O meu método de proteção é simples:
- Não tenho nenhum antivírus instalado;
- Utilizo apenas o firewall do Windows mesmo, sem nenhuma configuração adicional;
- Utilizo a conta de administrador apenas para instalar programas. Fora isto, tenho um usuário limitado para usar diariamente, acessar a internet, etc.
- Configuro meu DNS para utilizar o OpenDNS. Além de melhorar a conexão, traz uma série de benefícios:
1. Filtragem de conteúdo: É claro que nem tudo na Internet é bem vindo no seu computador. Decida o que bloquear e o que permitir na sua rede com ferramentas de fácil utilização. É possível escolher categorias prédefinidas, como jogos, webmail e muito mais.
2. Proteção contra phishing: Fraudes eletrônicas são um tipo de ataque comum hoje em dia. A equipe do OpenDNS também opera o PhishTank.com, uma das maiores iniciativas contra esse tipo de ataque. Os serviços são integrados e sites conhecidos por realizar phishing são automaticamente bloqueados do seu acesso.
3. Bloqueio de domínios: É possível bloquear ou permitir zonas, ou regiões da Internet com as ferramentas online.
4. Bloqueio de sites adultos: Proteja seus filhos, os alunos de sua escola ou limite o acesso dos funcionários de sua empresa. As ferramentas do OpenDNS oferecem um controle granular de acesso.
5. Bloqueio de Webproxy: Muitos espertinhos hoje usam um tipo de webproxy para burlar o controle de acesso das redes empresariais. Faça o bloqueio desses serviços facilmente.
6. Whitelist de domínios: No caso de paranóia completa, faça sua própria lista de endereços que podem ser acessados, o restante será totalmente bloqueado.
7. Correção de erro de digitação: É muito comum as pessoas digitarem o endereço faltando apenas uma letra, por exemplo: www.google.cm ou www.wikipedia.og. O OpenDNS está preparado para corrigir estes pequenos erros sem ladainha. Ele tenta deduzir o endereço que você quer acessar automaticamente.
8. Proteção contra quedas de DNS: Se o servidor de DNS do seu provedor sair fora do ar, você fica praticamente ilhado — olha que isso ocorre com mais frequência do que o esperado. Usando o OpenDNS, você conta com uma equipe dedicada a manter o serviço de DNS no ar, funcionando sem problemas.
9. Maior segurança e dedicação: A equipe do OpenDNS foi uma das primeiras a aplicar a proteção contra o envenenamento de cache DNS (DNS Cache Poisoning). A vulnerabilidade esteve disponível por vários anos e os fundadores do OpenDNS fizeram a correção muito antes das outras empresas, que apenas recentemente autalizaram seus servidores em uma operação conjunta.
10. Mais velocidade: Não é difícl encontrar o caso onde o DNS do seu provedor demora para encontrar algum nome. Isso faz com que sua navegação fique mais lenta e os sites demorem para carregar. O OpenDNS faz questão de oferecer um DNS com velocidade e baixo tempo de resposta, você provavelmente vai notar uma diferença na navegação das páginas da Internet.
Maiores informações sobre o OpenDNS lá no meu blog: Ricardo Martins | Computação, Conectividade & Sistemas… » Blog Archive » Você conhece o OpenDNS ?
E desta forma não tenho nenhum problema com vírus, spyware ou malwares.

Responder com citação