Exibindo resultados 1 até 9 de 9

Tópico: Software que lê o trafego da rede e impede o desligamento do PC

Desde
    Nov 2009
    Peso da Avaliação
    0

Software que lê o trafego da rede e impede o desligamento do PC

Boa tarde a todos, sei que minha dúvida não é relacionada totalmente a desenvolvimento seguro, por isso peço aos Moderadores que deletem ou movam o tópico caso julguem que não se encaixa nessa área do Forúm.

Bom, minha dúvida vai para os programadores do Fórum, acho que algum de vocês devem saber como fazer isso.

Frequentemente quando estou baixando algum arquivo da Internet me esqueço do download e acabo desligando a máquina, o que me dá muita raiva...rsrsrs

O que eu queria saber se é possível criar um programa que fica rodando em background e que quando perceba que o comando de desligamento do sistema foi executado verifique se existe trafego de rede e impedisse o computador de desligar. Acho que deva ser possível, porém não tenho nem idéia de como fazer. Se alguém puder me ajudar, em qualquer linguagem que seja eu ficaria muito grato. Valeu pessoal!

T+

Desde
    Jul 2004
    Peso da Avaliação
    10

Re: Software que lê o trafego da rede e impede o desligamento do PC

O comando de desligamento é uma chamada de sistema, uma vez que foi disparada não há como voltar
    (pois o sistema operacional começa a fazer flushes nos arquivos abertos, desmontar dispositivos se seu sistema de arquivos funcionar com "pontos de montagem", leases dhcp (coisa que hoje quase nenhum SO popular faz e julgo um crime, rs) etc)

O que você pode fazer é criar um wrapper para o desligar

No que esse nome chique se resume é num programa que dispare o desligamento do PC (se não houver tráfego
    na rede) aí toda vez que vc desligar o PC deve desligar via esse "wrapper" obrigatoriamente...

No *nix eu substituiria o shutdown ("ALIAS" vamos dizer assim não o ELF) por esse wrapper e tudo funcionaria normalmente (no windows não sei se tem alguma forma via registro de se fazer isso...) e teríamos um legítimo trampolim, qualquer *nix é mesmo um paraíso para qualquer reinventor de rodas :)

Detectar se há tráfego na rede é um pouco mais complicado por ser relativo, você pode (eu faria assim)
    detectar se você está conectado, estando pergunta se deseja realmente desligar ou nem desliga...

Checar se está conectado há várias formas, uma delas e a mais simples é dar um ping num site como o google
    e outros (pois pode ser que em algum momento o google não responda)

Ou ainda procurar nos processos ativos softwares que você usa quando está conectado para realizar seus downloads.

Apenas algumas idéias...

Desde
    Jul 2004
    Peso da Avaliação
    10

descobri uma coisa, no windows vc tem uma pequena janela para cancelar o desligamento, via o programa shutdown com opção "a":

shutdown -a

mas vc precisa ser muito rápido

Desde
    Nov 2009
    Peso da Avaliação
    0

Olá void brain void, obrigado pelas sugestões.

A idéia principio é fazer no Windows mesmo, checar o tráfego da rede eu estava pensando em fazer como você falou, primeiro checo se existe a conexão e depois quem sabe checar se existe alguma troca de pacotes com algum IP, sei lá alguma coisa assim.

O maior problema que esbarrei foi realmente como impedir o windows de desligar o computador.

Aproveitando, será que existiria alguma maneira de inibir o desligamento do Windows?. Não depois que o comando foi disparado, mas sim impedir que ele seja disparado, pois ai eu poderia "desabilitar" o desligamento enquanto o programinha estivesse rodando em background. Mais uma vez valeu!

Desde
    Jul 2004
    Peso da Avaliação
    10

existe o diretivas locais que você configura via o painel de controle quem pode desligar o sistema

isso deve se resumir numa espécie de valor(es) no registro do windows, sabendo como manipulá-los, seu programa pode temporariamente remover todas as opções para os não administradores e depois restaurá-las quando o download terminar.

Mas acho isso bobo porque todo mundo pode apertar o power ou tirar da tomada então...

Desde
    Nov 2009
    Peso da Avaliação
    0

void_brain_void Mais uma vez obrigado por responder, desse jeito que você falou realmente ficaria bobo, mas o intuíto é só pra eu não desligar a máquina por acidente, eu faço isso muito, e recomeçar downloads grandes é sempre ruim.

Desde
    Sep 2004
    Peso da Avaliação
    14

Por que simplesmente nao baixa um gerenciador de downloads?

Assim quando reiniciar o micro ele continua o download de onde parou.

Desde
    Nov 2009
    Peso da Avaliação
    0

Olá brunosolar, obrigado pela resposta, geralmente os downloads que faço são de servidores como o Rapidshare e geralmente esses servidores não aceitam o uso de gerenciadores. Valeu!

Desde
    Dec 2009
    Peso da Avaliação
    0

Citar Originalmente enviado por Hissamu Ver Post
    Olá brunosolar, obrigado pela resposta, geralmente os downloads que faço são de servidores como o Rapidshare e geralmente esses servidores não aceitam o uso de gerenciadores. Valeu!
    boa tarde
    experimente o jdownloader.

1 abraço

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)