Exibindo resultados 1 até 7 de 7

Tópico: Aluno de 15 anos sofre processo nos EUA após mostrar falha em sistema

Desde
    Sep 2002
    Local
    São Carlos-SP
    Peso da Avaliação
    11

Aluno de 15 anos sofre processo nos EUA após mostrar falha em sistema

Um estudante de 15 anos do Estado norte-americano de Nova York foi acusado por três crimes após ter supostamente acessado registros na rede escolar e alertado os responsáveis sobre uma falha na segurança.

Segundo o site The Register, o aluno da Escola Central Shenendehowa foi acusado por ofensa, posse ilegal de uma identificação pessoal e identidade falsa. Ele foi suspenso da escola e a ação está sendo avaliada em um tribunal no condado de Saratoga.

O adolescente, pela rede mal configurada, teve acesso aos registros pessoais de 250 funcionários e mandou um e-mail anônimo ao diretor, assinando apenas "um aluno".

O diretor descobriu a identidade do rapaz com a ajuda do departamento de tecnologia do distrito. Funcionários da escola admitiram que milhares de estudantes, professores e colaboradores poderiam ter acessado os mesmos arquivos. A ação recebeu críticas de piratas virtuais, que afirmam que o estudante é apenas um bode expiatório.

Fonte: Folha Online - Informática - Aluno de 15 anos sofre processo nos EUA após mostrar falha em sistema - 29/10/2008

Desde
    Dec 2008
    Peso da Avaliação
    0

Re: Aluno de 15 anos sofre processo nos EUA após mostrar falha em sistema

Acho que o aluno tenha sido um bode inspiratório, mas mesmo assim não vejo o sentido se se caracterizar um crime alguem que encontrou falhas e avisou o Responsável do sistema, mesmo que para isso usasse métodos ilegais, considero sim um crime ele encontrar e anuncia na internet, embora seria útil e destrutiva para outros que possuam o mesmo sistema.

rbsfranco Visitante

Concordo com o Kodary...ai me vem a cabeça o seguinte pensamento...sera que nao tem por tras o ego do administrador do sistema, rede ou sei la oq?
    Na minha humilde opinião, esse é o tipo de caso onde vc ganharia um aliado, e nao um inimigo...po basta parar pra pensar. Agora, imagina o que ele vai fazer se esse processo vingar....Tem muita gente na area de TI que só usa a cabeça pra separa as orelhas, nao é possivel...Daqui a dois anos saia a noticia que esse mesmo garoto hackeou algum site, algum banco, essa propria instituição..a fala sério..depois dizem que o elo de segurança na grande rede esta quebrado....basta ver o por que.

[]'s galera

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Bode inspiratório???

Sei que foi engano, também tenho meus lapsos de trocar palavras, mas ri bastante aqui ;)

Sem contar a parte jurídica do negócio, até porque não tenho a menor idéia de como são as leis naquele estado sobre o assunto, o primeiro erro foi justamente que ele não avisou o "responsável do sistema", mas sim o diretor, que provavelmente não entende nada de informática mas entende que é ultrajante e absurdo um aluno ter tentado (e conseguido!) acessar seus dados e de outros funcionários. Mesmo que o próprio diretor tivesse deixado uma pasta com os dados em cima da mesa da biblioteca, nenhum aluno devia pegar aquilo ;)

Se você se depara com uma falha (as vezes a gente se depara com ela, mesmo sem estar procurando...) e quer avisar, normalmente é melhor avisar o cara que realmente é responsável, o webmaster, o admin de rede, etc. Se ele fica sabendo por outros meios, vai querer se safar da responsabilidade dele e jogar ela toda em suas costas.

Já se tava procurando pela vulnerabilidade, aí a polêmica é maior. O que o cara estava fazendo procurando falhas sem ter sido solicitado? Se o aluno estivesse analisando a fechadura da sala do diretor, pra ver se tinha falhas, e conseguisse abrir e pegar algo lá dentro pra provar que a falha existe, não teria cometido um crime?

Aqui no Brasil, se a escola for pública (instituição pública em geral), existem leis que permitiriam tipificar o acesso aos dados sigilosos como crime também. Pra instituições não públicas não estou bem certo, mas acho que o simples acesso aos dados ainda não é crime. Se o cara vende, obtém vantagem, usa pra estelionato, extorsão, ou outro crime, aí sim.
    "Then you will know the truth, and the truth will set you free"

Desde
    Oct 2006
    Local
    Rio de Janeiro, RJ
    Peso da Avaliação
    0

Acredito que o papel de bode expiatório se encaixa perfeitamente. Assim como há 2000 anos, o aluno foi "jogado de um abismo" para pagar todos os pecados do desenvolvedor do sistema.

É mais fácil dizer que ele "hackeou" o sistema do que assumir seus próprios erros.

Enfim, da próxima vez ele não avisa. Muda suas notas e vive feliz... ;)

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Citar Originalmente enviado por Birkoff Ver Post
    Se você se depara com uma falha (as vezes a gente se depara com ela, mesmo sem estar procurando...)
    Esses dias um cliente veio me perguntar por que um sistema que ele tem no site funciona para cadastrar um monte de usuários, mas sempre dá um erro estranho na hora de incluir a "Maria Sant'ana". :p

[]s, MM

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Citar Originalmente enviado por mmachado Ver Post
    Esses dias um cliente veio me perguntar por que um sistema que ele tem no site funciona para cadastrar um monte de usuários, mas sempre dá um erro estranho na hora de incluir a "Maria Sant'ana". :p

[]s, MM
    Espero que o pequeno "Bobby Tables" não se torne usuário desse sistema! ;D

"Then you will know the truth, and the truth will set you free"

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)