Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Exibindo resultados 1 até 10 de 11

Tópico: Utilizando Kismet para auditoria de redes

Desde
    Sep 2008
    Peso da Avaliação
    0

Utilizando Kismet para auditoria de redes

Sds,

Estive procurando um tutorial que falasse sobre auditoria de redes Wireless, pois estava desconfiado que estvam utilizando minha rede indevidamente.
    Como este tutorial me ajudou bastante resolvi compartilhar:

http://www.clubedowarchalking.com.br...d=44&Itemid=69

Abraços

Ruan
    Última edição por mmachado : 12/09/2008 às 10:42 Motivo: Link

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Re: Utilizando Kismet para auditoria de redes

Afinal, você encontrou alguém usando a sua rede indevidamente?

[]s, MM

Desde
    Sep 2004
    Peso da Avaliação
    14

Citar Originalmente enviado por mmachado Ver Post
    Afinal, você encontrou alguém usando a sua rede indevidamente?

[]s, MM
    E se a resposta for um sim... Quais atitudes foram tomadas?

Desde
    Jun 2007
    Local
    Londres - Inglaterra
    Peso da Avaliação
    11

ALERT: Suspicious client 00:12:F0:99:71:D1 - probing networks but never participating.
    Sabe o que eu lembrei uma das principais tecnicas de evasao. Gerar uma dezena de "logs bogus" como o pessoal do nmap faz usando decoy (A decoy is usually a person, device or event meant as a distraction to conceal what an individual or a group might be looking for.)

Acho que com a suite aircrack eh relativamente facil gerar esse trafico falso pra distrair o IDS. Mais naum posso garantir pois na verdade soh dei uma folheada rapida nesse livro, na livraria e vi algo a respeito, mais naum cheguei a comprar.

[s]
    A.A.

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Duas coisas:
    A primeira que diferentemente do decoy do nmap, que usa fake ips e, eventualmente, ip verdadeiros no meio com objetivo de despistar a verdadeira origem, uma mudança de MAC traz menos ganho ao atacante. Existe ataque e pronto, independente da quantidade de "MACs" atacantes.

O segundo é que olhei o tutorial umas 3 vezes e não vi absolutamente nada que possa ajudar alguem que suspeite que "estão usando minha rede indevidamente". Claro que o kismet pode perfeitamente ajudar em casos assim, mas não com as opções que estão no tutorial.

Citar Originalmente enviado por ALIG_wicked Ver Post
    Sabe o que eu lembrei uma das principais tecnicas de evasao. Gerar uma dezena de "logs bogus" como o pessoal do nmap faz usando decoy (A decoy is usually a person, device or event meant as a distraction to conceal what an individual or a group might be looking for.)

Acho que com a suite aircrack eh relativamente facil gerar esse trafico falso pra distrair o IDS. Mais naum posso garantir pois na verdade soh dei uma folheada rapida nesse livro, na livraria e vi algo a respeito, mais naum cheguei a comprar.
    Assinatura? Só na presença dos meus advogadoshttp://naopod.com

Desde
    Jun 2007
    Local
    Londres - Inglaterra
    Peso da Avaliação
    11

Acho que jah vi esse filme antes ...

A primeira que diferentemente do decoy do nmap ... Existe ataque e pronto, independente da quantidade de "MACs" atacantes.
    ESTAVA FALANDO DA IDEIA GERAL do que eh um Decoy ( e de onde o pessoal do nmap batizou esse tipo de ataque :: The word came from Dutch eende(n)kooi = "duck cage".)

Decoys - Duck Hunting Decoys and Decorative Waterfowl Decoys

Uma coisa eh voce olhar o logs com 1 ataque verdaderio. A outra eh olhar o log com 20 ataques falsos e 1 verdadeiro. E ateh onde eu sei Nenhum desses IDS estah perto de uma funcionalidade ideal (Fazendo minhas, as palavras de pessoas mais experientes (http://www.blackhat.com/presentation...06-Caswell.pdf)

Cansei de ficar zarolho olhando os falsos positivos snort, por que com o Kismet seria diferente ??

do manual do Kismet -
    Easiest is fingerprint matching - some tools always send a certain frame wich is indicative of an alert condition

Applying Wired IDS History to Wireless IDS

PS_>
    Esse post tinha q vir mesmo pra finalizar meu dia. Na empresa em que trabalho o alarme de incendio tocou 4 vezes essa semana. Na quarta vez ninguem mais saiu do predio. Abstraindo, o resto eh disso que estou falando.

[s]
    A.A.

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Porque o que importa, no caso é existir uma varredura, note que o mesmo MAC vai enviar tantas linhas quanto tempo durar a varredura, o que já é problema suficiente pra quem está "vendo".
    Ou seja um ataque falso e um ataque verdadeiro, neste caso, dá o mesmo efeito prático.

Tem dois problemas com essa abordagem do kismet, primeira que o alerta vai só pra tela, até a última vez que olhei tinha que fazer um hack no código pra gerar isso em arquivo. A segunda é que gerar milhares de linhas para o mesmo ataque não é necessariamente uma forma produtiva de gerar alarme.

Cansei de ficar zarolho olhando os falsos positivos snort, por que com o Kismet seria diferente ??

Desde
    Jun 2007
    Local
    Londres - Inglaterra
    Peso da Avaliação
    11

A segunda é que gerar milhares de linhas para o mesmo ataque não é necessariamente uma forma produtiva de gerar alarme.
    hehehhe
    Vou mandar a conta do meu oculista pros desenvolvedores do Kismet.

Nelson,
    Semana que vou dar uma repaginada aqui:
    http://www.blackhat.com/presentation...u-07-Butti.pdf
    Mais alguma sugestao de leitura???

[s]
    A.A.
    Última edição por ALIG_wicked : 13/09/2008 às 02:40

Desde
    Sep 2008
    Peso da Avaliação
    0

Fala galera,

Seguinte,

Segui as orientações do Tutorial do Link que citei no tópico, e cheguei a seguinte conclusão:

- O Kismet notificou o uso do Netstambler ou outro analisador de tráfego, o interessante é que um cliente reclamou várias vezes de conexão lenta ou nula e limitada.Com ele desconectado, notei que o Mac da placa dele estava ativo (?).
    No próprio forum do Site , aprendi como clonam Mac, IP.

Passei a usar WPA, mas mesmo assim não dá para garantir que é 100% seguro, pois WPA é a bola da vez dos caras.
    Pelo menos dificulta um pouco mais, apesar de ter incompatibilidade com alguns equipamentos e usar mais recursos da banda.

Obrigado pelas respostas
    Se alguem tiver uma outra dica, agradeço desde já!

Ruan2008

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

É um bom material, sem dúvida. Eu olharia também o site do aircrack-ng, pelo menos na defcon eles disseram que estariam incluindo uma pancada de coisa nova.

Semana que vou dar uma repaginada aqui:
    http://www.blackhat.com/presentation...u-07-Butti.pdf
    Mais alguma sugestao de leitura???

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)