Exibindo resultados 1 até 5 de 5

Tópico: automatizar backup

Desde
    Jun 2005
    Local
    Curitiba
    Peso da Avaliação
    10

automatizar backup

Pesoal.
    preciso de algumas dicas de algum programa *nix que automatize o backup em um 2º HD.

Apenas algo que, por erxemplo, em determinada hora do dia, monte o hda4 e crie, dentro dele, uma imagem do hda1 e desmonte após isso.

Não sei se algum script faria isso sem comprometer a segurança... bem, vcs que já lidam com isso no dia a dia poderiam me dar umas dicas :D

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Re: automatizar backup

Citar Originalmente enviado por fgp
    Pesoal.
    preciso de algumas dicas de algum programa *nix que automatize o backup em um 2º HD.
    Apenas algo que, por erxemplo, em determinada hora do dia, monte o hda4 e crie, dentro dele, uma imagem do hda1 e desmonte após isso.
    Não sei se algum script faria isso sem comprometer a segurança... bem, vcs que já lidam com isso no dia a dia poderiam me dar umas dicas :D
    Não sei se entendi, você deseja uma imagem física do primeiro hd ou uma copia dos arquivos? Se for o primeiro caso o hda4 deve ser maior ou igual ao primeiro, se forem os arquivos, não necessáriamente, pois muita coisa pode ir compactada. Na verdade a imagem também pode, mas ai vai precisar de uma área auxiliar para descompactar, se precisar voltar um backup
    Outro ponto é se o backup for feito com o sistema em operação, alguns arquivos podem perder a integridade no momento da copia, isso é particularmente problemático em caso de bancos de dados.
    Se for uma imagem e a perda de integridade não for problema, algo assim pode resolver:
    #! /bin/sh
    # se precisar montar para ter a imagem dentro do disco descomente as linhas abaixo
    #mount /dev/hda4 /mnt
    dd if=/dev/hda1 of=/dev/hda4 bs=1024
    #umount /mnt

Dai no crontab basta escolher a hora e executar o script acima.
    A qual(is) problema(s) de segurança você se refere?

Desde
    Jun 2005
    Local
    Curitiba
    Peso da Avaliação
    10

Citar Originalmente enviado por nelson
    Dai no crontab basta escolher a hora e executar o script acima.
    A qual(is) problema(s) de segurança você se refere?
    Bem, esse server, deve rodar em um usuário com quase nenhum privilégio, para utilizar scripts não é necessário estar em um user mais "privilegiado"?

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Citar Originalmente enviado por fgp
    Bem, esse server, deve rodar em um usuário com quase nenhum privilégio, para utilizar scripts não é necessário estar em um user mais "privilegiado"?
    Pode ser automatizado, via contab. Não é nessário que seja feito por um operador.
    Mas mesmo que fosse, tem formas de fazer com que ele somente execute determinadas rotinas pré-estabelecidas, via sudo, por exemplo

@!!@n Visitante

Eu uso o software bacula pra fazer os backups... dá uma olhada!

www.bacula.org

HUGS!

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)