Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Exibindo resultados 11 até 19 de 19

Tópico: Carreira em Segurança

Desde
    Apr 2007
    Local
    Tel-Aviv
    Peso da Avaliação
    9

Re: Carreira em Segurança

Eu entendí o ponto de vista. As vezes as pessoas pensam que ser um analista de SI é fácil ou porquê está na moda, na mídia e pensam que vão ganhar muito dinheiro com a profissão. Sim claro, poderão até ganhar, mas não é fácil. Quando se depararem com o primeiro ataque, o primeiro código binário instalado no server, as conversões de tabelas, etc. verão que o que sabem são meros conhecimentos na terra de cego. Tiro por base eu mesmo, estudo, estudo, estudo, fuço, fuço, fuço e a cada dia chego a conclusão que nada sei!.

A área é promissora, fascinante, intrigante mas, querer adentrá-la pelo mero prazer de dizer que é analista ou pelo status ou por dinheiro, faço as minhas palavras a de mestre RB e mestre Bruno, vão procurar jogar bola ou ser estrela de tv.
    "Se eu ví mais longe, é por estar de pé sobre ombros de gigantes"

.
    ..:

Quando se depararem com o primeiro ataque, o primeiro código binário instalado no server, as conversões de tabelas, etc. verão que o que sabem são meros conhecimentos na terra de cego. Tiro por base eu mesmo, estudo, estudo, estudo, fuço, fuço, fuço e a cada dia chego a conclusão que nada sei!.
    Normal. Você vai sempre se deparar com gente vendendo expertise que não tem. E se você for muito socrático "só sei que nada sei", não vai muito longe. O grande truque é fazer as pessoas pensarem que precisam de você. Não é nem se fazer realmente necessário; se você for essencial e não souberem disso, de nada vale também. Hoje em dia o que eu vejo de longe é que em alguns lugares há uma noção ainda de que TI e SI são duas coisas idênticas. Em muitos lugares também não se pincela sequer a necessidade de SI. Pra falar bem a verdade, vejo que em pleno século XXI há lugares que não conseguem sequer implementar TI - caras q tem computador, por exemplo, e usam papel carbono, fazem os funcionários preencher burocracias na pura papelada, esse tipo de coisa. Coisa que um PHP e MySQL já resolveria. Falta muita visão, aliás, falta inteligência mesmo, no sentido de utilizar os recursos ao seu dispor de maneira eficiente. E outra: cara lê que precisa implementar TI, chega um mané qualquer que fez um bagulho nojento em VisualBasic e a diretoria compra. Depois ficam presos ao bagulho nojento, anos e anos. Poderia ser diferente? Poderia.

Não me venham com essa de jogador de futebol; lance agora da mulecada é ser bandido, ou ninguém percebeu?

"Ele tinha uma coleção de BOLAS. Agora tem uma coleção de PISTOLAS."

Mas vamos pular pra outro strato social: Se doutorandos da USP ficam acordados de madrugada dando SETA PRA CIMA e mudando o PARAMETRO do programinha de simulação deles em *nix... e fazem isso pq não sabem fazer um shell script (no sentido de ponto-e-vírgula na linha de comando mesmo, com um FOR), q q vcs podem esperar? Eu chamo isso de queimar etapas; enfiaram *NIX goela abaixo do cara na graduação pq realmente é um sistema melhor, mas não ensinaram o cara nem o que é chmod +x; daí ele fica acordado de madrugada dando seta pra cima na linha de comando. Muito bom, doutores! É assim que o Brasil vai pra frente.

Tá tudo errado, galera que devia saber, esqueceu ou nunca soube pra que que serve computador, antes a Xerox jamais tivesse inventado o mouse, sinceramente...

Galera quer SI pq quer ser h4ck3r, quer ser respeitado no morro, quer dizer, na LAN House. Uma espécie de romantismo com espírito de porco mesmo. Ninguém quer aprender passo-a-passo as coisas, todo mundo quer tomar a poção mágica do Asterix e levantar um menir gigante, pra esmagar alguém mesmo, não é nem pra ajudar alguém com o menir enfiado embaixo do pé. Tô falando tudo isso pq pra mim o problema é ético, moral, espiritual. É a ética do protesto e o espírito (de porco) do capetalismo. Cara quer ser Herói-Bandido-Rico-RobinHood tudo de uma vez. É paradoxal, bem coisa de adolescente. Eu curto computador; não curto jogo sujo, sacanagem, etc. mesmo que pagasse muito bem eu não ia querer trabalhar com SI. Eu posto nesse fórum pq sei da necessidade de ter uma mínima noção de segurança, além de ter a ajuda de gente que realmente entende, além de poder aprender junto e quem sabe registrar o aprendizado pra quem vier depois. Dividir o conhecimento também é se expor, mas é assim que se formam comunidades, sociedades, com laços de confiança mínimos. No fundo no fundo o ser humano é um **** egocêntrico/egoísta; se vc souber usar isso ao seu favor...
    ---
    MATARAM KENNEDY, CERTO? VEJAM SEU
    DISCURSO ACERCA DE SOCIEDADES SECRETAS
    - - http://youtu.be/RfeFSzB8mqw --
    ---
    MELHOR DISCURSO QUE JÁ VI, CHARLIE CHAPLIN
    http://www.youtube.com/watch?v=sGpCds0e-kg

(HQ) http://www.redhat.com/v/magazine/ogg/truthhappens.ogg

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Citar Originalmente enviado por Guzpido Krush Ver Post
    (...) Eu curto computador; não curto jogo sujo, sacanagem, etc. mesmo que pagasse muito bem eu não ia querer trabalhar com SI. (...)
    Eu não entendi essa parte.

[]s, MM

Citar:
    Originalmente enviado por Guzpido Krush
    (...) Eu curto computador; não curto jogo sujo, sacanagem, etc. mesmo que pagasse muito bem eu não ia querer trabalhar com SI. (...)

Eu não entendi essa parte.

[]s, MM
    Relendo agora, percebi que fui um tanto infeliz. Parece que todo cara que trabalha com SI é sacana e joga sujo; o que eu quis dizer é que o objeto de estudo da segurança da informação é justamente, lidar com sacanagem o tempo inteiro. Desde o cara que pega vírus na estação de trabalho (e leva esporro) até a coerção das braba... justamente não entro nessa porque nao aguento o tranco :P não sei se vc me entende, mas dependendo da situação a coisa fica feia, não vejo esse tipo de emprego como as mil maravilhas dependendo da situação.
    ---
    ---

Desde
    Sep 2004
    Peso da Avaliação
    14

Acho algo fantastico ja que estamos enfrentando novos desafios constantemente. Claro que o peso da responsabilidade e grande mas o aprendizado tambem e.

Tem um ditado que diz que se voce trabalha com o que gosta..Logo deixa de ser trabalho. E em qualquer area de atuacao existem os conflitos, os entraves..

Desde
    Sep 2009
    Local
    Sao Paulo, SP
    Peso da Avaliação
    0

Vendo a discussão, gostaria de fazer minha contribuição...

Segurança é uma área muito vasta, para isto você pode ser um profissional com perfil mais técnico ou de gestão... Há espaço suficiente hoje para ambos os casos.

Além disto, você pode atuar em segurança física, lógica, normativas (políticas e processos), etc. O que requer um profissional com aptidões adequadas para cada área.

O profissional brasileiro tem boa aceitação no mercado local e no exterior (falo isto, porque hoje vejo boas demandas fora do país).

No mais, como qualquer outra área, você ainda terá um ganho a mais se souber levar bem sua vida profissional e sua vida acadêmica, o que enriquece o conhecimento (teoria + prática).

Um grande abraço.

Lau,

Desde
    Oct 2009
    Peso da Avaliação
    0

concordo com o Lau
    até agora só vi comentarios citando SI como se SI fosse algo que depende totalmente de tecnologia.

o que envolve tecnologia:

um ataque de engenharia social por telefone.
    um vazamento de alguma informação impressa.
    ou um funcionario insatisfeito contar a estrategia de marketing da empresa para a concorrencia.

gostei muito dos outros comentarios, muito mesmo, mas acho que estamos levando a conversa para um lado muito tecnico, muito TI.

Desde
    Nov 2008
    Peso da Avaliação
    0

Segurança depende da TI? É claro que sim, mas também depende de pessoas e processos.
    Se o negócio e principalmente as pessoas, não estiverem engajados em fazer isso funcionar, "vai dar m..".

Segurança, a muito tempo se desgrudou da TI e passou a ser um parceiro. Tanto do negócio, quanto da TI.

NECROMANCIA DETECTED!

Sim, ressucito este tópico.

Para falar agora menos TI. E um pouco de SI.

Folda-se negócio. Folda-se comunidades. Folda-se capital, folda-se liberdade e folda-se info (confiavel, integra, todas)

Falando só de PESSOAS-humanas. O que é segurança?

Nesse sentido mais cru, para Guzpido, Segurança é a forma como se previne/remedia situações nas quais uma pessoa-humana transgride o limite de outrem.

Segurança é a ciência de controlar a panela de pressão e estabelecer limites, de modo a criar camadas que dificultem esta transgressão.

Segurança neste sentido não é coerção; Segurança não seria o soldadinho do feudo que mata o invasor -> segurança no sentido cru na verdade é uma IMAGEM dos processos/mecanismos que estrategicamente isolarão o invasor. Em certos aspectos é uma ciência, com um conjunto de técnicas e normas da boa prática. Mas também é uma entidade ABSTRATA, cuja finalidade maior é inserir na cabeça do oponente, a noção de que ele fracassará. Ou seja, é sutil e frágil, por isso nenhum sistema é 100% seguro.

Ao inserirmos a noção de liberdades individuais, interações de comunidades, o peso do capital na vida do ser humano e obviamente os tramites do BUSINESS... se esquece que conhecimento é maior arma da Humanidade, fecham-se portas e erguem-se barreiras entre os próprios irmãos e informação passa a ter maior valor que o conhecimento. Informação se torna poder, e num diapasão entre o TOTAL AWARENESS e o TOTAL CONTROL, vejam que fenômeno engraçado: segurança vira o soldadinho do feudo, que mata o invasor.

Segurança não é coerção. Mas neste contexto, segurança vira sinonimo de invasão.

O Brasil é um dos países com melhor tecnologia odontológica do mundo. Sabe por quê? Por que é o país onde menos se investia em prevenção de danos, logo temos gurus em remediar o problema.

Colônia, tudo se resolve na porrada.

Parabéns para todos nós.

E não é um problema apenas do Brasil.

Justiça não é vingança -> vingança não é ódio.

E Segurança não tem nada a ver com a Justiça.

É por isso que a força de repressão não pode ser quem julga ***** nenhuma. Senão seremos governados pelo Medo.

Ufa, ainda bem que isso não acontece!
    ---
    ---

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)