Exibindo resultados 1 até 5 de 5

Tópico: PGP e True Crypt

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    0

PGP e True Crypt

olá pessoal, sou novo no fórum e achei o mesmo pesquisando no google sobre o True Crypt e sobre o PGP. Não sou nenhum profissional da área como muitos daqui (como percebi pelo teor das mensagens em diversos tópicos que li) mas me interesso por essa área de segurança da informação e informática.
    No trabalho uso o PGP 8.1, que ouvi dizer que era a versão internacional do PGP, a que tinha o código fonte liberado, e que depois dessa versão o programa havia sido comprado por outra empresa que manteve e atualizou o mesmo, mas sem liberar o código.

Pesquisando na net não achei nada que confirmasse essa história (ou estória) e como sempre a gente fica com receio das tais portas ocultas pensei em usar um programa confiável que tivesse o código free.

Achei esse True Crypt e estou testando ele. Experimentei o esquema de instalar dois cofres, sendo um "escondido" e outro à mostra. Gostei das funcionalidades. De ele ser "portável". Pretendo continuar usando o PGP para cifrar as mensagens para envio com a utilização das chaves públicas, mas para criar uma partição criptografada e colocar os arquivos dentro estou pensando em migrar para esse True Crypt.

Alguém que usa o programa pode deixar as impressões sobre o mesmo, a quanto tempo usa e se já deu algum problema que não permitiu mais recuperar os arquivos, enfim, o que vocês acham dos dois programas.

Uma vez eu perdi tudo o que tinha em um HD particular do notebook que estava com o pgp, não reconhecia mais o arquivo pgd como um arquivo de disco do pgp válido, mas foi por cag@d@ na hora de usar o partition magic mesmo, não foi culpa do pgp. Qualquer dica desde já agradeço.

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Re: PGP e True Crypt

A história do PGP é um pouco mais complexa, envolvendo o FBI e a apreensão dos equipamentos do autor Phil Zimmermann, sob acusação de ter exportado arma (algorítimo criptográfico) sem autorização. Isso rendeu um excelente capítulo do Livro dos Códigos. Se quiser ter uma idéia, leia aqui: Pretty Good Privacy - Wikipedia, the free encyclopedia

De resto, fiquei na dúvida se você está passando por um problema específico e precisa de ajuda ou se queria mesmo era desabafar sua história com partições criptografadas.

[]s, MM

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Uma boa leitura também, é O Código Da Vinci, faz uma boa introdução a criptografia moderna... agora, as histórias tanto de Zimmermann (investigações policias, exportações de código que infringiam a lei nos EUA, etc), quanto de Bruce Schneier (co-founder) dispensam comentários, os caras são os mitos da criptoanálise, contribuiram e ainda contribuem muito para o avanço da criptografia como um todo (o PGP é referência, assim como os papers de Schneier).

Sobre os softwares para encriptação de disco, de forma sucinta deixa eu ver o que posso dizer... o PGP (é bom que se diga que os dois tem propostas diferentes: criptografia assimétrica e simétrica), é comercial (só libera parte do código e com limitações), só suporta WDE (whole disk encryption) que tem um nível de segurança semelhante ao TrueCrypt. Mas, sem dúvida, o TrueCrypt é a melhor solução atual para cifragem em bloco. É full open-source, seu benchmark é muito superior ao do PGP, contém a peculiaridade do DFS (aliás, é bom observar que, para se alcançar uma boa redução, ou quase nenhuma, no leakage dos dados, deve ser usado a última versão do programa, que corrigiu algumas falhas importantes no sistema de cabeçalho do volume Hidden, e também utilizar na partição softwares como o Eraser e SDelete). Até agora não tive problemas no boot com ele (já o uso tem mais de 1 ano), mas creio que o sistema de boot seja superior ao PGP, com a utilização de melhores técnicas do loader na memória e na utilização de cilindros do disco. Gosto também da opção de encriptação com algoritmos em cascata para a cifragem dos dados... é um recurso interessante.

Mas, como a pergunta foi meio genérica sem nenhuma dúvida em específico fica difícil comentar.

Ps.: Para evitar casos como esses de perda de dados, é bom que se guarde o rescue disk e quando acontecer do cabeçalho ficar corrompido, utilizá-lo para restaurar.

Att,
    Caio Rossi

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    0

Citar Originalmente enviado por mmachado Ver Post
    De resto, fiquei na dúvida se você está passando por um problema específico e precisa de ajuda ou se queria mesmo era desabafar sua história com partições criptografadas.
    Queria mais era saber as impressões do pessoal que usa ou já usou os dois programas, se o True Crypt é tão ou mais confiável que o PGP. A história foi só para dizer que nunca tive problema com o PGP Disc em 3 anos que uso, só esse, que não culpa do PGP e sim minha, na hora de particionar o HD. O "índice de falhas (ou problemas)" do True Crypt, quando usado corretamente, é igual, menor ou maior do que o do PGP?

Desde
    Aug 2009
    Peso da Avaliação
    0

Entre esses eu ficaria com o PGP, porém também tem outros programas como o DriveCrypt.
    Testei o DriveCrypt e achei muito bom.
    Vai ai o site se vc tiver interessado em dar uma lida a respeito:
    SecurStar, Disk Encryption Software Solutions - Home

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)