Galera boa noite .. primeiramente é um prazer estar aqui . .este é o meu primeiro post.
Não sei se estou postando no lugar certo mas por favor me corrijam se estiver errado..
Tenho um problema que me incomoda um pouco no trabalho, lá possuo várias subredes válidas na internet (classe B) sendo 1 só DHCP principal, acontece que vira e mexe alguem habilita um outro servidor DHCP ou pior .. pluga errado um roteador wlan como um d-link da vida .. mandando outra faixa de IP pra todo mundo, desconfigurando todos os hosts que estão como DHCP.
Sei que pelo fato do roteador ser colocado em uma das subredes ele 'teoricamente' sobrepõe o DHCP server devido o DHCP Server está vindo de uma outra subrede (pra pegar IP os hosts tem q dar um salto pelo gateway, enquanto q pra pegar erradamente o DHCP do roteador não precisa pois ele já está localmente na própria subrede). Gostaria de saber se tem alguma alternativa de se evitar isso .. pq toda vez q acontece tenho q ficar isolando no rack ponto por ponto ou batendo de sala em sala pra achar o maldito roteador. Será q por MAC da pra fazer isso ?
Algumas subredes são gerenciaveis com switches CISCO .. já pensei em algumas alternativas mas até agora nada concreto .. tenho o snort na rede .. sei q dá pra fazer alguma regra dele de detecção porém não adiantaria pois ele está na mesma subrede do DHCP Server ..
Se alguem puder me dar uma dica agradeço de coração.
Um grande abraço
Obrigado pela atenção desde já.
Leandro

Responder com citação