Eu tava aqui pensando sobre isso...
Vamos supor que os policiais sejam os malfeitores e que tenham, por um motivo qualquer, "armado" para cima do dono desse computador (vivendo no Brasil é concebível pensar nisso). Estes testemunhos serem suficientes para aprisionar o sujeito já seria preocupante o suficiente, mas não é sobre isso que queria falar. Me acompanhe.
Existem soluções de criptografia de disco que, ao invés de pedirem uma senha cada vez que o computador é ligado, elas criam partições ESCONDIDAS, que só se consegue visualizar quando: 1) o dono sabe que ela existe; 2) ele tem a senha para decriptar esta partição. E eu acredito que seja possível juntar os dois métodos, criando-se uma partição de boot encriptada (que exige senha ao ligar a máquina) e outra escondida, para guardar alguns documentos.
Então imaginemos que os policiais coloquem a mão sobre a bíblia, jurem dizer a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade, e digam em seguida: "Senhor juíz, nós vimos pedofilia neste computador, mas agora ele pede senha e nós não podemos mais ver".
Aí o acusado de pedofilia conta a senha. "Vai lá, a senha é 12345, digita aí!" O perito digita e BAM! Abre o disco inteiro e não encontra prova nenhuma. O que o juíz vai pensar sobre estes dois policiais?
[]s, MM

Responder com citação