Exibindo resultados 1 até 10 de 10

Tópico: Ataque MITB - Man-In-The-Browser

Desde
    Jan 2009
    Local
    São Paulo
    Peso da Avaliação
    9

Ataque MITB - Man-In-The-Browser

Lendo este artigo, cuja versão original se encontra aqui, começo a pensar na complexidade de proteção desse ataque.

Como um site bancário poderia se precaver contra esse tipo de malware? Deveria só "deixar" por conta dos AVs instalados, antispyware e Cia.?

Aliás, no GTS o Danton Nunes havia comentando sobre isso.

Gostaria da opinião de vocês :)
    "Só é digno de seu poder aquele que o justifica dia após dia" Dag Hammarskjöld

"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke

"Injustice anywhere is a threat to justice everywhere." Martin Luther King Jr

"To attack a castle you first need to know all the entry points." Lonerunners

Apresentações e Estudos sobre Segurança da Informação e TI em geral: http://www.slideshare.net/NLDT/presentations

Porque Segurança transcende Tecnologia!

Desde
    Jun 2006
    Peso da Avaliação
    16

Re: Ataque MITB - Man-In-The-Browser

Esse tipo de ataque pode vir a ser o grande pesadelo para ambas as partes, bancos e clientes.
    No lado do banco vai causar o aumento de fraudes por conta da ineficácia de regras de validação baseadas em endereço IP e identificação da máquina, já que ambos são do cliente autêntico.
    No lado do cliente poderá acontecer de os bancos não mais o ressarcirem baseados no argumento de que a transação partiu da máquina dele, na mesma data e hora de um acesso autêntico, e nesse caso caberia a ele o ônus da prova (a perícia no computador, por exemplo).
    Aí é que as cabeças dos juízes vão dar nó...

[]s,

RB
    Gostou do meu comentário? Então o avalie positivamente. É fácil: é só clicar na estrelinha, selecionar "aprovo" e deixar seu recado.

Não é uso indevido, não é quebra de direito autoral. É homenagem.
    Best movie, ever: http://robotbastard.robschrab.com/movies/index.html

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Pois é, antes teve um mané que falou disso, num evento do GTS 4 anos atrás, e já não era novidade:
    ftp://ftp.registro.br/pub/gts/gts07/...debancaria.pdf

Aqui mesmo no ISTF, já rolou esse assunto tem pelo menos 2 anos.

Mas pelo agora parece que tá caindo a ficha...

Citar Originalmente enviado por Lord Dagonet Ver Post
    Aliás, no GTS o Danton Nunes havia comentando sobre isso.

Gostaria da opinião de vocês :)
    Assinatura? Só na presença dos meus advogadoshttp://naopod.com

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Esse ataque difere do sequestro de sessão. Mas é basicamente o mesmo - a nível de transação - e não autenticação.

Manipulamento de interface de browser não tem nada demais e não é nada novo, keyloggers e trojans há mais de 6 anos já utilizavam APIs/objetos de browsers. Esse man in the browser nada mais é do que as velhas telas fakes sobre browsers junto com manipulações de referência e valores / URLs internas.

Ataques no lado do cliente, NUNCA serão contornados 100% com defesas só no lado do cliente. A não ser que você envie um live cd com linux e deixa ele se virar.
    Mas, isso não interessa pro banco, enquanto ele não mudar o foco, estará fomentando o mercado e ao que parece também vai estar bom para ele (o banco). Plugins, sandboxs e anti-malwares na camada de usuário são apenas paliativos que não resolvem e ele sabe disso.

Claro, existem algumas soluções realmente interessantes. Mas só vai mudar mesmo quando o banco resolver verificar efetivamente a transação solicitada pelo cliente (parece que o BB já está fazendo..).

Aí todos vão cair na real de quão culpado era o banco e ninguém sabia...

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Citar Originalmente enviado por caiorossi Ver Post
    Ataques no lado do cliente, NUNCA serão contornados 100% com defesas só no lado do cliente. A não ser que você envie um live cd com linux e deixa ele se virar.
    Dificil vai ser usar o live cd em netbook e celular.

Claro, existem algumas soluções realmente interessantes. Mas só vai mudar mesmo quando o banco resolver verificar efetivamente a transação solicitada pelo cliente (parece que o BB já está fazendo..).
    Até onde entendi o BB montou uma camada baseada em Java. E, como sabemos, java e segurança na mesma frase não combinam.

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Citar Originalmente enviado por nelson Ver Post
    Dificil vai ser usar o live cd em netbook e celular.
    Tem razão quanto aos netbooks. Mas celular, aí já estamos tratando de outra plataforma.

Até onde entendi o BB montou uma camada baseada em Java. E, como sabemos, java e segurança na mesma frase não combinam.
    Mas se for uma solução no lado do servidor a nível de transação, pode ser interessante. Me pareceu uma forma "híbrida" disto com segurança humana (lado do banco), tipo uma verificação on-the-fly (mas antes o próprio servidor fazendo a filtragem por perfis individuais para eliminar falsos positivos).

Eu não sei exatamente, estou supondo, até porque pela parca notícia que li, não diz nada além daquilo que já é feito há séculos.

E ainda está fazendo seu mkt com o slogan "nosso sistema está agora tão seguro que até eliminamos o teclado virtual". (?!?!)

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Tem razão quanto aos netbooks. Mas celular, aí já estamos tratando de outra plataforma.
    E porque a mesma solucao nao pode atender aa multiplas plataformas? Sinceramente nao vejo nenhuma dificuldade nisso.

Mas se for uma solução no lado do servidor a nível de transação, pode ser interessante. Me pareceu uma forma "híbrida" disto com segurança humana (lado do banco), tipo uma verificação on-the-fly (mas antes o próprio servidor fazendo a filtragem por perfis individuais para eliminar falsos positivos).

Eu não sei exatamente, estou supondo, até porque pela parca notícia que li, não diz nada além daquilo que já é feito há séculos.

E ainda está fazendo seu mkt com o slogan "nosso sistema está agora tão seguro que até eliminamos o teclado virtual". (?!?!)
    Sim, tem coisa do lado do servidor e do cliente tambem. O do lado do cliente e' java, ai que a coisa engasga.

Desde
    Aug 2008
    Peso da Avaliação
    12

Citar Originalmente enviado por nelson Ver Post
    E porque a mesma solucao nao pode atender aa multiplas plataformas? Sinceramente nao vejo nenhuma dificuldade nisso.
    Se estivermos falando em utilizar canais diferentes para assegurar o controle a somente um deles, eu apoio totalmente claro.
    O que não pode é multiplicar o acesso viciado à plataformas inseguras diversas. Neste caso, então melhor abondar a mais vulnerável.

Sim, tem coisa do lado do servidor e do cliente tambem. O do lado do cliente e' java, ai que a coisa engasga.
    Não vejo como java vm do lado do cliente pode ajudar em alguma coisa. Vou analisar melhor essa solução, parece que estão tentando virtualizar alguns processos e manter uma monitoração constante sobre a máquina do cliente, parecido com soluções igual Trusteer's Rapport.

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Se estivermos falando em utilizar canais diferentes para assegurar o controle a somente um deles, eu apoio totalmente claro.
    O que não pode é multiplicar o acesso viciado à plataformas inseguras diversas. Neste caso, então melhor abondar a mais vulnerável.
    Nem uma coisa nem outra, falei de solução de segurança que não depente da plataforma.
    Completamente facttivel, a meu ver.

Não vejo como java vm do lado do cliente pode ajudar em alguma coisa. Vou analisar melhor essa solução, parece que estão tentando virtualizar alguns processos e manter uma monitoração constante sobre a máquina do cliente, parecido com soluções igual Trusteer's Rapport.
    Pois é, virtualizando dentro da máquina java.

Desde
    Jan 2009
    Local
    São Paulo
    Peso da Avaliação
    9

"Só é digno de seu poder aquele que o justifica dia após dia" Dag Hammarskjöld

"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke

"Injustice anywhere is a threat to justice everywhere." Martin Luther King Jr

"To attack a castle you first need to know all the entry points." Lonerunners

Apresentações e Estudos sobre Segurança da Informação e TI em geral: http://www.slideshare.net/NLDT/presentations

Porque Segurança transcende Tecnologia!

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)