Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Exibindo resultados 11 até 20 de 34

Tópico: Cibercrime fatura mais que narcotráfico

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Re: Cibercrime fatura mais que narcotráfico

Citar Originalmente enviado por caiorossi Ver Post
    Neste caso se ele morrer a culpa é do banco.
    Há controvérsias, como sabemos. Primeiro que em paga somos todos nos, correntistas.
    Revista Jus Vigilantibus

Estamos falando em morte, não foi o banco que impediu o cara de comprar o remédio.
    Assinatura? Só na presença dos meus advogadoshttp://naopod.com

brar9 Visitante

Morte indireta, com certeza!

Mas ninguém chega abordando na rua e fala:
    - Passa sua senha do banco, do teclado virtual, senão eu te mato!

A abordagem direta não faz parte do cibercrime. Tudo é feito sem consentimento dos usuários.

Se bem que, o cara pode ter um infarto quando ver o tamanho do rombo.

Ah, tudo é relativo!

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Uma coisa que tem me chamado a atenção é ouvir o Willian Bonner falar sobre “crime virtual” como se não fosse um crime REAL.

Parece que ficou determinado que o crime virtual é aquele cometido com o auxílio de um computador, de preferência pela Internet. E aí começam as minhas dúvidas: transferir dinheiro via Internet Banking sob ameaça recebida por e-mail é crime virtual? Forjar uma ligação do banco para o cliente, solicitar que ele digite a senha no telefone enquanto um aparelho decodifica os números DTMF é crime virtual? Enviar uma mensagem racista no Orkut é crime virtual?

Segunda parte: A comparação com o narcotráfico. Eu sempre pensei que o narcotráfico seria insuperavelmente pior por causa do caráter viciante do produto comercializado, mas quando penso na transformação de computadores em máquinas zumbis, usadas para atacarem outros sistemas, a diferença diminui um pouco. É claro que injetar produtos químicos altamente corrosivos nas veias das pessoas é muito pior para a saúde à curto prazo, mas permitir a proliferação de organizações criminosas que corroem a infra-estrutura sobre a qual a sociedade está construindo seus serviços básicos não me parece tão melhor assim.

[]s, MM

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Citar Originalmente enviado por brar9 Ver Post
    Morte indireta, com certeza!
    O cara morre do mesmo jeito.

Comparando com o narcotráfico, as mortes também são indiretas. As mortes diretas não estão relacionadas diretamente à atividavidade principal.
    As atividades correlacionadas (sequestro, venda de mídia pirata, venda de sentenças, etc.) são as mesmas do cibercrime e, portanto, mata igual. Até porque o crime organizado está migrando pra onde o risco é menor e o retorno garantido.

Ah, tudo é relativo!
    Não é não, a diferença pode ser só na sentença, já que neste caso não havia intenção de matar.

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Organizações criminosas sempre proliferaram na infraestrutura sobre a qual a sociedade constroi seus serviços básicos. Tem sido assim desde a era da pedra lascada.

Citar Originalmente enviado por mmachado Ver Post
    É claro que injetar produtos químicos altamente corrosivos nas veias das pessoas é muito pior para a saúde à curto prazo, mas permitir a proliferação de organizações criminosas que corroem a infra-estrutura sobre a qual a sociedade está construindo seus serviços básicos não me parece tão melhor assim.

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Bom artigo, mas devo ressaltar 2 pontos que me chamaram a atenção:
    "Os prejuízos decorrentes de phishing são de ordem exclusivamente patrimonial. Ou seja, a vítima da fraude sofre apenas danos materiais, não sendo atingida em sua integridade física ou psíquica, daí que não se configura o instituto do fato do serviço (ou acidente de consumo) e não se pode invocar a aplicação do art. 14 do CDC como fundamento da responsabilidade do banco (fornecedor)."
    Então, ele aduz que se ocorrer a morte por causa da fraude (fato muito absurdo e improvável aliás), a culpa é realmente do banco, por daí configura o art. 14 do CDC. Ou seja, como eu havia dito. (claro que haverá sempre a culpa indireta do agente, mas não creio que seja objetiva e de fácil imputação, pois como dito o crime é exclusivamente patrimonial, ou seja, a vontade do agente é de somente furtar ou fraudar) (a não ser que a questão seja filosófica, neste caso, até uma sonegadinha fiscal também poderia matar)

Mais adiante, ele conclui:
    "Portanto, serviço de Internetbankig que disponha de múltiplo fator de autenticação (com senha de segundo nível aleatória) não sofre de vício
    de inadequação, e se não dispõe de vício, o fornecedor (banco) não pode ser responsabilizado por eventuais prejuízos, cuja causa se entende como sendo outra qualquer (culpa exclusiva da vítima)."
    O autor só esqueceu-se que tokens ou "tabela de senhas" não evitam fraudes, nem muito menos ataques phishing. Isso foi omitido, da mesma forma como foi omitido que na época em que foi lançado o teclado virtual, o sistema também foi considerado anti-fraude.

Ou seja, a questão do vício (apenas uma das N teorias) é subjetiva e temporal. Se partimos do pressuposto de que a culpa é dissolvida com a eventual preocupação do banco com a segurança (como quer o autor), mesmo sendo ela ineficaz (até agora não evitou o MITM ou ataques phishing), não poderia o banco ser responsabilizado em momento algum (o que não se vê na jurisprudência). Pois desde que o internetbanking foi lançado o sistema sempre adotou melhores medidas de segurança com o passar do tempo, embora paliativas-viciadas (pelo fato de que não evitam ataques phishing e não têm tantos investimentos e aplicações técnicas eficazes como deveriam ter, ponto fundamental que foi omitido). Portanto, mais uma teoria inválida e que parece apenas querer defender a máquina capitalista e suas ações em "slow-motion" ou menos prejudicia$.

Não concordo com esta interpretação. E, obstante a nenhum argumento satisfatório, continuo ainda acreditando que o culpado é o banco.

Uma coisa que tem me chamado a atenção é ouvir o Willian Bonner falar sobre “crime virtual” como se não fosse um crime REAL.
    Sem dúvida os efeitos dos crimes são os mesmos. Porém, será que um jovem que cresceu e só vive na frente do computador consegue adquirir a mesma educação social moral (e de respeito com o próximo) igual à aquele que adquiri o contato social?

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Então, ele aduz que se ocorrer a morte por causa da fraude (fato muito absurdo e improvável aliás), a culpa é realmente do banco, por daí configura o art. 14 do CDC. Ou seja, como eu havia dito. (claro que haverá sempre a culpa indireta do agente, mas não creio que seja objetiva e de fácil imputação, pois como dito o crime é exclusivamente patrimonial, ou seja, a vontade do agente é de somente furtar ou fraudar) (a não ser que a questão seja filosófica, neste caso, até uma sonegadinha fiscal também poderia matar)
    O banco é responsável pelo dinheiro sair da conta, não é disso que estamos falando.
    O fato do "agente" causar morte indireta não o exime de culpa.

Os policiais não atiraram na moça, nem tinham intenção de matá-la, muito pelo contrário.
    Porque raios estão processando o estado?

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Citar Originalmente enviado por nelson Ver Post
    Os policiais não atiraram na moça, nem tinham intenção de matá-la, muito pelo contrário.
    Porque raios estão processando o estado?
    Talvez porquê eles sabiam do risco de suas condutas (em causar a morte) e mesmo assim agiram daquela forma. O "cibercriminoso" não sabe desse risco (no conceito prático), pois o dolo é do dano material e não físico (ou seja, o resultado morte não é previsto).

O fato do "agente" causar morte indireta não o exime de culpa.
    Realmente não, pois a morte foi ocasionada pela fraude e a fraude foi praticada por ele. Portanto, poderia ser um homicídio culposo. Porém, a culpa do banco também não pode ser esquecida, já que a partir do momento em que confiamos nosso patrimônio a ele, é sua obrigação ter que disponibilizá-lo sempre que o cliente precisar (independentemente da fraude). Então, como eu disse, a culpa exclusiva do agente pela morte não é objetiva e pode até ser diluída. Juridicamente falando claro.

Pois se o ladrão não rouba, nada disso teria acontecido, neste aspecto você está coberto de razão.

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Talvez porquê eles sabiam do risco de suas condutas (em causar a morte) e mesmo assim agiram daquela forma. O "cibercriminoso" não sabe desse risco (no conceito prático), pois o dolo é do dano material e não físico (ou seja, o resultado morte não é previsto).
    Isso não o torna iniputável.

Realmente não, pois a morte foi ocasionada pela fraude e a fraude foi praticada por ele. Portanto, poderia ser um homicídio culposo. Porém, a culpa do banco também não pode ser esquecida, já que a partir do momento em que confiamos nosso patrimônio a ele, é sua obrigação ter que disponibilizá-lo sempre que o cliente precisar (independentemente da fraude). Então, como eu disse, a culpa exclusiva do agente pela morte não é objetiva e pode até ser diluída. Juridicamente falando claro.
    Diluída ou não o agente foi (também) responsável pela morte. Nunca falei em culpa exclusiva.
    A resposta original era em função da colocação que o cibercrime não mata, o que procurei demonstrar é que, sim ele pode matar.
    Veja que foram umas 10 mensagens por conta de um único exemplo, tenho vários outros, mas vou poupar os leitores :)

Pois se o ladrão não rouba, nada disso teria acontecido, neste aspecto você está coberto de razão.

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Sob um conceito geral, o cibercrime pode matar sim. Mas temos que ter em mente que não há casos concretos que sejam capazes de embasar esta afirmação. Ou seja, o argumento apesar de ser possível beira o inexequível ou o surreal.

Veja que foram umas 10 mensagens por conta de um único exemplo, tenho vários outros, mas vou poupar os leitores :)
    Uma abstração de alto nível é comigo mesmo. Fique à vontade.

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)