Exibindo resultados 1 até 5 de 5

Tópico: Isso é real? Bloquear acesso por Wireless de notebooks particulares

Desde
    Oct 2007
    Peso da Avaliação
    0

Isso é real? Bloquear acesso por Wireless de notebooks particulares

Olá pessoal, hoje ouvi uma palestra de um homem fazendo "propaganda" da faculdade.
    Ele falou muita coisa, mas vou ao que interessa.
    Pois bem.. ele falou que para o proximo ano (2008), a faculdade contará com internet sem fio para todos os "estudantes" de dentro da faculdade.
    Ele não falou se somente aos computadores Desktops das salas de aulas, ou todos (inclusive notebooks de alunos) mas creio que é todos, inclusive notebooks de alunos, pois ele falou que poderá ser acessado a internet de graça de alta velocidade (dsl) de qualquer lugar do campus.

Mas o que me chamou atenção foi quando o camarada falou que não é para pensarmos que quem quiser vai la, e acessa o que quiser de graça como orkut / msn (ele usou esses dois exemplos mesmo). Será implantado uma segurança, que ao algum aluno tentar se conectar em algum desses sites "bloqueados" no computador dos professores será mostrado quem(aluno) esta tentando acessar o que(site).

Fiquei com isso na cabeça..
    É claro que se fosse somente os Desktops da sala de informática, o professor poderia configurar exatamente como foi descrito facilmente, mas daria para fazer o mesmo com notebooks de alunos (que os administradores não colocaram a mão) somente por eles utilizarem a DSL do campus?

Outra coisa que pensei, se realmente for possível bloquear acesso a sites dos notebooks de alunos, não seria fácil demais quebrar essa proteção?? sendo que o aluno instala o que quiser no seu notebook..??
    (Bom exemplo seria utilizando o BackTrack que tem muuuuuuitas ferramentas de penetração)

Ficaria extremamente grato se alguem podesse me ajudar com essas questoes, abraços!!

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Re: Isso é real? Bloquear acesso por Wireless de notebooks particulares

Dirty,

A universidade provavelmente instalará um "captive portal" e exigirá autenticação dos usuários/alunos. Com isso é perfeitamente possível monitorar e avisar caso um login seja usado para acessar Orkut, por exemplo.

Tenha em mente que o fato da rede ser wireless não implica anarquia. A única diferença é que os cabos azuis feitos de cobre são trocados por cabos abstratos feitos de freqüência eletromagnética. Todo o resto, como atribuição de IPs, gateway e firewalls permanecem válidos.

É claro que toda tecnologia tem seus problemas e eu sinceramente acredito que a administração de rede da faculdade vai ter algumas dores de cabeça como, por exemplo, sobrecarga do espectro wireless com dezenas de servidores de jogos "online locais".

Além disso, como dizia o comercial do Neston, existem diversas maneiras de burlar captive portals. Invente uma.

[]s, MM

Desde
    Dec 2003
    Local
    Sampa
    Peso da Avaliação
    15

É claro que se fosse somente os Desktops da sala de informática, o professor poderia configurar exatamente como foi descrito facilmente, mas daria para fazer o mesmo com notebooks de alunos (que os administradores não colocaram a mão) somente por eles utilizarem a DSL do campus?
    fácil. Eles podem cadastrar os mac addresses dos notebooks dos alunos (Meio idiota mas enfim) ou simplesmente colocar um proxy para acessar a internet, exigindo autenticação. Aí eles podem controlar os serviços disponíveis. Aliás isso faz bastante sentido pois caso contrário eu, por exemplo, poderia ir lá no campus e ficar fazendo upload de dvd pirata. Não acho uma prática recomendável um rede wireless (nem uma wired) sem autenticação.
    Outra coisa que pensei, se realmente for possível bloquear acesso a sites dos notebooks de alunos, não seria fácil demais quebrar essa proteção?? sendo que o aluno instala o que quiser no seu notebook..??
    (Bom exemplo seria utilizando o BackTrack que tem muuuuuuitas ferramentas de penetração)
    Se a segurança é externa ao notebook e administrada por gente com mais de Q.I 50, não vejo como o aluno "médio" vai conseguir passas as barreiras.
    Aliás nem o "avançado" vai conseguir (exceto talvez pelo uso de proxy ou um "covert channel" basicão).
    Claro que isso é detectável pelo administrador de Q.I. 63...
    Não se iluda: você vai ser pego :)
    Só sei que nada sei.
    "For the Horde"

Desde
    Oct 2007
    Local
    Sao Paulo, SP
    Peso da Avaliação
    0

Pelo que entendi eles usaram um proxy, pelo menos é isso que vi em minha faculdade e mais outras 3 que visitei. Vc configura seu browser com o endereço sugerido pela universidade e eles tem regras de acesso para manter o controle.

Desde
    Jun 2006
    Peso da Avaliação
    0

nada como um fw de aplicação né ? :)

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)