Exibindo resultados 1 até 7 de 7

Tópico: Entram na minha rede, perdem dados. Posso ser culpado?

Desde
    Nov 2007
    Local
    Good Place /dev/null
    Peso da Avaliação
    7

Entram na minha rede, perdem dados. Posso ser culpado?

Prezados,

Utilizo internet banda larga (velox), recentemente adquiri um modem wireless (por sinal, muito bom, o "wtr54gs" da linkSys - Cisco), configurei tudo certinho, o sinal esta perfeito.

Para fazer um teste, coloquei a senha igual o nome da rede, acessaram-a. Para ser mais ousado, deixei a rede aberta por algumas horas e, algumas pessoas começaram a acessar e navegar, abri o ettercap e pimba, obtive muitos dados privados. Não os guardei, foi apenas para teste. Aí veio a dúvida; Até que ponto é crime esta atitude? Sendo que a rede é privada (quando com senha)? "Invadem" meu espaço sem segurança alguma, se por acaso perderem algum dado, podem me processar por isso, até que ponto isto é crime?

Outras pessoas na podem pegar dados bancários, mas como o responsável pela rede sou eu, posso ser julgado por isso? Enfim, fica a dúvida.

[]'s, Muniz.
    ...

Desde
    Jun 2007
    Local
    Londres - Inglaterra
    Peso da Avaliação
    11

Re: Entram na minha rede, perdem dados. Posso ser culpado?

Estou inclinado a achar que:

Quando alguem clica em conectar em uma rede desconhecida, ele assume o risco de perder seus dados. A nao ser que fique provado que o dono do "rogue wireless access point" tenha agido premeditadamente como dolo e intuito apenas de roubar dados.

Exemplo: vou para o aeroporto e crio meu "fake AP" chamado "Infraaero hotspot - Internet Gratis" ...e comeco a roubar uns dados... nesse sentido eu estou induzindo o cliente ao erro, fazendo ele pensar que tenha se conectado em um hotsopt autorizado pela administracao do aeroporto, logo estou agindo com dolo.

Mais se eu uso meu roteador no meu servico, vem um "espertinho" se conecta e depois esse "espertinho" diz que eu roubei os dados dele .. ai acho que nao cola nao.

[s]
    -A.A.

Desde
    Jan 2009
    Local
    São Paulo
    Peso da Avaliação
    9

Desculpe se a analogia não estiver sendo bem feita, mas a situação não seria parecida com esta:

Um ladrão entra na tua casa e furta um objeto, uma TV por exemplo. Mas na fuga, o ladrão atrapalhado deixa cair sua carteira, contendo o seu cartão de crédito e um papel aonde o "gênio" guarda sua senha de 6 dígitos. Você usaria esse cartão? Seria crime?

Alguém tem uma outra analogia (talvez mais correta) para compartilhar? :D
    "Só é digno de seu poder aquele que o justifica dia após dia" Dag Hammarskjöld

"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke

"Injustice anywhere is a threat to justice everywhere." Martin Luther King Jr

"To attack a castle you first need to know all the entry points." Lonerunners

Apresentações e Estudos sobre Segurança da Informação e TI em geral: http://www.slideshare.net/NLDT/presentations

Porque Segurança transcende Tecnologia!

Desde
    Sep 2004
    Peso da Avaliação
    14

Citar Originalmente enviado por Lord Dagonet Ver Post
    Desculpe se a analogia não estiver sendo bem feita, mas a situação não seria parecida com esta:

Um ladrão entra na tua casa e furta um objeto, uma TV por exemplo. Mas na fuga, o ladrão atrapalhado deixa cair sua carteira, contendo o seu cartão de crédito e um papel aonde o "gênio" guarda sua senha de 6 dígitos. Você usaria esse cartão? Seria crime?

Alguém tem uma outra analogia (talvez mais correta) para compartilhar? :D
    Nesse caso acho complicado. Talves se fosse usado apenas para repor a televisao roubada.... Mas um erro nao justifica o outro.

Desde
    Dec 2003
    Local
    Sampa
    Peso da Avaliação
    15

como você pode pegar dados bancários se os "internet bankings" usam criptografia na transmissão?

agora a respeito de sua pergunta: se a rede de um "cidadão comum" é invadida e usada para fins ilícitos, o cidadão pode alegar que não sabia. Mas você, um profissional de segurança. pode?
    Só sei que nada sei.
    "For the Horde"

Desde
    Jun 2007
    Local
    Londres - Inglaterra
    Peso da Avaliação
    11

outra analogia..

Faco o download do windows 7 pirata. Na minha primeira transferencia bancaria meus dados sao furtados. Posso ligar pra microsoft reclamando ??

[s]
    A.A.

Desde
    Apr 2010
    Local
    São Paulo, SP
    Peso da Avaliação
    0

perante a lei, se conseguirem provar que foi voce quem capturou e usou as informações, pode sim, independente do usuário estar em um local não autorizado, ao usar as informações dele, voce estará cometendo estelionato.
    mas....
    sabemos que é extremamente difícil o julgamento de crimes digitais, eu diria que com exceção a fraudes bancárias,
    ninguém vai correr atrás disso, então: divirta-se! rsrss

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)