A proposta é interessante.
Alguns pontos que gostaria de comentar (para variar :) )
Sei lá, acho que isso devia ser pré-requisito. O que devia-se aprender é como usar estas ferramentas para a análise forense, ou como se "transpassar" alguns sistemas de segurança para obter informações (ex. arquivos criptografados )Aos estudantes devem ser apresentadas, de forma sistematizada,
técnicas e ferramentas utilizadas para
comprometer sistemas computacionais e, também,
técnicas e ferramentas utilizadas para proteger esses
mesmos sistemas.
Gostaria de saber quais são "as diversas razões". Se vou ensinar um auditor contabil como se fraude um balanço (e como se descobre) claro que gostaria de ter a certeza que ele não vai sair por aí fraudando.É comum, em universidades estrangeiras, para disciplinas
com esse tipo de conteúdo, a assinatura obrigatoria de documentos nos quais os alunos assumem o compromisso legal de nao utilizarem esses
conhecimentos para fins inadequados. Por diversas
razoes, essa pratica ainda nao é adotada no Brasil.
Achei pouco para análise forense, quanto mais olhando o conteúdo.A disciplina está estruturada para ser apresentada em 60 (sessenta) horas/aula, correspondentes a 04 (quatro) creditos, com duas sessoes semanais de 02 (duas) horas/aula cada. Essa carga horaria está distribuidda ao longo de 15 (quinze) semanas.
conteúdo das 6 primeiras semanas
as 3 primeiras são totalmente desnecessárias; análise forence pressupõe (creio eu) conhecimentos de redes, ataque e defesa.- introdução (1 semana)
- revisão de TCP/IP (2 semanas)
- detecção de intrusos, resposta à incidentes, logs, NTP (3 semanas)
- aulas práticas:
- Utilizacao de ferramentas para coleta e analise de trafego de rede;
- Implementacao de sistemas de deteccao de intrusos e analise dos respectivos logs;
- Implementacao de um firewall e analise dos logs correspondentes;
- Implementacao de um sistema centralizado de coleta de logs, e
- Implementacao de uma hierarquia NTP.
As 3 seguintes são interessantes.
As aulas práticas devem ser centradas em coleta de evidências, já que espero que o aluno já saiba o que é um log, um sniffer, um IDS/NIDS, etc. Sei lá porque vai se aprender a implantar um NTP.
as próximas 5 semanas
Sem comentários. gostei. mas já devia ter começado antes.aquisição de evidências
autenticação de evidências
análise das evidências
Talvez devesse ser um curso com pré-requisito em "ataque e defesa", análise de vulnerabilidades, administração de segurança (Gandalf dá uma idéia aí).
Não creio que dá pra ensinar tudo isso em um curso só.

Responder com citação