Boa tarde,
Estava com problema ao usar o emule com o Comodo firewall 2.4 ( versão traduzida) no Windows XP, esse bloqueia de alguma forma o emule, deixando com id baixa, mesmo colocando o programa como aplicativo confiavél e liberando várias vezes os avisos que surgem nas primeiras vezes que usamos esse p2p.
Psquisei na internet por alguma forma de deixar o emule com ID alta usando esse firewall. Achei esse tuto no qual segundo este temos que liberar as portas que o emule usa em UDP e TCP:
Exemplo que está no tuto:
Porta de destino
Ação - Permitir
Protocolo - TCP
Direção - Entrada
Aba "Porta Destino", Botão "Uma única porta" - 6771
Não mexa em mais nada, deixe todas as outras abas configuradas como já estão ("Qualquer" - "Any").
Porta de origem
Ação - Permitir
Protocolo - UDP
Direção - Entrada
Aba "Porta Destino", Botão "Uma única porta" - 49172
Não mexa em mais nada, deixe todas as outras abas configuradas como já estão ("Qualquer" - "Any").
Fiz como está no tutorial, lógico que mudei as portas para as portas que meu emule usa. Aagora ele está funcionando, "redondo" com ID alta.
Mas estou incomodado, algo me parece não estar certo nessa regra, tenho receio de deixar o computador ligado com essa regra aí e essas portas ficaram abertas na internet! veja se estou certo pessoal:
A regra libera duas portas altas em UDP e TCP, mas ela não especifica ou associa um programa para estar usando essas portas e esperando conexão dentro do computador. Teoricamente, imaginei que ao não usar o emule, estas portas estariam abertas aos olhos dos portscans.
Ou seja, com essa regra, duas portas em TCP e UDP ficam permanentemente abertas todas vez que estiver na internet sem usar o emule?
Em outro firewall, sygate, era possível associar um programa para usar tais portas, se não me engano. Com Comodo não vi essa opção lá onde criamos essasas regras.
Grato pelas opinião de vocês a respeito,

Responder com citação