Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Exibindo resultados 11 até 20 de 20

Tópico: Juiz nega divulgação de senha em caso de pedofilia

Re: Juiz nega divulgação de senha em caso de pedofilia

o mas foi referente a

Portanto não há como saber, a princípio, se existe ou não partição escondida.
    é que lembrei que o windows cria atalhos nos documentos recentes por exemplo, automaticamente, e nestes arquivos .lnk existem diversas informações sobre o arquivo, incluindo o serial do volume. se isso acontecer é possível PROVAR que há uma partição escondida que o "réu" não está montando.
    ---
    MATARAM KENNEDY, CERTO? VEJAM SEU
    DISCURSO ACERCA DE SOCIEDADES SECRETAS
    - - http://youtu.be/RfeFSzB8mqw --
    ---
    MELHOR DISCURSO QUE JÁ VI, CHARLIE CHAPLIN
    http://www.youtube.com/watch?v=sGpCds0e-kg

(HQ) http://www.redhat.com/v/magazine/ogg/truthhappens.ogg

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Citar Originalmente enviado por Guzpido Krush Ver Post
    o mas foi referente a

é que lembrei que o windows cria atalhos nos documentos recentes por exemplo, automaticamente, e nestes arquivos .lnk existem diversas informações sobre o arquivo, incluindo o serial do volume. se isso acontecer é possível PROVAR que há uma partição escondida que o "réu" não está montando.
    Boa! Interessante colocação. Parece plausível, sim.
    "Then you will know the truth, and the truth will set you free"

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

(...) é que lembrei que o windows cria atalhos nos documentos recentes por exemplo, automaticamente, e nestes arquivos .lnk existem diversas informações sobre o arquivo, incluindo o serial do volume. se isso acontecer é possível PROVAR que há uma partição escondida que o "réu" não está montando.
    Isso foi o ponto de partida de um estudo da equipe do Bruce Schneier publicado há 1 mês para o caso do TrueCrypt:
    Schneier on Security: TrueCrypt's Deniable File System

Existem recomendações para volumes escondidos que precisam ser seguidas.
    http://www.truecrypt.org/docs/?s=windows-registry
    http://www.truecrypt.org/docs/?s=data-leaks
    http://www.truecrypt.org/docs/?s=hid...erating-system

[]s, MM

Machado, obrigado pelo artigo!!!! Vou ler inteiro quando puder, agora me interessei pelo assunto.Pelo abstract vi que eles obviamente mencionam o Google Desktop... foi a primeira coisa que pensei, pois é um programa que fica armazenando constantemente a lista de arquivos do FS, e bastaria a unidade montada e visível para o programa para que a existência de tal arquivo fosse registrada no db. Acho que o slocate seria também uma ameaça no caso de *nixes. Tem que usar com consciência essa feature, se não ela pode ser facilmente desmascarada. Pois o OS não ajuda muito.
    ---
    MATARAM KENNEDY, CERTO? VEJAM SEU
    DISCURSO ACERCA DE SOCIEDADES SECRETAS
    - - http://youtu.be/RfeFSzB8mqw --
    ---
    MELHOR DISCURSO QUE JÁ VI, CHARLIE CHAPLIN
    http://www.youtube.com/watch?v=sGpCds0e-kg

(HQ) http://www.redhat.com/v/magazine/ogg/truthhappens.ogg

Desde
    Mar 2006
    Local
    Santo Andre, SP, Brazil
    Peso da Avaliação
    12

Citar Originalmente enviado por [TS]Birkoff Ver Post
    Mas sobre o caso citado, se não me engano, nos EUA se recusar a abrir algo criptografado, presume-se culpa. A condenação é a mesma de que se tivesse aberto.

No Brasil não tem isso ;). "Ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo", ouvimos bastante isso no noticiário com o caso do bafômetro.
    Pessoal, a história se passa nos EUA e a quinta emenda é nos EUA. Temos algo similar aqui tmb mas lá o cara só abre se quiser mesmo. Aqui a mesma coisa.
    "COBIT isn't a four letter word"

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Interessante esse assunto, mesmo sendo nos EUA, creio que possa abrir um precedente, já que a 5ª Emenda da Constituição de lá possui alguns preceitos fundamentais parecidos com o nosso Artigo 5°, como o direito assegurado de ficar calado e o de não produzir prova contra si mesmo (se você se recusar a dizer algo, isso não pode ser usado contra você, ressalta-se). Sobre o aspecto júrídico, estive lendo o caso, e me parece que a única prova usada para instruir a denúncia foi mesmo somente o depoimento dos policiais, que verificaram a ocorrência de material relacionado a pedofilia quando o acusado estava desembarcando no aeroporto e levava consigo o notebook em modo stand-by (usou uma chave PGP para encriptar e esqueceu do mais óbvio: fazer o "desmount" ?!?). Bem, há quem diga que a violação da privacidade (notebook) do sujeito sem mandado judicial pelos policias no aeroporto, já seria motivo para o juíz não levar adiante a denúncia... Então, continuando, se EM TESE há somente a prova testemunhal dos policiais com mais nenhuma outra dando respaldo a esta, não vejo como o acusado ser condenado, mesmo com o juramento dos policias em dizer a verdade, é que é inadmissível alguém ir preso e condenado apenas com base em depoimentos policias ou de peritos.

Sobre o assunto relacionado ao TrueCrypt e ao DFS (deniable file system), que nada mais é do que usar uma porcão de um sistema (já encriptado) para poder ocultar outro conteúdo (também encriptado) de ser visto e/ou acessado, é sabido que muito já foi estudado sobre o assunto, inclusive a possibilidade de vazamentos de dados em discos que não possuem encriptação inteira (como no caso das partições aqui em discussão):
    PC World - Business Center: Data Can Leak From Partially Encrypted Disks

Mas, creio que, se usuário tomar alguns cuidados necessários como usar a última versão do TrueCrypt, usar sempre o OS "fake" de maneira que faça parecer que ele seja o verdadeiro (em caso de duas partições com dois sistemas operacionais), deixar arquivos pseudo-importantes em partes de encriptação normal (onde a hidden fica dentro), tomar cuidado com os tamanhos e características das partes criptografadas etc... bem, todas as demais que constam no site do TrueCrypt... Isso fará com que o "adversário" ou um perito forense no máximo suspeite que há algo oculto, mas não tenha certeza, aplicando-se a máxima jurídica no caso: in dubio pro reo hehe

Att, Caio Rossi

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Citar Originalmente enviado por caiorossi Ver Post
    Interessante esse assunto, mesmo sendo nos EUA, creio que possa abrir um precedente(...)
    Citar Originalmente enviado por galenogarbe Ver Post
    Pessoal, a história se passa nos EUA e a quinta emenda é nos EUA. Temos algo similar aqui tmb mas lá o cara só abre se quiser mesmo. Aqui a mesma coisa.
    Já temos um precedente similar, mas de aceitação como prova de dados criptografados, que discutimos aqui em outra oportunidade, a tanto tempo atrás que até acho que minha opinião já e bem diferente da "contribuição" que fiz no tópico naquela época ehehehe:

ISTF: Criptografia é Crime?
    "Then you will know the truth, and the truth will set you free"

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Citar Originalmente enviado por [TS]Birkoff Ver Post
    Já temos um precedente similar, mas de aceitação como prova de dados criptografados, que discutimos aqui em outra oportunidade, a tanto tempo atrás que até acho que minha opinião já e bem diferente da "contribuição" que fiz no tópico naquela época ehehehe:

ISTF: Criptografia é Crime?
    Perceba que nada como o tempo para mudarmos nossas perspectivas e ideologias, frente ao avanço compeendido nas tecnologias de encriptação, o que denota o avanço nas liberdades individuais e pelo que observei, no que você tanto defende: o código aberto. (OpenVPN, TrueCrypt, etc) Os Estados Unidos é um país democrata agora hehe

O que achei legal no tópico, é que alguns querem legislar sobre o assunto. Tudo tem que ser analisado com base na constituição: A Lei Máxima garante o direito a privacidade dos dados a todos os cidadãos (não sendo absoluta em casos de crime, aliás alguém já viu isso: PTB vai ao Supremo contra a quebra de dados), ou seja, usar um software para encriptação ou possuí-lo na máquina visando a privacidade nos dados é perfeitamente legal, não pode ser usado nem mesmo como indício, como foi feito. Creio que a decisão desse juiz se for analisada por cortes superiores irá ser declarada inconstitucional (por afrontar o direito de privacidade, pois estamos falando da chave PGP em si apenas).

Desde
    Jun 2007
    Local
    Londres - Inglaterra
    Peso da Avaliação
    11

Citar Originalmente enviado por mmachado Ver Post
    Eu tava aqui pensando sobre isso...

Vamos supor que os policiais sejam os malfeitores e que tenham, por um motivo qualquer, "armado" para cima do dono desse computador (vivendo no Brasil é concebível pensar nisso). Estes testemunhos serem suficientes para aprisionar o sujeito já seria preocupante o suficiente, mas não é sobre isso que queria falar. Me acompanhe.

Existem soluções de criptografia de disco que, ao invés de pedirem uma senha cada vez que o computador é ligado, elas criam partições ESCONDIDAS, que só se consegue visualizar quando: 1) o dono sabe que ela existe; 2) ele tem a senha para decriptar esta partição. E eu acredito que seja possível juntar os dois métodos, criando-se uma partição de boot encriptada (que exige senha ao ligar a máquina) e outra escondida, para guardar alguns documentos.

Então imaginemos que os policiais coloquem a mão sobre a bíblia, jurem dizer a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade, e digam em seguida: "Senhor juíz, nós vimos pedofilia neste computador, mas agora ele pede senha e nós não podemos mais ver".

Aí o acusado de pedofilia conta a senha. "Vai lá, a senha é 12345, digita aí!" O perito digita e BAM! Abre o disco inteiro e não encontra prova nenhuma. O que o juíz vai pensar sobre estes dois policiais?

[]s, MM
    Entretanto ... so eu olho o registro do windows e vejo arquivos sem conexao com qualquer outra particao ativa, eu julgo que existe uma particao escondida.

Agora pensa comigo ... uma pessoa que tem todas as ferramentas pra limpar/esconder rastros ... eh atenuante ou agravante na cabeca do Juiz ?

[s]
    A.A.

Desde
    Jun 2007
    Local
    Londres - Inglaterra
    Peso da Avaliação
    11

Mas e se aplicativos, por exemplo, vazassem informações sobre o conteúdo desta partição escondida?

Algo bem estúpido, como por exemplo o histórico de documentos recentes do Microsoft Word, o Google Desktop e seu db, ou algo no registro. ... ..
    Nos meus estudos introdutorios no mundo Forense... estou lendo um livro muito massa sobre "windows forense" em que o perito pode ter conclusoes sobre se um arquivo foi usado ou nao, mesmo que os todos os historicos sejam deletados pelo evidence eliminator, e o arquivo esteja escondido em uma particao truecrypt. pela correlacao de dll's usadas e processos. No exemplo ele cita que nehum arquivo do power point foi encontado no computador, mais a sequencia que as dll's foram rodadas mostra que o power point foi usado. Isso naum prova nada, mais pode levar a uma pista ou uma conclusao de outra coisa no processo investigativo.

Nesse caso, Viva a complexidade do windows.

[s]
    A.A.

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)