Agora podemos discutir melhor a questão.
a) Não repúdio
Se o administrador pode "ver" a minha senha, então o princípio do não repúldio não prevalece. Qualquer "caca" que for feita com o meu usuário, eu posso alegar
"Mas tem outras pessoas que sabem minha senha"
"Mas quem sabe?" o juiz pergunta
"Eu não sei TODOS, mas sei que o Administrador sabe".
A responsabilidade deixou de ser só minha e eu escapo pela tangente.
b) O acesso universal
Esta história que administrador tem que ter acesso tudo é coisa de v. NÂO TEM NÃO. Eu mesmo desenvolvo um trabalho em empresas para acabar com estes administradores-deus. NÃO TEM POR QUE TER ACESSO A QUALQUER COISA.
Existe um princípio de segregação de funções. Cada um só deve fazer o que está associado à sua função. Por que diabos o administrador tem que ter acesso ao cadastro de cliente? Ele vende algum produto? Não? então não tem que ter.
"ah, mas ele é root e tem acesso automático. Não dá para tirar".
O administrador não que ficar logado como root o dia inteiro. Isso é preguiça do administrador. Aliás, muitas empresas proibem(sabiamente) que o administrador use um "super-usuário" para suas atividades rotineiras como mandar e-mail, administrar uma série de coisas que não precisar ser "root" para fazer.
"ah, mas tem coisa que precisa"
QUANDO FOR NECESSÁRIO, use o super-usuário. No entanto quando "entrar" como root, todas as suas atividades DEVEM SER registradas.
Outro fato comum é que o administrador acaba tendo direito geral. Tem acesso como SYSADM no SGBD, às aplicações, etc.
"ah, só tem uma pessoa para fazer"
Ótimo. Então ele tem que ter acesso à tudo e mais alguma coisa. Mas se não houver outro para AUDITAR então a empresa tá ferrada. Precisa ter pelo menos DOIS para funcionar:
1) o administrador-deus que pode tudo MENOS desligar as trilhas de auditoria
2) o auditor, que pode nada mas pode acessar as trilhas de auditoria
Sem isso, não há segurança, pois não há controle de qualidade
Ah, outra coisa: administrador de segurança NÃO DEVE SER a mesma pessoa que efetua a manutenção do sistema operacional, aplicações, banco de dados, etc. UM administra a SEGURANçA, os outros administram PRODUTOS. Misturar as funções é criar problemas.
Posso dar aqui exemplos de trabalhos que fiz/estou fazendo.
Na empresa A, os administradores tinham acesso à tudo "por que e se desse um problema de madrugada?". Pois é, uma dia deu e o administrador, PARA NÂO IR de madrugada resolver, deu a senha dele ao operador para que este "efetuasse" os comandos necessários. Olha que lindo.
- Enquanto o operador falava com o administrador, ele estava fazendo outra atividade também, que era dar recriar uns arquivos de teste. ele estava eliminando um monte de arquivos do sistema de teste, e estava resolvendo um problem no sistema de produção.
- na hora do aperto, o operador se enganou e efetou o comando de eliminação do sistema de produção. O operador não tem acesso aos arquivos de produção e não conseguiria apagá-los, MAS...
- ele estava "logado" com o usuário do administrador....
- resultado: apagou o banco de dados de produção....
- pergunta que foi feita na época (depois de comer o toco do administrador por emprestar a senha) : por que o administrador pode eliminar arquivos de produção?????
Na empresa B, mesmo problema. O administrador da segurança era também o DBA. Bacana, ele podia ver o salário de todo mundo (e outras informações também). Aí, um outro cara ganhou aumento (escondido) mas ele ficou sabendo...
O que deu? ele pediu demissão. Mas a empresa B ficou com medo que ele tivesse plantado uma "bomba relógio" na empresa. Resultado, fomos lá para verificar.
"A que recursos ele tinha acesso?"
"A tudo"
"TUdo?"
"É"
Bom, resumindo não achamos nada. (Também se tivesse achado, eu ia me esforçar para que esse cara NUNCA mais teria arrumado emprego em outro lugar). O cara só ficou puto e foi trabalhar em outro lugar. Na boa.
Mas a empresa ficou parada algum tempo para descobrir isso.
c) criptografia/cifragem
Gostaria que alguem aqui me informasse um (unzinho só) motivo para o administrador colocar o sistema de "criptografia" de senhas em modo reversível (Dá para fazer isso no Windows, por exemplo). Os algoritmos atuais unidirecionais são tão comuns e difundidos que não sei por que fazer de outra maneira. Realmente não conheço. Armazenar senhas de um modo que possam ser tornadas "claras" de novo parece um furo enorme de segurança.

Responder com citação