Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Exibindo resultados 1 até 10 de 13

Tópico: Indicação de livros

Desde
    Dec 2010
    Peso da Avaliação
    0

Indicação de livros

Boa tarde,

Eu sou programador e estou querendo entrar no ramo da segurança da informação. Nao tenho muitos conhecimentos sobre redes, por isso acredito que esse é o ponto no qual devo me focar primeiro.

Estou procurando um bom livro sobre redes, muita gente me recomendou o Redes de Computadores - Andrew S. Tanenbaum, mas me pareceu ser um livro mais para referencia do que para aprendizado ( estou certo ? ). Alguém conhece um livro sobre redes que seja mais "didático" ? pode ser em ingles.

Desde
    Nov 2010
    Local
    São Paulo, SP
    Peso da Avaliação
    0

Re: Indicação de livros

Boa noite FelipeRs.

Ainda não sou profissional desta área, mas se me permite contribuir...

Apesar de focar em seus produtos, achei interessante o livro da cisco CCNA. Conceitualmente, gostei do livro do Tanenbaum. Me ajudou(a) bastante.

Confesso que não sou do tipo que compra muitos livros. Consulto mais sites. E um destes que eu é o GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes [ http://gter.nic.br/ ]. Ele possui muitos vídeos e documentos de palestras gratuitamente. Vale a pena conferir.
    Existe também o GTS - Grupo de Trabalho em Segurança de Redes [ http://gts.nic.br/ ] que é análogo ao GTER.

Desde
    Jul 2009
    Peso da Avaliação
    0

Bom dia FelipeRS,

Recomendo o livro introdutório do Kurose (Kurose, James F. - Redes de computadores e a internet), ele faz uma abordagem top-down, começando pela camada de aplicação até a camada física, tem um capítulo focado em segurança de redes também, que aborda criptografia.

Confira a ementa do livro:
    http://wps.aw.com/br_kurose_rede_1/7....cw/index.html

Estou na mesma situação que você (programador web), e esse livro facilitou o conhecimento, porque já sabia um pouco sobre a camada de aplicação, consequentemente consegui acompanhar o livro;

Espero ter ajudado

Abraço galera

Desde
    Jan 2009
    Local
    São Paulo
    Peso da Avaliação
    9

Também aprendi com o Tanenbaum, mas o acho muito superficial em Segurança...o capítulo só tangencia o assunto...seguem as sugestões:

Networking Bible

Computer Networks: Principles, Technologies and Protocols for Network Design

E depois...

Network Security Assessment: Know Your Network
    "Só é digno de seu poder aquele que o justifica dia após dia" Dag Hammarskjöld

"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke

"Injustice anywhere is a threat to justice everywhere." Martin Luther King Jr

"To attack a castle you first need to know all the entry points." Lonerunners

Apresentações e Estudos sobre Segurança da Informação e TI em geral: http://www.slideshare.net/NLDT/presentations

Porque Segurança transcende Tecnologia!

Desde
    Jun 2006
    Peso da Avaliação
    16

Felipe, se a sua praia é programação então minha sugestão é que você estude as melhores práticas de segurança em programação. Programas mal escritos são a principal fonte de vulnerabilidades (né Bill Gates?).
    Ainda: Segurança da Informação é um tema amplo, não restrito a redes e programação.

[]s,

RB
    Gostou do meu comentário? Então o avalie positivamente. É fácil: é só clicar na estrelinha, selecionar "aprovo" e deixar seu recado.

Não é uso indevido, não é quebra de direito autoral. É homenagem.
    Best movie, ever: http://robotbastard.robschrab.com/movies/index.html

Desde
    Dec 2010
    Peso da Avaliação
    0

Muito obrigado a todos pelas sugestões, consegui um exemplar do Networking Bible e vou comecar a ler hj mesmo.

Robot Bastard, minha praia é programação sim mas nao vou poder escapar de aprender redes, até mesmo porque um dos temas mais cobrados na prova para perito criminal federal é redes e eu pretendo fazer esse concurso quando sair.

valeu

Desde
    May 2005
    Local
    Olinda, PE, Brazil.
    Peso da Avaliação
    12

Opa

Sobre redes minha indicação é a que um colega citou a um certo tempo e indicou pra mim num tópico aqui faz 03 anos já, mas como vc se diz iniciante então penso que ainda vale a pena conferir, e ele ainda é livro texto de muitas cadeiras de redes de universidades por ai a fora.

ISBN: 85-7001998 Nível avançado, Das Lans Mans Wans as Redes ATM.
    Luiz Fernando Gomes Soares
    Guido Lemos
    Sérgio Colcher

Junto a indicação do Lord Dagonet

Amplexos!!!
    Última edição por J.Augusto : 14/12/2010 às 18:50 Motivo: Ortografia
    "Se eu não for por mim, quem será por mim?
    e se eu não tomar conta de mim, quem sou eu? E se não fôr agora, quando será?"

Desde
    Jun 2006
    Peso da Avaliação
    16

Citar Originalmente enviado por FelipeRs Ver Post
    Robot Bastard, minha praia é programação sim mas nao vou poder escapar de aprender redes, até mesmo porque um dos temas mais cobrados na prova para perito criminal federal é redes e eu pretendo fazer esse concurso quando sair.

valeu
    Ah, que bom! Mas a dica de se aprofundar em programação segura é porque existem poucos profissionais com esse perfil, que são especializados em analisar a segurança de códigos ou dar consultoria sobre o assunto. Já em relação a segurança de redes, deixou de ser um nicho exclusivo de poucos.
    Boa sorte nos estudos!

[]s,

RB
    Gostou do meu comentário? Então o avalie positivamente. É fácil: é só clicar na estrelinha, selecionar "aprovo" e deixar seu recado.

Não é uso indevido, não é quebra de direito autoral. É homenagem.
    Best movie, ever: http://robotbastard.robschrab.com/movies/index.html

Desde
    May 2005
    Local
    Olinda, PE, Brazil.
    Peso da Avaliação
    12

Olá

Interessante essa questão do foco da segurança para a análise do código... Será que temos uma linguagem ou um conjunto delas que são propícias a isto ou podemos fazer isto com qualquer uma?

E as linguagens como o C# que são proprietárias são interessantes para estas análises também?
    "Se eu não for por mim, quem será por mim?
    e se eu não tomar conta de mim, quem sou eu? E se não fôr agora, quando será?"

Desde
    Dec 2009
    Local
    Rio de Janeiro
    Peso da Avaliação
    0

Bem, acho que já lhe sugeriram bons livros sobre redes. Eu deixo a mesma sugestão do colega Robot Bastard. Se você já tem algum tipo de intimidade com a programação, acaba sendo mais viável estudar segurança de softwares. Você já sabe usar um debugger ? Já entende como funciona um buffer overflow ou um stack overflow ? Tem alguma noção de "network programming" (sockets) ? Bem, acho que seria mais fácil você ir por este caminho, esta é apenas minha humilde opinião, é claro.

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)