Exibindo resultados 1 até 8 de 8

Tópico: Montando um servidor FreeBSD... O q vcs recomendariam?

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Montando um servidor FreeBSD... O q vcs recomendariam?

Olá pessoal!!! Estou querendo fazer um upgrade no meu velho (mas estável) servidor FreeBSD 4.8 aqui no trabalho. Não importa quanto trabalho vai dar, vou começar tudo do zero, migrar o q conseguir e o que não conseguir, paciência...

A idéia é começar o server num PC novo. Estou pensando em usar o FreeBSD 5.4 (estável)... alguém acha q vale a penar já pegar o 6.0 RC1?

Fora isso, o q eu gostaria é de ouvir as recomendações de software q vcs usariam para os seguintes serviços:
    * Homepage: Preciso basicamente de algo q dê suporte a PHP e vários dominios (são 4 dominios hospedados aqui). Atualmente uso Apache 1.3.33 e PHP 4.x, recomendariam algo diferente?
    * DNS: Tô usando bind 8.0, mas já ouvi tanta coisa ruim que quero partir pra outra coisa.
    * IMAP: Tô usando Cyrus, alguma outra recomendação?
    * SMTP: Atualmente: Sendmail
    * Antivírus e anti-spam (email): clamav-milter + MailScanner+SpamAssassin

Desde já agradeço as sugestões...

[]'s
    Cristian
    "Then you will know the truth, and the truth will set you free"

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Re: Montando um servidor FreeBSD... O q vcs recomendariam?

Citar Originalmente enviado por [TS]Birkoff
    A idéia é começar o server num PC novo. Estou pensando em usar o FreeBSD 5.4 (estável)... alguém acha q vale a penar já pegar o 6.0 RC1?
    Vale.
    Fora isso, o q eu gostaria é de ouvir as recomendações de software q vcs usariam para os seguintes serviços:
    * Homepage: Preciso basicamente de algo q dê suporte a PHP e vários dominios (são 4 dominios hospedados aqui). Atualmente uso Apache 1.3.33 e PHP 4.x, recomendariam algo diferente?
    Apache 2.x, PHP pode ser prático, mas correr atras do furo da semana não parece ser razoável, principalmente se não tiver tempo pra isso.
    * DNS: Tô usando bind 8.0, mas já ouvi tanta coisa ruim que quero partir pra outra coisa.
    Migre correndo pro 9x.
    * IMAP: Tô usando Cyrus, alguma outra recomendação?
    Nenhum problema
    * SMTP: Atualmente: Sendmail
    Se é feliz com ele, tá ok.
    * Antivírus e anti-spam (email): clamav-milter + MailScanner+SpamAssassin
    Tudo ok também.

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Cristian,

Não sei se vale usar o 6.0 em um ambiente em produção, então recomendo manter-se no 5.4. Eu, até hoje, uso o 4.11 feliz da vida! (e por pouco não estou dando uma chance ao DragonFly).

Quanto ao webserver, não existe nada melhor do que o Apache, principalmente quando você tem virtual domains. Se são todos administrados por você, vale a instalação padrão, caso contrário implemente o SuExec e jails.

Servidor DNS eu até hoje uso o Bind, mas confesso que estou morrendo de vontade de experimentar o DJBDNS. Não apenas pela segurança, mas pela adequação ao protocolo.

Para IMAP também uso o Cyrus e estou muito contente com ele. Mas meu SMTP é Postfix. Primeiro porque acho o Sendmail complexo demais, e isso acaba atrapalhando a performance e a segurança das minhas implementações, segundo porque acho a modularização do Postfix muito mais escalável e simples na hora de se implementar filtros e policy servers.

Para o anti-vírus o Clamav dá um banho nos concorrentes e estou usando ele através da interface do amavis para controlar mensagens em quarentena. Aproveito o amavis para fazer a interface com o SpamAssassin também.

[]s, MM

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Citar Originalmente enviado por mmachado
    Não sei se vale usar o 6.0 em um ambiente em produção, então recomendo manter-se no 5.4. Eu, até hoje, uso o 4.11 feliz da vida! (e por pouco não estou dando uma chance ao DragonFly).
    Estou usando desde a RC1 em ambiente de produção, sem qualquer problema.
    De qualquer forma a RELEASE deve sair ainda esta semana.
    Servidor DNS eu até hoje uso o Bind, mas confesso que estou morrendo de vontade de experimentar o DJBDNS. Não apenas pela segurança, mas pela adequação ao protocolo.
    Convêm lembrar que o DJBDNS não implementa completamente a RFC, alias ninguem, além do bind, implementa.

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Eu administro os domĩnios sim... é, apache acho q vai ser mesmo, só não sei se fico no 1.3.33 ou vou pro 2...

Vou dar uma olhada nesse outro dns q vc citou aí... Se for mais simples hehehe... já vale a pena!

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Agradecendo as dicas, só queria dizer que finalmente tô montando o server, nesse exato momento...

Alguma dica de última hora?

Resolvi usar...

FreeBSD 6.0
    Apache 2.1
    Php 5
    MySQL 5
    PostFix
    Cyrus
    Bind

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Sim, não use o ports!

Eu gosto da praticidade de instalar as coisas de forma fácil através de pacotes, mas você fica refém dos pacotes para atualizar os sistemas e tem que penar para descobrir onde diabos o criador do pacote resolveu colocar o conf de determinado aplicativo (e coisas do tipo).

[]s, MM

Desde
    Dec 2004
    Local
    Darmstadt, Alemanha
    Peso da Avaliação
    20

Hahahaha... acabei de voltar pra casa e agora vi sua mensagem... só q instalei tudo via ports já hehehe :P

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Regras de envio