Exibindo resultados 1 até 10 de 10

Tópico: Video Aula que fiz sobre: CRIPTOGRAFIA DE EMAILS COM GPG/PGP

Desde
    Mar 2006
    Local
    Santo Andre, SP, Brazil
    Peso da Avaliação
    12

Video Aula que fiz sobre: CRIPTOGRAFIA DE EMAILS COM GPG/PGP

É incrível como fazer as coisas direito dão tanto trabalho.

Tinha que montar uns 5/6 cursos e resolvi fazer algo mais elaborado. Resultado, umas 20 horas de trabalho para 30 minutos de vídeo. ... e ainda tem muuuito a melhorar:

Sugestões são muito bem vindas.

Gostou? Avalie o tópico!
    "COBIT isn't a four letter word"

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Re: Video Aula que fiz sobre: CRIPTOGRAFIA DE EMAILS COM GPG/PGP

Galeno, meus parabéns! Achei essa vídeo aula de altíssima qualidade!

Se me permite alguns comentários:

A explicação de como funciona os meandros da criptografia assimétrica ficou ligeiramente incompatível com o be-a-bá do download e instalação do GPG. Se uma parte agradar a um público, não vai agradar a outro. Se o objetivo for ensinar detalhes do método, acho que pode dar uma acelerada no final. Por outro lado, se o motivo for fazer um leigo usar essa tecnologia, pode resumir mais a parte teórica.

Um outro detalhe é ler ou repetir, mesmo que em outras palavras, o que está escrito nos slides. Tente manter uma anotação à parte para guiar a narrativa, e abuse de recursos gráficos para explicar os conceitos. Assim o aluno consegue fazer uma associação "sinestésica" do que ele está ouvindo ao que está vendo, aumentando as changes de retenção do conteúdo.

Como o projeto está no começo, dá para notar uma certa insegurança na voz, que dá uma tremulada de vez em quando. Isso é natural e vai sumir com o tempo. Experimente variar o tom, dando mais ênfase a um ou outro parágrafo, o que evita uma fala monocordia, chamando mais a atenção do ouvinte.

Experimente também uma trilha sonora suave. Quem sabe uma trilha original na guitarra? ;)

Nota: Eu sou um péssimo orador! O que estou sugerindo é o que muita gente já me sugeriu e o que eu consegui fazer realmente deu resultado.

Gostei muito da iniciativa. Parabéns mais uma vez!

[]s, MM

Desde
    Mar 2006
    Local
    Santo Andre, SP, Brazil
    Peso da Avaliação
    12

Wow!

Esse tipo de cr�tica geralmente s� se recebe "pagando"!

Notei mesmo que inconscientemente, alguns pontos que voc� levantou. O dif�cil � ter uma an�lise auto-cr�tica (pelo menos no come�o), de algo t�o dispendioso de tempo e pesquisa. Esse trabalho � um exerc�cio para projetos volunt�rios (ou n�o) futuros mais sem d�vida alguma, busco a excel�ncia requerida para esse tipo de trabalho. Principalmente quando fazemos algo n�o-an�nimo com alcance t�o grande. (olha a exposi��o a�!)

J� dediquei cerca de 20 horas para esse piloto, espero dedicar mais 20, e at� outras 20 horas para alcan�ar a f�rmula e medida correta. Espero conseguir organizar meus pensamentos, junto com a pr�tica de alguns (n�o poucos) anos de experi�ncia em algo de qualidade did�tica suficiente para manter tal exposi��o.

Vou rever cada ponto que voc� citou com bastante cuidado. (simplesmente por concordar com cada um deles)

Em tempo: Porque n�o fazemos algo parecido em conjunto? (para aprendermos e nos divertirmos). A web est� convergindo para conte�dos audio/visuais. Um podcast poderia ser um bom come�o, al�m de conte�dos similares ao que mostrei aqui.

Voltando ao conte�do que gerei, refor�o: CONCORDO! Vou revisar e reorganizar o roteiro! Creio que quase nada � excelente na vers�o 1.0.

Desde
    May 2011
    Peso da Avaliação
    0

Amigos esta privado o acesso ao Video. Alguem pode ajudar ???

Abraços

Desde
    Aug 2008
    Local
    Ao ar livre e em bando
    Blog Entries
    1
    Peso da Avaliação
    5

Citar Originalmente enviado por zork Ver Post
    Amigos esta privado o acesso ao Video. Alguem pode ajudar ???

Abraços
    Você estava logado na hora que clicou no "play"?

Não que isso tenha alguma coisa a ver o.0

Pois, para mim funcionou normal.

Desde
    Aug 2008
    Local
    Ao ar livre e em bando
    Blog Entries
    1
    Peso da Avaliação
    5

Mas enfim, sobre o vídeo, além das dicas e conselhos sábios do mmachado, seguem abaixo erros de português:

Em 1:10 min. do vídeo, você escreveu "oficiente", quando o correto é eficiente.

Fique atento nos momentos que escreveu "porque", nos contextos utilizados, o correto seria "por que" separado.

Em 5:50 min. de vídeo, você diz "Mensagens assinadas digitalmente garante", quando o correto é "Mensagens assinadas digitalmente garantem".

Em 6:40 min. de vídeo, no trecho escrito " No PGP/GPG, você mesmo pode gerar o seu par de chaves público/privada esses certificados... ". Assista o vídeo sem áudio nesta parte, a falta da virgula depois da parte "público/privada" fica evidente.

Em 7:44 min. de vídeo, você escreveu "assim que o PGP", quando o correto seria "assim como o PGP"

Mas, está muito bom todo o resto.

Sobre o último trecho, será que é necessário mostrar tão detalhado a instalação do software? Tipo, mostrar como achar a parada no Google é muito básico, o cidadão que está assistindo pode se sentir meio idiota.

Uma vez conversei com um engenheiro que já trabalhou ajudando a elaborar "manuais de usuário" lol. Ele disse que é bem complicado, pois você tem que detalhar todos os passos literalmente das funções do aparelho em questão, mas tem que tomar cuidado pra não chamar o usuário de idiota, tipo dizendo, "coloque a tomada na tomada da parede".

Achei a parte da pesquisa no Google desnecessária, mas não vai na minha não, deixa ela lá, talvez esteja correto.

Parabéns pelo vídeo, deve ter dado muito trabalho mesmo, ficou ótimo no final das contas.

Ganso.

Desde
    May 2011
    Peso da Avaliação
    0

Valeu Ganso!

Deu certo. :-)

Desde
    Mar 2006
    Local
    Santo Andre, SP, Brazil
    Peso da Avaliação
    12

Pessoal,

Tirei o vídeo do ar. A ajuda foi imensa e gostaria de agradecer principalmente ao MMachado e ao Ganso pelas críticas tão precisas e construtivas.

Vou fazer um outro laboratório. Por hora retirei o material do ar. Certamente irei refazer com o cuidado de não desperdiçar opiniões tão cuidadosas.

Obrigado.

Desde
    Jan 2012
    Local
    Fortaleza
    Peso da Avaliação
    0

Não consigo ver o video. O mesmo diz que é um video privado.

Desde
    Jun 2010
    Local
    /etc/shadow
    Peso da Avaliação
    0

Eu ia dizer a mesma coisa.. :S

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)