Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Exibindo resultados 1 até 10 de 15

Tópico: Monitoramento com VNC

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    0

Monitoramento com VNC

Caros,

Onde eu trabalho há monitoramento usando o VNC. O administrador da rede pode ficar apenas olhando o que eu faço, quais programas eu executo ou aonde eu vou ou intervir em minha máquina. Lógico que ao mesmo tempo não dá pois teria uma guerra de mouses. Em cada máquina tem VNC instalado. Minha dúvida é a seguinte:

Tem como eu saber quando o administrador está me observando através da sua máquina?

Se isso for possível o que devo fazer para bloquear essa ação?

Grato

Desde
    May 2004
    Peso da Avaliação
    12

Re: Monitoramento com VNC

Olá,

Sim, voce pode olhar as conexões ativas na porta do VNC (senão me engano 5800 e 5900) através do comando "netstat". Por outro lado, se o administrador estiver conectado na sua maquina, acredito que ele não vai gostar muito de saber, que voce sabe que ele está te monitorando... hehehe ;)

Bom, pra bloquear existem vários metodos, simplesmente voce fechando (matando) o processo do VNC ele não conseguirá conectar mais, porem ele vai notar que tem algo errado com a sua maquina e provavelmente vai verificar. hehehe ;)

Outras formas mais complexas, provavelmente são mais stealth...

T+

[ ]'s
    Última edição por mmachado : 27/12/2004 às 10:05 Motivo: Excesso de citação
    Wendel Guglielmetti Henrique - a.k.a dum_dum
    http://www.h2hc.com.br - Hackers 2 Hackers Conference
    http://ws.hackaholic.org - Página Pessoal

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Acho que podemos viajar um pouco nesse assunto. Vai ser divertido:

1. Trabalhar pelo menos 1 dia de forma absolutamente normal e gravar todo o seu desktop em vídeo, tipo .avi. Alterar o VNC de forma que, ao invés de repassar tudo o que está na sua dela, exibir apenas o vídeo do avi que você gravou. (lembre-se de tirar a data do relógio no seu desktop para que ele não veja que todo dia é o mesmo dia na sua máquina) :)

2. Fazer um tunelamento da conexão na porta 5900 (por exemplo) para uma outra máquina qualquer, uma máquina virtual do tipo VMWare que está sempre comportada, ou a máquina de um funcionário caxias. Duvido que seu administrador tenha colocado uma senha diferente para cada estação.

3. Se você não tiver privilédio nenhum na estação, sempre que for fazer alguma coisa proibida, puxe o cabo de rede e recoloque, só para que a conexão do administrador caia. Faça o que quiser enquanto ele está reconectando na sua máquina. Vá repetindo o processo até ser despedido. :P

[]s, MM

DAC Visitante

Bom, você percebe que ele esta na sua máquina atravéz do ícone do VNC que fica na barra de tarefas, perto do relógio. O ícone muda de cor quando alguém esta na sua máquina. Porém, não o aconselho a desativar a conexão do seu patrão, pois acredito que ele não vai gostar nada nada disto, rs.

Outra coisa, se está ganhando para trabalhar, então trabalhe direito, se fizer seu serviço correto, não terá motivo para desconectar seu patrão de sua máquina.

No seu intervalo, faça o que queria fazer fora do serviço e está tudo resolvido.

Desde
    Mar 2004
    Local
    Maceió,AL
    Peso da Avaliação
    12

Espero que a intenção do administrador de redes em usar o VNC seja apenas de prestar um bom serviço , quando houver alguma dúvida referente a software ou algum problema com periférico nas estações monitoradas.

Não sei se acontece com os demais companheiros, mas, causa um certo constrangimento ao fazer uma ronda digital e você esbarrar em alguém lendo e-mail, ou criando algum doc pessoal.

É preciso ser muito ético para não continuar invadindo a privacidade do colega de trabalho, principalmente quando é aquela colobaradora interna, apetitosa, cheirosa,inteligente e cheia de mistério... :)

Realmente, saber que estamos sendo observados é super chato. Mas, tem que ser encarado como um mal necessário, afinal, muitos colaboradores internos, por não serem devidamente instruídos para usarem os recursos da empresa acabam causando muitos problemas, instalando programas que não deveriam estar no pc, visitando páginas repletas de malwares e dando preferencia ao internet explorer pela facilidade de uso.

Seria interessante Fábio, uma vez que estamos em época de confraternização você procurar levar um papo com a turma de tecnologia, as vezes podemos agir de maneira estranha e rabujenta, mas ainda conseguimos fazer amizades e partilharmos o conhecimento, desde que não se cause prejuízo.

Boas Festas.

P.S.: Nesse papo que você pode levar com o pessoal de tecnologia é bom lembrá-los de afixar uns cartazes informando que as estações estão sendo monitoradas. Caso não tenham colocado ainda.

"" O preço da Liberdade é a Eterna vigilância. "" Thomas Jefferson
    Última edição por psergiom : 27/12/2004 às 15:31 Motivo: um pequeno acréssimo.

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    0

Em nossa empresa, nós do Suporte, sómente acessamos a máquina do colaborador após ele dar o OK. Terminantemente proibido aos adm monitorar alguém. E usa o VNC só quando o usuário está sabendo.

Desde
    Jan 2002
    Local
    São Paulo, SP
    Peso da Avaliação
    15

Olá,

Acho que o uso do VNC já deixa clara a política da empresa em não querer espionar o funcionário, mas monitorar a máquina, que afinal pertence a ela. Sugestões como as do mmachado são interessantes, porém não consigo acreditar que você será repreendido por estar no Orkut em seu horário de almoço.

Certamente, se a intenção fosse a de espionar, não estariam usando o VNC que além de deixar um ícone na barra de tarefas, ainda pode ser localizado - como disse o dum_dum - atráves de um "netstat -a".

Como disse o psergiom, é melhor ir conversar com os responsáveis pela monitoração, saber como é feito o trabalho, porque é realizado, de que forma, por quem etc. Evitaria atritos.

Eu aconselho você a não usar o equipamento da empresa com fins pessoais (não é uma regra, as vezes pode, não freqüentemente), até porque podem roubar suas senhas lá... A máquina é sua? Logo não é você que faz a manutenção... Já viu né...

[]'s

NumberOne
    "Toda conquista, todo passo articulado no domínio do conhecimento é UMA CONSEQÜÊNCIA DIRETA da coragem, da autocrueldade implacável e da intransigência pessoal" [Friedrich Nietzsche]

Desde
    Jan 2005
    Peso da Avaliação
    0

Burlar isso é complicado, visto que o vnc possui código aberto, tornando fácil a sua edição e adaptação para o tipo e local de trabalho
    É simples criar uma tarefa e deixar que o mesmo inicie juntamente com o windows e desabilitar a aparição na barra de tarefas.
    Então como o colega disse, se sabe que a rede é monitorada, infelizmente a melhor forma de fugir de problemas é trabalhar corretamente e fugir dos sites "educativos" hehehe

Desde
    Jan 2005
    Local
    Santana do Livramento, RS
    Peso da Avaliação
    0

Desculpe a ignorância... será que você pode me esclarecer melhor o que é VNC e se é possivel Baixar ou onde comprar isso? Agradecido.

Desde
    Dec 2003
    Local
    Sampa
    Peso da Avaliação
    15

Onde eu trabalho há monitoramento usando o VNC. O administrador da rede pode ficar apenas olhando o que eu faço, quais programas eu executo ou aonde eu vou ou intervir em minha máquina. Lógico que ao mesmo tempo não dá pois teria uma guerra de mouses. Em cada máquina tem VNC instalado. Minha dúvida é a seguinte:
    Você está me dizendo que o administrador pode ficar bisbilhiotando o computador a critério dele? que coisa mais tosca. Muda de empresa, filho.
    Tem certeza que não foi instalado apenas como ajuda remota?

Tem como eu saber quando o administrador está me observando através da sua máquina?
    o dum_dum já explicou
    Se isso for possível o que devo fazer para bloquear essa ação?
    Grato
    o dum_dum já explicou também.

No entanto não recomendo que tente burlar o sistema. Se está assim, é por que ALGUEM DECIDIU na empresa. Não cabe a você ser o Robin Hood....

Nada que uma conversa não resolva...
    Só sei que nada sei.
    "For the Horde"

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)