Galeno, meus parabéns! Achei essa vídeo aula de altíssima qualidade!
Se me permite alguns comentários:
A explicação de como funciona os meandros da criptografia assimétrica ficou ligeiramente incompatível com o be-a-bá do download e instalação do GPG. Se uma parte agradar a um público, não vai agradar a outro. Se o objetivo for ensinar detalhes do método, acho que pode dar uma acelerada no final. Por outro lado, se o motivo for fazer um leigo usar essa tecnologia, pode resumir mais a parte teórica.
Um outro detalhe é ler ou repetir, mesmo que em outras palavras, o que está escrito nos slides. Tente manter uma anotação à parte para guiar a narrativa, e abuse de recursos gráficos para explicar os conceitos. Assim o aluno consegue fazer uma associação "sinestésica" do que ele está ouvindo ao que está vendo, aumentando as changes de retenção do conteúdo.
Como o projeto está no começo, dá para notar uma certa insegurança na voz, que dá uma tremulada de vez em quando. Isso é natural e vai sumir com o tempo. Experimente variar o tom, dando mais ênfase a um ou outro parágrafo, o que evita uma fala monocordia, chamando mais a atenção do ouvinte.
Experimente também uma trilha sonora suave. Quem sabe uma trilha original na guitarra? ;)
Nota: Eu sou um péssimo orador! O que estou sugerindo é o que muita gente já me sugeriu e o que eu consegui fazer realmente deu resultado.
Gostei muito da iniciativa. Parabéns mais uma vez!
[]s, MM

Responder com citação