações sobre seu IP também, só dificulta um pouco.

Para obtenção de imagens na internet, sugiro o site www.corbis.com.br, eles tem um enorme banco de imagens, e cada imagem possui informações sobre direitos controlados, é possivel faze uma busca somente por imagens (royalty-free).
    []'s
    Não sabendo que era impossível, foi lá e crackeou!

http://informatizando.wordpress.com

Desde
    Sep 2007
    Peso da Avaliação
    0

Eu perguntei sobre o IP pq não sei onde lí uma vez que quem usa redes não tem como o povo descobrir o IP correto da máquina pq na verdade o que se tem é um IP do provedor de acesso. Lá no provedor é que tem o IP correto e mesmo assim nem é tão fácil de achar o IP da máquina que queremos e no horário que queremos. E tb fiquei sabendo que, por favlta de espaço, os provedores geralmente apagam esses arquivos que ficam gravads por lá, já que são gerados muitos. E ainda tem que quem só pede ver esses arquivos com os IPS é a justiça, coisa que eles sinceramente duvido que façam assim tao facilmente (ao menos que se tenha um processo aberto e seja muito grave).

Mesmo assim agradeço a resposta de vcs. Decidi tirar o bendita foto do meu orkut, já que não quero saber de problemas pra cima de mim. Isso de "direitos autorais" de fotos publicada na net, sinceramente eu nunca ví nenhum lugar comentar, mas vou procurar saber a respeito disso.

Fiquei só pensando no seguinte, se é possível alguem simplesmente dizer que é dono de tal foto pq tem os direitos autorais, pra que publica? E pq essa historinha de dizer que não se pode pegar fotos na internet é proibido não é dito constantemente e claramente para todo mundo que usa internet, principalmente pelos meiso de comunicação que temos?? Isso pra mim é meio estranho, mas como não tenho tempo de ficar verificando as informações passadas pra mim, vou confiar em vcs. Já retirei a foto do sistema.

Quanto a processar o cara por ter falado de mim sem me conhecer, vou procurar saber sobre meus direitos quanto a isso, pois tenho provas de que ele me ofendeu. Talvez não dê em nada, mas se eu achar algum advogado, vou ver isso com ele.

Obrigada a todos! Quem quiser, por favor, pode continuar o tópico, pois ainda tenho muitas dúvidas quanto a esses nengócios de fotos publicadas e direitos autorais delas.

ABRAÇOS CARINHOSOS PRA TODOS VCS!

Desde
    May 2006
    Peso da Avaliação
    0

Obrigada a todos! Quem quiser, por favor, pode continuar o tópico, pois ainda tenho muitas dúvidas quanto a esses nengócios de fotos publicadas e direitos autorais delas.
    Patrícia, pra mim o que o Birkoff postou, tira completamente todas as dúvidas a respeito do assunto, ou o que ele postou foi em vão?.

Desde
    Sep 2007
    Peso da Avaliação
    0

Olá, Patrícia! Acho que esta eu posso responder:
    Fiquei só pensando no seguinte, se é possível alguem simplesmente dizer que é dono de tal foto pq tem os direitos autorais, pra que publica? E pq essa historinha de dizer que não se pode pegar fotos na internet é proibido não é dito constantemente e claramente para todo mundo que usa internet, principalmente pelos meiso de comunicação que temos?? Isso pra mim é meio estranho, mas como não tenho tempo de ficar verificando as informações passadas pra mim, vou confiar em vcs. Já retirei a foto do sistema.
    Uma analogia simples, sobre essa sua frase:
    "Fiquei só pensando no seguinte, se é possível alguem simplesmente dizer que é dono de tal foto pq tem os direitos autorais, pra que publica?"
    É o mesmo de você comprar um CD, que possuí direitos autorais, você pode ouvir na sua casa, etc. - mas a partir do momento que você copia, e começar a revendar (ou até mesmo mantem uma cópia pirata na sua casa) é considerado pirataria não?

Agora no caso de fotos na Internet. Acho que você não conheçe, mas existem sites que vendem imagens, fotografias, etc. Por exemplo:
    http://www.shutterstock.com/

E também existem sites que distribuem imagens, de graça sobre uma outra licensa, se não me engano royalty free.

Resumindo: Existe sim, direitos sobre fotos na internet, sejam elas, de pessoas; logomarcas; ou até mesmo simples rabiscos.

O que você pode e deve fazer é pedir autorização para usá-las.

Espero ter ajudado, e desculpe se o texto estiver confuso..

Abraços, Bruno Larose.

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Citar Originalmente enviado por blarose Ver Post
    É o mesmo de você comprar um CD, que possuí direitos autorais, você pode ouvir na sua casa, etc. - mas a partir do momento que você copia, e começar a revendar (ou até mesmo mantem uma cópia pirata na sua casa) é considerado pirataria não?
    Quase... manter uma cópia de músicas que você comprou em casa não é pirataria. Não vou afirmar com certeza, mas tenho impressão que até mesmo fazer download de música pirata é crime, hoje só é crime você disponibilizar a música pra download...

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)