Exibindo resultados 1 até 4 de 4

Tópico: Dois Gateways em uma mesmo rede via DHCP.

Dois Gateways em uma mesmo rede via DHCP.

Olá a todos,<br><br>Sou novo no fórum (primeiro post) e estou com um probleminha aqui que eu não estou conseguindo solucionar.<br><br>Vamos aos fatos.<br><br>Eu tenho dois routers um Linksys WRT54G V.8 (firmware DD-WRT) e um Belkin.<br><br>Cada router recebe uma conexão de internet (uma velox e uma net).<br><br>Tudo funcionava normalmente, até hoje quando eu precisei fazer umas modificações.<br><br>Bom, o que eu preciso é colocar esses dois routers para trabalharem em uma mesma rede, o que eu consigo facilmente apenas definindo o IP de cada router. A distribuição das configurações para os computadores é feita via DHCP.<br><br>O problema é que eu preciso configurar cada router de tal maneira que ele passe o gateway diferente a partir do router que foi conectado.<br><br>Exemplo:<br><br>Conecto um pc ao Linksys este passa as configurações da rede. Até aí tudo bem, eu consigo fazer com que ele passem as configurações de rede via DHCP. Só que sempre é passado o gateway apontando para o Belkin e neste caso ele deveria atrelar ao sua própia conexão.<br><br>Já tentei diversas coisas e estou ficando sem uma alternativa.<br><br>As configurações do routers são:<br><br>Linksys: 192.168.1.1<br>Pool Starting: 192.168.1.2<br>Pool Ending: 192.168.1.49<br>Belkin: 192.168.1.50<br>Pool Starting: 192.168.1.51<br>Pool Ending: 192.168.1.100<br><br>Os routers estão ligados a um Switch encore ENH924-AUT.<br><br>Desde já agradeço a atenção.

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Re: Dois Gateways em uma mesmo rede via DHCP.

Você conecta um router e desconecta o outro?

Se os dois estiverem com o DHCP Service ativado, cada um oferecendo o próprio IP como gateway padrão, desde que eles estejam plugados na rede interna em momentos separados, não vejo problema.

O único senão é que as máquinas que pegaram IP via DHCP vão esperar até o lease time expirar para perguntarem novamente por configurações de rede. Se você colocar um lease bem curto, de poucos minutos, talvez não seja um problema.

Que tal, agora que já nos conhecemos, você explicar pra gente o que pretende com esse setup?

Se for criar segmentação de link entre suas estações e precisar que os dois routers fiquem ligados ao mesmo tempo na rede interna, você vai precisar excluir o intervalo de IPs dinâmicos e fazer um mapeamento de MAC address para que um computador não pegue um IP do router errado.

Se você quiser apenas usar um link caso o outro fique fora do ar, troque os dois routers por um que faça failover, como o Linksys RV042. De quebra você ainda ganha a possibilidade de balanceamento de conexões enquanto usa os dois links ao mesmo tempo. E ainda pode dar uma preferência de link para um grupo de estações dentro da rede.

Aproveite e dar uma lida nessa seção do nosso guia:
    http://www.istf.com.br/perguntas/#goal

[]s, MM

Os dois estão com o DHCP service ligado, o problema é justamente esse, sempre um deles sobrepõe o serviço do outro (na verdade sempre o Belkin sobrepõe o DHCP do Linksys).

Neste caso não poderia atrelar o IP via MAC pois a conexão é feita justamente via Wireless e eu não tenho como controlar os dispositivos que irão se conectar a rede pois a qualquer momento pode surgir um novo dispositivo.

O que eu tenho em mente é controlar justamente o gateway que é passado pelos routers.

Vejamos um exemplo, o usuário está com um dispositivo wireless (ex. Iphone) e eu dou a senha do primeiro router, esse router iria desta forma via DHCP Server configurar o acesso do dispositivo pelos parâmetros que foi setado anteriormente.

Se que o meu router Linksys opera com o DHCP sendo distribuído entre o Pool 192.168.1.3 até o 192.168.1.49 os dispositivos que fossem acessados via este deveriam receber as configurações deste juntamente com o gateway padrão dele.

Já o segundo no caso o Belkin deveria repassar as configurações do seu Pool que neste caso está configurado da seguinte maneira: Pool Starting 192.168.1.51 Pool Ending 192.168.1.100 e da mesma forma da conexão feita via Linksys este deveria configurar de forma a repassar seu gateway.

O que acontece hoje é que mesmo eu conectando um aparelho via o Linksys, quem acaba por repassar as configurações é o Belkin e por consequência o seu gateway, quanto ao intervalo de renovação do DHCP por mim tanto faz, uma vez que seja repassado de forma correta, sendo o fator importante que a distribuição seja feita via qual foi router foi feita a conexão.

Estou tendo um sério problema quanto a isso e gostaria de uma luz no fim do túnel.

Obs. O Linksys está setado com o IP 192.168.1.1 e o Belkin 192.168.1.2, sendo assim estão sob operando sob a mesma rede. Um fato importante é que se eu desligar o Belkin o Linksys repassa suas configurações normalmente e é justamente isso que ele deveria fazer independente do Belkin está ligado ou não.

Desde já agradeço a ajuda e muito obrigado a todos pela atenção e tempo disponibilizado.

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Haroldo, o que você quer fazer já ficou claro, só não entendi o motivo.

Colocar dois servidores DHCP no mesmo segmento de rede é procurar por problemas.

Qual é a necessidade de que estes routers estejam na mesma rede? Por que eles precisam do mesmo SSID? Você não pode simplesmente segmentar essa rede, cada um com seu endereçamento e seu servidor DHCP?

Se os dispositivos das duas redes precisam se falar, interligue os dois routers via cabo e configure rotas entre estas duas redes.

[]s, MM

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)