Exibindo resultados 1 até 10 de 10

Tópico: Estou fazendo a escolha certa?

Desde
    Dec 2009
    Peso da Avaliação
    0

Estou fazendo a escolha certa?

Bom gente comecei na informática eu tinha apenas 3 anos, hoje possuindo 17 já tenho uma experiencia em algumas áreas dela, praticamente tudo que eu sei hoje de informática foi porque eu fui correr com as minhas pernas no bom e velho método “auto-didata/tentativa-erro” ou algo parecido com isso. A informática sempre me fascinou, suas tecnologias, inovações etc; porem desde então que estou acabando o ensino médio estou com séria duvida na cabeça.

A minha vontade sempre foi ser um profissional ligado a área de segurança que acredito eu é o que mais me encanta na informática, a proteção de sistemas, um verdadeiro quebra cabeça. Logo que acabei o ensino médio prestei 2 faculdades a IBTA e a FIAP(ambas em SP onde resido) passei nas 2 e me matriculei na FIAP no curso de Tecnologias em Redes.

Me apaixonei uma vez pela profissão de um ator do filme Firewall, pelo que parece ele eh um CSO que é mais o menos o que eu busco para mim

Com o passar do tempo está vindo na minha cabeça se eu fiz a escolha certa sobre o curso, tenho visto muito sobre o curso Sistema de informação mais na verdade não sei realmente o que seria mais ideal pra mim. Pra um futuro pretendo ser algo como um analista de segurança, um CSO ou até um segurança de informação/redes, minha maior duvida é exatamente o que esses profissionais fazem exatamente na sua carreira pra ver se é realmente isso o que eu procuro como meu ideal de trabalho.

Na verdade eu sei o que eu quero ser (Analista de segurança, CSO ou algo relacionado a isso,segurança, etc.. mais na verdade não sei qual são as profissões que existem nessa área) mais a duvida é mesmo se para o que eu pretendo o curso é o correto.

Se possível pessoal vocês poderiam me dizer algumas profissões relacionado a essa área de segurança, analista , etc..

Desde já agradeço vocês todos.
    Muito obrigado

Desde
    Mar 2006
    Local
    Santo Andre, SP, Brazil
    Peso da Avaliação
    12

Re: Estou fazendo a escolha certa?

"...possuindo 17 já tenho uma experiencia em algumas áreas dela..."

Meu velho, (rsrs) com 17 anos o ser humano não sabe nada nem da vida, muito menos em uma profissão. O fato de vc ter contato com tecnologia aos 3 anos, você e TODA a sua geração não te coloca "na área".

"...prestei 2 faculdades a IBTA e a FIAP(ambas em SP onde resido) passei nas 2 e me matriculei na FIAP no curso de Tecnologias em Redes..."

Bom começo... aí sim vc pode dizer que começou e começar a contar a sua experiência do "zero" a partir daí meu garoto.

"...Me apaixonei uma vez pela profissão de um ator do filme Firewall, pelo que parece ele eh um CSO que é mais o menos o que eu busco para mim..."

Sinto em te falar que o que o Harison Ford faz no filme não tem EXATAMENTE "nada" a ver com a profissão de um CSO. (não chore de decepção, a realidade é dura)

"...Na verdade eu sei o que eu quero ser (Analista de segurança, CSO ou algo relacionado a isso,segurança, etc.. mais na verdade não sei qual são as profissões que existem nessa área) mais a duvida é mesmo se para o que eu pretendo o curso é o correto..."

Começe estudando muito na sua faculdade, a partir da segunda metade começe a fazer cursos extra curriculares ou estude por conta. Jamais ignore matérias de "base" que as pessoas costumam ignorar (criptografia basica, lógica de programação, camada OSI)... estude e se prepare "covardemente" e não ignore nenhuma matéria, se ela está lá, ela é importante para sua formação profissional. Aprenda inglês...

Não se preocupe em ser um no meio de mil mais CORRA ATRÁZ PARA SER PELO MENOS UM EM CEM. Só assim terá chance no mercado.

Se você considerar esses meus conselhos, e muitos outros que os colegas escreverão aqui", depois de uns 10 anos trabalhando na área (e não conte com a faculdade, anos de experiência começa a contar pós faculdade), depois desse tempo talvez, eu disse talvez será um ótima Analista de Segurança.

Se além das qualificações técnicas você tiver jogo de cintura, experiência internacional e algumas certificações na bagagem pode ser que você chegue a ser um CSO, mais isso também é um talvez.
    "COBIT isn't a four letter word"

Desde
    Dec 2009
    Peso da Avaliação
    0

Mais sobre o curso Tecnologias em Redes, é o ideal para essa area de segurança?

Se não o que seria recomendado?

obrigado

Desde
    Jun 2006
    Peso da Avaliação
    17

Citar Originalmente enviado por galenogarbe Ver Post
    Sinto em te falar que o que o Harison Ford faz no filme não tem EXATAMENTE "nada" a ver com a profissão de um CSO. (não chore de decepção, a realidade é dura)
    Róli-údi é róli-údi. Um banco que confia TODAS as senhas e controle de TODOS os acessos a uma única pessoa tem mais é que quebrar. Aliás, nesse filminho parece que o HF é o ÚNICO funcionário da área de SI.

Wolva, se quiser se espelhar em alguém temos vários profissionais idôneos aqui mesmo no ISTF.

[]s,

RB
    Gostou do meu comentário? Então o avalie positivamente. É fácil: é só clicar na estrelinha, selecionar "aprovo" e deixar seu recado.

Não é uso indevido, não é quebra de direito autoral. É homenagem.
    Best movie, ever: http://robotbastard.robschrab.com/movies/index.html

Desde
    Dec 2009
    Peso da Avaliação
    0

Na verdade o filme que eu quis dizer foi um exemplo que eu vi q era da area de SI.

Na verdade eu nao sei exatamente as profissoes que existem relacionado a segurança, alguem poderia me dizer algumas ?

obg

Desde
    Feb 2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Peso da Avaliação
    0

Citar Originalmente enviado por wolva Ver Post
    Na verdade o filme que eu quis dizer foi um exemplo que eu vi q era da area de SI.

Na verdade eu nao sei exatamente as profissoes que existem relacionado a segurança, alguem poderia me dizer algumas ?

obg
    Eu também tive essa dúvida um dia. Por favor, corrijam-me se estiver enganado ou tiver algo a mais acresentar

Técnico (Analista de Segurança): Responsavel pela administração dos produtos, ex: Firewalls, IPS/IDS etc, monitoramente de logs e alarmes de segurança.

Designer / Arquiteto: Responsavel por estudar e desenhar soluções que oferençam estabilidade e segurança baseando nas normas internacionais ISO 27001, BS17799 entre outras.

Security Manager: Responsavel por elaborar e administrar normas de segurança também baseando-se nas melhores práticas, conceitos e normas internacionais ISO 27001, BS17799 entre outras. Futuro CSO !!!

Abs !!!

Flavio Anello

Desde
    Jan 2009
    Local
    São Paulo
    Peso da Avaliação
    9

Esse tópico do blog do Anchises pode te ajudar:

As carreiras na área de Segurança
    "Só é digno de seu poder aquele que o justifica dia após dia" Dag Hammarskjöld

"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke

"Injustice anywhere is a threat to justice everywhere." Martin Luther King Jr

"To attack a castle you first need to know all the entry points." Lonerunners

Apresentações e Estudos sobre Segurança da Informação e TI em geral: http://www.slideshare.net/NLDT/presentations

Porque Segurança transcende Tecnologia!

Desde
    Feb 2010
    Peso da Avaliação
    0

No momento estou fazendo Sistemas de Informação, mas minha opinião é que se você quer começar com uma facul boa que te de uma ótima base, é fazer ciencias da computação ou engenharia da computação, além de cursos extras e self-study.

Desde
    Mar 2010
    Peso da Avaliação
    0

Tenho a mesma dúvida que você wolva..
    São tantas áreas que estou meio perdido, não achei ainda algum lugar contendo e explicando as áreas que SI abrange.
    Mas ja tenho em mente +- oque eu quero. Vejo que você também tem, procure informações baseadas no que você quer. :D

Desde
    Aug 2009
    Local
    Fortaleza, CE
    Peso da Avaliação
    0

Boa tarde, Srs.
    Acho que um bacharelado em ciencias da computação, apesar de ser um curso totalmente científico, ainda é o mais adequado (não posso deixar de confessar que não concluí minha faculdade ainda). No entanto, eu, por falta de tempo mesmo, estou fazendo um curso técnologo EAD (Ensino a distancia) pela universidade católica de brasília. É um curso de Tecnologia em Segurança da Informação e a grade do curso é até interessante. Agora com relação a faculdade eu conheco gente, não é o meu caso infelizmente, que trabalha muito bem com segurança da informação, alguns possuem empresa e bons contratos com orgãos públicos e ainda não pisaram numa faculdade e tenho impressão que nem irão :).
    Mas, pra dar algum teor de utilidade ao meu comentário, eu sugiro que vc começe a buscar por certificações na área, tanto em produtos (Checkpoint, Netscreen, Cisco etc., todas com enfase em segurança...) quanto certificações vendor neutral (security+, network+, cissp por exemplo). A vantagem de fazer isso, em particular certificações como security+, é que vc tem uma visão geral da área e pode, quem sabe, desenvolver o interesse por algum segmento específico.
    Espero ter ajudado.
    []'s
    Rafae Rego.

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)