Hehehe... eu sinceramente não muita importância se alguém souber *com quem* estou me comunicando. O conteúdo da comunicação, se precisa ser privativo, criptografia resolve. Com quem estou me comunicando a princípio não precisa ser segredo pra ninguém.
Minha questão é se o risco de estar colaborando para o ilícito e ilegal (que na minha opinião é um dos principais motivos que levam alguém a utilizar o TOR, se não O motivo mais comum) compensa uma anonimicidade (diferente de sigilo, repito) que não necessito em tudo que faço virtualmente.
Alguém poderia dizer que a mesma coisa vale pra criptografia. Muito pedofilo guarda suas fotos criptografadas pra esconder provas. Bom, aí é questão da legislação se adaptar. Você pode obrigar o cara judicialmente a fornecer a chave e a senha, e considerar que a negação é uma admissão da culpa. Se não me engano nos EUA funciona assim, pelo que vi numa notícia a algum tempo atrás. Já no TOR, o objetivo é teoricamente impedir qualquer rastreamento. A quem interessa isso?
Mesmo assim, tenho minhas dúvidas quanto a irrastreabilidade do sistema. Teria que estudá-lo melhor, mas me parece que alguém com visão global do sistema (governo?) continua podendo rastrear a comunicação, o que não seria possível é o rastreamento por um intermediário, com visão limitada da comunicação. Se for assim mesmo, menos mal.

Responder com citação