Olá!
Esse é meu primeiro post no fórum, então gostaria de dizer que é um prazer poder colaborar de alguma forma.
Minha primeira sugestão é que as informações sejam colocadas de forma bem simples e objetiva, acessível ao pessoal não técnico. Tente lançar mão de exemplos esclarecedores e fugir do lugar comum nas seções. Acho que o pessoal de marketing e comunicação da tua empresa pode te dar uma grande ajuda, basta trocar algumas idéias com eles. É importantíssimo despertar interesse pelo conteúdo, e mostrar que cada pessoa tem um papel importantíssimo na segurança corporativa.
Pessoalmente, acho que cada grupo de funcionários tem funções diferentes e são afetados de forma diferente pela disciplina de segurança da empresa. Portanto, sua compreensão sobre a segurança é também diferente. Isso nos leva a tratar cada grupo com uma abordagem distinta (exemplos e recomendações específicas para cada nicho, por exemplo), o que provavelmente seria inviável na maioria dos casos.
Sobre o conteúdo, acho importante (sem ordem específica):
- Ter claramente definido um ponto de contato que possa ser procurado em caso de uma suspeita ou incidente de segurança, ou até mesmo para uma dúvida. É confortante saber quem procurar.
- Classificação da informação e política de descarte
- Sugestões sobre senhas: como criar senhas fortes e como mantê-las a salvo.
- Backups e a sua política de tratamento.
- Engenhara Social
- O que pode e o que não pode (MSN, Orkut e afins), o que é monitorado e o que acontece com quem infringe a regra.
Uma pergunta: vocês possuem um “hotsite” da equipe de Segurança? Pode ser mais interessante transformar essa cartilha em um site assim.
Espero ter colaborado.
Abraços,
--Daniel

Responder com citação