Muito boa essa do gato. Já que o usuário não é nominativo...
Mas com relação ao assunto, esta é mais uma lacuna deixada com o avanço da tecnologia. Realmente não há uma relação jurídica muito clara entre esses acordos e o consumidor final. Na lei Nº 9.609, é disposto os direitos do autor do software, mas nada com relação a isto. Como sempre, temos que recorrer a adaptação a leis já existentes, e neste caso vigora a lei do consumidor. Vale a pena dar uma lida no art. 51, que tutela os diretiros ao consumidor para cláusulas abusivas, que pode ser estendido também aos EULA's.
Eu não costumo ler de todos os softwares proprietários que uso, mas apenas aqueles que eu acho que o acordo de licença é fundamental e integra a eficácia e utilidade do software ou serviço.
Isso é pouco discutido por aqui, fiz uma rápida busca e quase não encontrei nenhuma informação, principalmente em sites jurídicos. Lá fora, como sempre (já que a cultura do usuário é maior) parece que as questões jurídicas e intelectuais são amplamente tratadas. Aqui mesmo já foi postado sobre a discussão gerada com o EULA do Google Chrome. Há até um software apelidado EULAlyzer que faz análises automáticas em acordos de licenças.

Responder com citação