Exibindo resultados 1 até 3 de 3

Tópico: Provedor wireless

Desde
    Apr 2007
    Local
    São Paulo, Capital
    Peso da Avaliação
    0

Provedor wireless

Caros colegas, empreendedores e curiosos. Vejo muitas dúvidas referentes a provedores de acesso a Internet, tenho 6 anos de experiência na área e acompanhei a criação de um provedor do zero, assim sendo vou tentar transmitir algumas de minhas experiências.

Sou responsável pelo Grupo Zender Tecnologia. Atualmente um provedor de Hospedagem, acesso Compartilhado e Dedicado a Internet.

1º Passo: Vou precisar de Acesso a Internet:
    Contrato um "speedy" para começar e depois aumento? Link Dedicado? Satélite? 2 links visando redundancia?
    (Vou falar sobre link dedicado no passo 3.)
    Ai que começa o grande problema.
    Acesso compartilhado não permite revenda, sub-locação e distribuição entre CNPJ diferentes. Muitas pessoas começam com o "speedy" da vida, sou contra a auto-incriminação então vou contar o que aconteceu com um "amigo meu" que começou com uma conexão compartilhada e desistiu rapidamente pelos seguintes motivos:
    - Upload baixo limita muito uma quantidade significativa de máquinas na rede.
    - Os clientes adoram pedir IP válido.
    - Latencia muito alta.
    - Muita variação de performance ao longo do dia, o cliente reclama e você fica falando sozinho.
    - Quando sai do ar... segura o telefone, inventa muitas desculpas e espera as 48 horas do primeiro chado que raramente é cumprido.
    - Se o cliente fizer um tracert, rapidamente descobre que está em um adsl.
    - Valorize sua imagem, se queima-la uma vez, dificilmente terá credibilidade novamente.

Portanto minha sincera recomendação é o acesso dedicado.

- Não se preocupe com redundancia, se preocupe em ter um backbone bom.

2º Passo: Vou trabalhar com clientes comerciais, residenciais ou os dois?
    Segue mais uma recomendação:

-Evite clientes residenciais, eles são nocivos em maioria. O acesso residencial além de ser muito barato tem um sério problema, muitos acreditam que o usuário residencial concentra a utilização a noite. MENTIRA! Ele acorda, coloca 20 filmes bara baixar no e-mule (que é o pesadelo de qualquer administrador de proveror) e vai trabalhar. Jovens chegam da escola e ficam no youtube o dia todo e porai vai.

- Os clientes comerciais são mais sofisticasos, você não pode bloquear o acesso a e-mule e youtube, o cliente comercial se auto politica com isso. Ele não para funcionarios para ficarem fazendo isso e se fizerem é a noite.

3º Passo: Tudo bem, vou de acesso dedicado.

Recebo mais de 10 solicitações de acesso dedicado nas áreas mais remotas do país todos os dias, então segue minha modesta experiência.

- Esqueça satélite. Só para o pacote ir ao setélite e voltar leva 1 segundo, intolerável para qualquer usuário imagine um provedor. Sem falar no custo, já vi acesso de 1 mbps dedicado via satélite custar mais de R$ 14.000,00 / mes.

- Fora do estado de São Paulo, procure a operadora local. Acesso dedicado é caro mesmo, principalmente fora das grandes capitais. Não existe milagre, não tem fibra optica passando na porta da fazenda.

- Cuidado ao assinar o contrato, tente sempre um prazo contratual curto pois a multa varia de 20 a 35% do restante do contrato em caso de cancelamento.

- Confira o SLA, o que acontece se não for cumprido? Quais garantias você tem? Você paga caro e é para ter um serviço dedicado! Cuidado, a rede é Full Duplex ou Half duplex?

4º Passo: Como vou operar? Wireless? Omni? Pringles? SCM?

- Calma, ai que mora o perigo, até agora você está indo bem, não pise na jaca!
    Pessoalmente não tenho boas experiências com redes wireless. Voce coloca um access point no topo do seu predio com uma antena omni direcional e vende para quem consegue ter um sinal mais ou menos direto em sua placa pci wireless ou notebook com wi-fi integrado. Não recomendo!

- Use equipamento descente ou nem comece! Vou fechar um predio. Verifique a visada e utilize equipamentos de qualidade como Terabeam, Tsunami entre poucos outros. Utilize-os como bridge, ligue um switch e leve um cabo para seu cliente.

- Não se esqueça que cliente é usuário (8 camada)... toda vez que você tiver que ir ao cliente por causa de qualquer problema da rede dele, você perde muito tempo e o atendimanto por telefone é muito complicado. a idéia é simplificar sua vida, deixe verificações bastante simples para o cliente. Usuários não tem obrigação de saber o que faz, você tem! E se o cliente achar que você não está atendendo bem, mesmo que o problema seja dele, você está fora. Cliente de internet é muito exigente e nunca está satisfeito.

- Se possível, coloque um roteador no cliente, facilita sua vida: Gerencia melhor o DHCP (o cliente troca a placa de rede e ja era suas configurações), a operadora muda um DNS e ja era e porai vai. Facilita até o suporte telefônico: "O senhor já reiniciou o roteador?" "Verifique se a luz WNS está acesa." Agilidade para você.

OBS: SCM: Precisa ter sim! A não ser que você venda internet em apenas um predio.

4º passo: Suporte técnico: Tenha um suporte técnico qualificado. Nem sempre é simples diagnosticar um problema.

5º Passo: Rede interna:

- Basicamente o que é indispensável: ACL para liberar os IP´s um a um. Firewall (dispensa comentários). Controle de banda (descente). Ferramenta para rotear IP´s válidos. Finalmente uma ferramente paramonitorar consumo em hosts como o iptraf. Com ele você ve quem está distruindo seu link, se ha anormalidades na rede como zone transfer liberado ou um relay aberto.

- Veja, seu cliente pode ter um servidor de e-mail que o sobrinho dele fez...nunca funciona e queima seu IP em black list.Você deve avisa-lo.

- Esqueça ferramentas tipo sarg, além de serem mal vistas por usuários e moralmente incorretas vão acabar com seu HD em uma semana.

- Compre ferramentes boas, testador de cabo, conectores bons, switches bons e cabo bom. O que eu ja tive de refazer de ponta de cabo por causa de tecnicos com preguiça de testar...é impressionante a quantidade de problemas que cabeamente mal feito causa.

- No caso do switch é a mesma coisa. Compre um bom pois ele aguemta grande quantidade de repasse de pacotes, não trava quando esquenta e não queima por qualquer coisa (mesmo assim acontece... porém com menor frquencia).

- Livre sua conciência para poder dormir tranquilo e não ser derrubado da cama às 6 da manhã.

- Evite vender VoIP, o cliente acha que deve ser como um telefone normal e nunca estará satisfeito.

6º Passo: Como competir com speedy, virtua etc...?

- Ai que entra a vantegem do cliente comercial, ele quer qualidade, estabilidade. Nunca agrida o concorrente, não fale mal do speedy, fale bem do seu produto. Diga que o cliente está em um circuito dedicado, que é o mais moderno que existe, mais estável etc.

- Quando a internet sai do ar seus funcionarios ficam sem fazer nada. Seu escritório para o dia todo ou mais! A internet é um pouco mais cara mas vale cada centavo! Pense em quanto você gasta com sua equipe parada sem internet, no prejuizo da sua empresa, qual o custo por hora dos seus funcionarios? Pronto, está vendido.

Espero que minhas experiências possam ajudar os empreendedores que gostariam de entrar no ramo.

Engº Marcelo Camocardi
    Grupo Zender Tecnologia
    ..::Grupo Zender Tecnologia - Internet Dedicada::..

Desde
    Nov 2008
    Peso da Avaliação
    0

Re: Provedor wireless

Muito boa explanação. Jackal estou tentando fazer um provedor com 8mbts da oi velox com 10 usuarios, no começo. Tenho um rádio zinwell g220 com controle de bandas, controle por mac, bloqueios p2p, dentre outros recursos. Estou querendo informações sobre qual antena omnidirecional comprar que alcance uns 5km ou mais com visada. Quero saber informações sobre quais antenas eu devo utilizar tanto pra quem vai receber, bem como a minha omnidirecional. Quero saber se 9 metros acima da minha casa que tem 5 metros é ideal ou tenho que aumentar mais pra que alcance os 5 km ou mais. No mais agradeço.
    Um abraço.

Desde
    Jun 2005
    Local
    Curitiba
    Peso da Avaliação
    10

Re: Provedor wireless

Não querendo ser chato (mas já sendo).

Creio que para centralizar o assunto, o post poderia ter sido neste tópico ;)
    https://www.istf.com.br/vb/gestao-da...via-radio.html
    Não sabendo que era impossível, foi lá e crackeou!

http://informatizando.wordpress.com

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Regras de envio