Olá rapazes :).
Andei pensando nos dias que se seguiram ao ISSA DAY (16 Abril) sobre qual o nosso papel, como profissionais de Segurança da Informação.
Digo isso porque na palestra do dia o dono da Kaspersky comentou sobre o aumento do cibercrime e como os atuais smartphones atuais tendem a evoluir e a virar a principal plataforma de computação, mudando da plataforma "parada" atual para uma plataforma móvel.
Somado ao vídeo do Kaspersky, citado aqui em outro tópico, gostaria de mostrar esse vídeo aqui: EDUCARTIS - VOCÊ SABIA?
Vendo os dois, vemos que tudo acontece cada vez mais rápido, e grande parte dessa nova velocidade se deve a tecnologia, com destaque para a internet.
Além dos fatos supracitados, algo que discutimos aqui e vemos em nossos trabalhos é que a segurança será cada vez mais imprescindível (aliás, já deveria ser), nas novas atividades proporcionadas pela tecnologia, como cloud computing, SaaS, entre outras, assim como diversos serviços que cada vez mais utilizaremos em nossos computadores móveis, como transações bancárias e acesso remoto a nossas empresas.
Ok, muito blá blá e historinha, vamos lá :)
Isso posto, cada vez mais nós, os profissionais de segurança da informação, serão mais importantes e cruciais na vida das pessoas, possibilitando que elas trabalhem, se comuniquem e vivam em segurança, pois nós traremos a segurança para os sistemas que as cercam.
Vi no ISSA DAY e até no GTS-14, que fui, como somos poucos, perante esse desafio. Sim, pelo que vi (e os mais experientes que eu podem (ou não) me endossar) são muitos poucos os profissionais nessa área no Brasil. Os motivos? Cabe discutir, mas esse não é o propósito pelo qual escrevo.
Escrevo pois, gostaria de saber, porque trabalhamos com segurança da info.? Essa área que exige cada vez mais compromisso e ética dos seus profissionais, está bem servida? Comento isso porque tive a impressão, ao conhecer diversos profissionais, que muitos trabalham apenas pelo dinheiro ou pelo reconhecimento da área, do tipo "Eu estando bem, dane-se o resto", e não creio que essa área evolua com profissionais assim. Precisamos, no meu modo de ver, de profissionais compromissados com essa responsabilidade crescente que nos é colocada pelo avanço e dependência da tecnologia. Somos assim? Estamos prontos para isso?
Afinal, porque você trabalha (ou quer trabalhar) com Segurança da Informação?
PS: Se eu viajei muito ao pensar que deveríamos ser paladinos e não apenas profissionais, me avisem...deve ser excesso de Warcraft...:D
"Só é digno de seu poder aquele que o justifica dia após dia" Dag Hammarskjöld
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke
"Injustice anywhere is a threat to justice everywhere." Martin Luther King Jr
"To attack a castle you first need to know all the entry points." Lonerunners
Apresentações e Estudos sobre Segurança da Informação e TI em geral: http://www.slideshare.net/NLDT/presentations
Porque Segurança transcende Tecnologia!
There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)