Exibindo resultados 1 até 8 de 8

Tópico: Qual o seu CEP?

Desde
    Jan 2002
    Local
    São Paulo, SP
    Peso da Avaliação
    16

Qual o seu CEP?

Digressão sobre recuperação de senha e engenharia social.

Há muito tempo que eu não confio nesses sistemas de recuperação de senhas. Uma engenharia social bem feita é muito eficaz se for aplicada nesse alvo, que considero o mais fraco da segurança.

Um exemplo é o Yahoo! Mail, vocês podem conferir clicando em "Esqueci minha senha" que são feitas duas perguntas ao usúario que deseja recuperar uma senha: data de nascimento e CEP. Bem, se você conhece seu alvo pessoalmente (e nem precisa disso) você certamente consegue extrair esse tipo de informação, isso quando você realmente ainda não sabe, se esse alguém for próximo é fácil. Oras, nem é necessário perguntar, muitas vezes as informações são bem fáceis de ser obtidas indiretamente.

Para saber o CEP de alguém que você conhece, basta saber o nome da rua em que a pessoa mora, ou quem sabe fazer uma visitinha e dar uma olhadinha na placa da rua, onde tem o CEP. Data de nascimento, oh, eis a coisa mais fácil de se obter de alguém (menos de mim, quando está próximo do meu aniversário).

Pronto, duas informações inocentes e um acesso ilegal a uma conta de e-mail. Porém esta conta estará inutilizada para o verdadeiro usuário, uma vez que a senha antiga é resetada e para o invasor é fornecida uma senha provisória para o acesso, pedindo, em seguida, a alteração da mesma. Se o invasor não trocar o CEP e a data de nascimento o "dono da conta" poderá obtê-la pelo mesmo método que a perdeu...

Bem, mas esse post não é para ensinar a roubar contas e sim para alertar sobre a fragilidade do sistema, muito suscetível a engenharia social na minha opinião.

Fica o alerta: façam aniversário em outra data e morem em outra rua.

NumberOne
    Última edição por Number One : 30/01/2005 às 01:32 Motivo: erro de grafia
    "Toda conquista, todo passo articulado no domínio do conhecimento é UMA CONSEQÜÊNCIA DIRETA da coragem, da autocrueldade implacável e da intransigência pessoal" [Friedrich Nietzsche]

Desde
    Sep 2003
    Local
    Rio Claro, SP
    Peso da Avaliação
    11

Re: Qual o seu CEP?

Isto é verdade.

E seu alerta, até que não é tão ruim. Por exemplo, basta eu alterar meu CEP e minha data de nascimento, para dados que não condizem comigo, e tcharã! Engenharia Social não seria um método para tentar acessar esta conta.

Só não pode esquecer estas informações depois.. vai que você que aplicar isto, sofra de repente de amnésia.

Nunca se sabe.. ;P

[]s, mm4rkk

Desde
    Jan 2005
    Local
    Sete Lagoas
    Peso da Avaliação
    0

Este assunto é bem complicado mesmo. Um outro exemplo lamentável é aquela dica de senha da bol que creio eu, não merece nem comentários. O que temos de fazer mesmo é seguir os conselhos do nosso amigo mm4rkk e nos restringir a colocar no máximo nosso nome e sobrenome como dados verdadeiros em um cadastro do qual, não se conhece o grau de segurança.

Desde
    Sep 2003
    Local
    Rio Claro, SP
    Peso da Avaliação
    11

Citar Originalmente enviado por Nilson
    Este assunto é bem complicado mesmo. Um outro exemplo lamentável é aquela dica de senha da bol que creio eu, não merece nem comentários. O que temos de fazer mesmo é seguir os conselhos do nosso amigo mm4rkk e nos restringir a colocar no máximo nosso nome e sobrenome como dados verdadeiros em um cadastro do qual, não se conhece o grau de segurança.
    Bem, quem é usuário da rede brasileira de IRC, a Brasnet, sabe como é o sistema de "Esqueci minha senha".

Sem a pergunta e a resposta secreta.. não tem chances. Bem, logicamente também, que utilizei este sistema.

Acho que ninguém nunca leu uma pergunta e uma resposta tão complicada com a minha ;P

Tem inglês, italiano, português.. na pergunta.. e na resposta.. símbolos, letras, números.. e no fim da resposta.. umas palavrinhas legais =]

Acho eficaz estes sistema de pergunta e resposta secreta.

Quanto ao sistema do Yahoo! Mail, Bol.. sem comentários; apesar de ser usuário do Yahoo!. Acho o serviço muito bom, não tenho nada à reclamar, fora isto.

[]s, mm4rkk

ps. aproveitando meu post, gostaria de saber se tem algum sistema online, que localize endereço à partir do número de telefone de alguém, obrigado.
    Última edição por mm4rkk : 30/01/2005 às 19:38

Desde
    Jan 2002
    Local
    São Paulo, SP
    Peso da Avaliação
    16

mm4rkk, acho que uma lista telefônica online resolveria parcialmente o seu problema. Se o telefone da pessoa não estiver na lista, ela servirá para você descobrir aproximadamente a região do número. Aqui em São Paulo eu sei que 5 é zona sul, 3 é oeste/norte, 6 é leste e 4 é região metropolitana (Osasco, Cotia, Embu-Guaçu, Embu etc). E por ai você consegue ir delimitando uma região até chegar em poucos quarteirões (ou quadras).

Mas tem uma resalva quanto a isso. Nem sempre numa mesma rua os números iniciais são os mesmos, no meu prédio, por exemplo, há tudo que é tipo de número... 3xyz, 3iop, 3hjk, 3bgt e assim fica complicado, mas certamente em um bairro você consegue chegar.

Vou dar uma sugestão: você tem o número "qwer zxcv". Como a lei de zoneamento urbano é uma zona mesmo, aqui e em todo o Brasil, vá ao google e digite o "qwer" e veja os resultados das buscas. Certamente haverá um estabelecimento comercial com este número, verifique o endereço e já terá um forte indício que nesta rua tem um conhecido seu... heheheh

[]'s e boa busca!

NumberOne
    "Toda conquista, todo passo articulado no domínio do conhecimento é UMA CONSEQÜÊNCIA DIRETA da coragem, da autocrueldade implacável e da intransigência pessoal" [Friedrich Nietzsche]

Desde
    Sep 2003
    Local
    Rio Claro, SP
    Peso da Avaliação
    11

Pois é N1,

estava eu aqui, pesquisando em várias listas telefônicas online, porém não obtive resultados.

Fiz um teste, tentei localizar-me. Digitei meu número de telefone, e disse que não existia nenhuma entrada com as informações digitadas. Pensei então, que para disponibilizar meu número na lista online, deveria fazer algum tipo de requerimento.. ou coisa do tipo. Embora eu ache isso um pouco ineficiente, pensei que a solução para disponibilizar, seria esta.

Bom, deixe isso pra lá. Na verdade mesmo, obtive o endereço da qual eu queria. Tentei localizar pelo google, porém, achei algumas informações "suspeitas". Procurei pelo endereço, e acabei encontrando o CEP.

E à partir daí, ficou mais fácil. Valeu.

[]s, mm4rkk

Desde
    Mar 2002
    Peso da Avaliação
    13

Bom, faz tempo q nao posto mais vamos lá.

Ultimamente precisei ter acesso a uma conta do Yahoo e utilizei isso, mais ao contrário ao que meu amigo Number [Armageddon] disse, tem um outro sistema um pouco mais eficaz de descobrir o cep, o site dos Correios.
    Mais tem uma outra coisa, mesmo que vc saiba todas estas informações vai para uma tela com uma pergunta secreta que só lhe dara a nova senha caso vc responda ou lhe enviara a nova senha para outro e-mail cadastrado nesta conta. Não é tão inseguro assim...
    Veja a próxima tela:

Exibir a nova senha na próxima tela
    Após você responder a sua pergunta secreta nós mostraremos sua nova senha na tela.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX?

ATENÇÃO: sua resposta precisa ser escrita exatamente da mesma forma como você digitou quando se cadastrou.

- OU -

Receber a nova senha por e-mail
    Envie minha nova senha para o meu endereço de e-mail alternativo. Este é o meu outro endereço de e-mail que eu indiquei no momento em que me cadastrei no Yahoo!.

ATENÇÃO: só escolha esta opção se você ainda tiver acesso a esta conta de e-mail!

Esta é a tela...acabei de requisitar a senha dnovo....hehehe...
    Veja que neste caso ou tu sabe a resposta secreta ou sabe a senha do outro e-mail da pessoa....
    Espero ter ajudado...
    Abraços!!!!

Desde
    Jan 2002
    Local
    São Paulo, SP
    Peso da Avaliação
    16

Pinduca, é bom saber disso, mas antes não era assim, quando troquei minha senha a um tempo atrás e em seguida esqueci, a reuperação foi feita somente com o CEP e data de nascimento.

Mas agora tenho que modificar minha resposta e pergunta secretas... Minhas respostas sempre são feitas com a mão espalmada no teclado, ou seja, coloco qualquer coisa...

Valeu! []'s

NumberOne

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)