Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Exibindo resultados 1 até 10 de 11

Tópico: Linux e as empresas

Desde
    Jan 2004
    Local
    Salvador, Ba
    Peso da Avaliação
    0
    Quais as vantagens e desvantagens que podemos ter ao migrar todo o sistema de uma empresa para o LINUX?

Em matéria de segurança em que isso pode ser bom e em que pode ser ruim. O que faz as empresas hesitarem em utilizar o LINUX.

Alguém sabe onde posso encontrar informações deste tipo?

Desde
    Nov 2003
    Peso da Avaliação
    10
    Prezado Sr. Preto, acho que, grosso modo, na minha opinião, as principais seriam:

A favor - Preço e segurança (se administrado por quem entende, claro).

Contra - Compatibilidade com a base de programas instalados e usados. (pense na dor de cabeça que dá substituir, testar e treinar.)

No quesito segurança, entretanto, acho que tudo é falível quando descuidamos...

Sobre compatibilidade: não só em aplicativos como word, excel, etc., drivers e periféricos, mas sim dos programas comerciais, industriais, etc., que via de regra são desenvolvidos em plataformas Windows.

[]´s
    PuRpLeHaZe

Desde
    Dec 2002
    Peso da Avaliação
    0
    Como sua pergunta se baseia no quesito segurança, a migração para Linux seria totalmente oportuna, tendo em vista que os sistemas UNIX/Linux possibilitam um controle quase absoluto de todo o sistema. Claro que vc vai ter alguma dor de cabeça se precisar portar sua base de dados e principalmente se as ferramentas utilizadas pelos usuários deixarem de ser compatíveis com o novo sistema.

Desde
    Apr 2004
    Local
    Florianópolis, SC
    Peso da Avaliação
    16
    Olá amigo,

Em quesito segurança é como nosso amigo Charles citou: A migração para Linux seria totalmente oportuna, tendo em vista que os sistemas UNIX/Linux possibilitam um controle quase absoluto de todo o sistema.

Segue um artigo que fala sobre Empresa x Software Livre, seria o lado $$ da coisa, mesmo assim acho que vale a pena conferir.

Empresa X Software Livre - Qual a possibilidade de lucro fazendo uso de software livre???

Espero ter ajudado,..

[]s
    the human power is its own end.. Karl Marx

Desde
    Dec 2003
    Local
    Sampa
    Peso da Avaliação
    15
    Não sendo um defensor contumaz da Microsoft, creio que:

a) no "Ruindows" dá para ter controle EFETIVO sim. Só que não via ferramentas gráficas e coloridas. Tem que fuçar no registro e outras coisinhas para ficar legal. Difícil? É, é muito chato de fazer. Mas é mais fácil do que no Linux. è por isso que as empresas preferem o Windows.

b) É mais rápido treinar alguem para Windows do que para Linux (ou outros "ux").

c) existem uma empresa por trás (tem um responsável- mesmo não sendo lá estas coisas...). Tenta pedir alguma coisa para Conectiva por exemplo... ah, não vale a conectiva? Pede para a Red Hat...ei, eles estão vendendo o software agora... e era de graça antes...não parece alguem que vcs conheceram?

No entanto há problemas também:
    a) falta de controle de qualidade na Microsoft. Muitos problemas nas versões, considerando a quantidade IMENSA de dinheiro que eles recebem.
    b) Aí os Unix são superiores. versões/releases bem acabadas são NORMAIS (e não exceção como a MS).

Quanto ao Linux ser mais seguro que o Windows, sei não..
    Dá para apelar para os universitários?
    Ou podemos colocar um BSD ou MVS para comparar?
    Só sei que nada sei.
    "For the Horde"

Desde
    Dec 2002
    Local
    SP
    Peso da Avaliação
    0
    Eu acho que o que faz as empresas hesitarem, ainda é a falta de informação, muitos administradores criticam Linux sem ao menos buscar informações a respeito.

A mão de obra "capacitada" também serve de barreira nessas horas. Hoje em dia qualquer escolinha de informática tem um cursinho de windows, por outro lado, poucos conhecem o Linux e cursos certificados, menos ainda. Aí surge outro problema; esses cursinhos de windows geram funcionários capacitados??  

Outro impecilho é o atrito do sistema com o cliente, ponha um leigo na frente de um Slackware ou na frente de um BSD, aquilo vai soar tão estranho que vai gerar trauma. É por isso que as Lan Houses têm windows,  com o usuário é claro, porque na maioria das vezes tudo está sendo administrado por um UNix. :)

A parte técnica da coisa não atrapalha mais ninguém, a integração  Linux/Windows anda a passos largos. E essa integração só favorece o Linux, a Microsoft evita qualquer tipo de aproximaçãao amistosa.

Se você quer migrar de Windows para Linux para ter resultados positivos, e mesmo assim não quer ter trabalho, informática não é o seu ramo.

Como você pode ter controle efetivo de uma coisa que você nunca conhecerá efetivamente?

Software proprietário só atrai software proprietário. Use Windows sem Norton, sem Zone Alarm e veja no que ele se torna.

FLw

Desde
    Sep 2003
    Local
    Rio Claro, SP
    Peso da Avaliação
    10

Cool

Bem, observei dentre as respostas aqui ditas, 2 coisas.

- Muitos admins não usam Linux por não terem pleno conhecimento, e passam à usar o velho Windows, da MS.

- Windows é a melhor opção, por ser mais fácil de capacitar pessoas para trabalharem na rede, embora no quesito "Segurança", não seja tão eficaz.

Essas duas hipóteses foi o que deu à entender nas respostas anteriores. Sendo assim, pergunto:

- Será que os dois sistemas possuem o mesmo nível de segurança, uma vez que no Windows, como foi citado, "fuçar" no SO, e daí então, realizar a "perfeita" segurança da rede?

- Ou o Linux, apesar de um ambiente um pouco mais complicado, e mais difícil de capacitar usuários da rede, seria bem mais fácil e eficaz o uso deste SO na rede, no quesito "Segurança"?

É óbvio que para responder essas perguntas, há necessidade de um expert nos dois SO. Meus conhecimentos com um e com o outro, não são capazes de respondê-las. Não são tão aprofundados. Alguém se habilita?

[]s mark

ps. Se meu ponto de vista, estiver errado, comentem. Obrigado ;)
    "Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.", Platão
    - Seja inteligente, use o Sistema de Reputação.

Desde
    Apr 2004
    Peso da Avaliação
    0
    <font color='#0000FF'>&gt; Na minha opinião, o LINUX é um excelente SO, e suas vantagens seriam:

FAVOR
    1- Custo-Benefício;
    2- Melhor desempenho para Administração;
    3- Risco de problemas inferior (em relação ao &quot;JANELAS&quot;);
    4- Uma melhor visão da rede;
    5- Uma execução de tarefas mais transparente;
    6- Grande quantidade de Ferramentas e Utilitários Gratúitos;

CONTRA
    1- Pessoal capacitado para o seu uso;
    2- Alterar toda a configuração da empresa;
    3- Compatiilidade de arquivos para outras empresas;
    4- Conseguir um Administrador capacitado que não torne o seu Sistema
    tão furado quanto um &quot;queijo suíço&quot;&#33;

Desde
    May 2004
    Peso da Avaliação
    12
    Citar Originalmente enviado por [b
    Citar[/b] (Defacers_Challenge @ Jul. 08 2004,02:47)]Essas duas hipóteses foi o que deu à entender nas respostas anteriores. Sendo assim, pergunto:

- Será que os dois sistemas possuem o mesmo nível de segurança, uma vez que no Windows, como foi citado, &quot;fuçar&quot; no SO, e daí então, realizar a &quot;perfeita&quot; segurança da rede?

- Ou o Linux, apesar de um ambiente um pouco mais complicado, e mais difícil de capacitar usuários da rede, seria bem mais fácil e eficaz o uso deste SO na rede, no quesito &quot;Segurança&quot;?

É óbvio que para responder essas perguntas, há necessidade de um expert nos dois SO. Meus conhecimentos com um e com o outro, não são capazes de respondê-las. Não são tão aprofundados. Alguém se habilita?

[]s mark

ps. Se meu ponto de vista, estiver errado, comentem. Obrigado ;)
    Olá,

Eu não sou um expert em nenhum dos dois OS, e acredito que dificilmente voce encontrará algum, entretanto a visão de depende de cada um. Portanto vou deixar minhas opiniões pessoais. ;)

1 - Segurança perfeita como voce disse é PURA ilusão&#33;

2 - São poucas pessoas que tem dominio sobre Internals de Windows, programação de core, etc, no meu ponto de vista um dos maiores problemas é ser fechado, o que dificulta consultas, e as documentações existentes e CDS de ter um preço meio salgado.

3 - Existem muitos macetes conhecidos como _unpublished_ que realmente dão uma cerca a quem os conhece. Inclusive alguns deles eu acho que nem a M&#036; deve conhecer, como 2/3 meios que permite inserção de dados no registro e impossibilita deleção ou alteração por API&#39;s nativas do windows... ;)

4 - Esse lance de tem sua vália, mas com certeza são ineficazes na maioria dos ataques, sem contar que a maioria deles podem ser &quot;driblados&quot;. ;)

5 - Acredito que QUASE (alguns são muito dificeis (pra não dizer IMPOSSIVEL, que eu raramente digo) devido a propria arquitetura do windows) todos os esquemas de segurança aplicaveis hoje em linux podem ser aplicaveis a windows, o grande problema é:

* Eles na sua grande maioria NÃO estam desenvolvidos (ou eu os desconheço).
    * O tempo para desenolver esse tipo de *aplicação* é bem alto, devido a complexidade, codigo fechado, documentação, e os fatores que citei acima na parte &quot;2&quot;. ;)

Agora uma coisa que eu sempre me questiono e acredito so ter uma forma de saber a resposta (testando - fazendo uma pesquisa) é:

Será que o Windows realmente é mais facil que Linux ?

Porque geralmente as pessoas que utilizamos como base nessas COMPARAÇÕES são pessoas que ja tiveram algum contato com Windows. ;-)

Agora se pegassemos 100 pessoas que nunca viram um PC na frente, e colocassemos ambas para treinamento por exemplo em um:

Windows XP &nbsp;VS Linux com KDE

Será que realmente existiria essa dificuldade tão maior de aprendizado de alguma das partes ? ;)

T+

[ ]&#39;s

Wendel Guglielmetti Henrique &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;- a.k.a &nbsp;dum_dum
    http://www.h2hc.com.br &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; - Hackers 2 Hackers Conference
    http://cdm.frontthescene.com.br &nbsp;- Clube Dos Mercenários
    http://www.frontthescene.com.br &nbsp;- Front The Scene
    http://ws.frontthescene.com.br &nbsp; &nbsp; - Pagina Pessoal

Desde
    May 2004
    Peso da Avaliação
    12
    Olá,

Algumas palavras no meu ultimo post foram _moderadas_ ou essa board (forum) remove palavras com underline duplo no inicio ou fim. :/

T+

[ ]&#39;s

Wendel Guglielmetti Henrique &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;- a.k.a &nbsp;dum_dum
    http://www.h2hc.com.br &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; - Hackers 2 Hackers Conference
    http://cdm.frontthescene.com.br &nbsp;- Clube Dos Mercenários
    http://www.frontthescene.com.br &nbsp;- Front The Scene
    http://ws.frontthescene.com.br &nbsp; &nbsp; - Pagina Pessoal

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Regras de envio