Exibindo resultados 1 até 9 de 9

Tópico: Samba e ntfs

Desde
    May 2005
    Local
    sao paulo
    Peso da Avaliação
    0

Samba e ntfs

Oi depois de muito tempo sem entrar neste forum estou aqui novamente.
    Estou com um problema chato aqui no meu pc tenho duas particoes formatadas com o sistema de arquivos ntfs e gostaria de compartilhar as unidades com o linux (Redhat). Bom andei pesquisando e descobri que uma atualizacao no kernel e poderia resolver meu problema mas o que eu realmente queria fazer e poder fazer este compartilhamente utilizando o Samba, alguem poderia me ajudar?

Agradeco deis de ja. Abracos a todos.

Desde
    Dec 2004
    Peso da Avaliação
    16

Re: Samba e ntfs

Citar Originalmente enviado por Digital_Master
    Oi depois de muito tempo sem entrar neste forum estou aqui novamente.
    Estou com um problema chato aqui no meu pc tenho duas particoes formatadas com o sistema de arquivos ntfs e gostaria de compartilhar as unidades com o linux (Redhat). Bom andei pesquisando e descobri que uma atualizacao no kernel e poderia resolver meu problema mas o que eu realmente queria fazer e poder fazer este compartilhamente utilizando o Samba, alguem poderia me ajudar?
    Se vocë tiver suporte a NTFS no kernel (estático ou módulo) basta usar o comado mount. Algo do tipo:
    # mkdir /part1 /part2
    # mount -r -t nffs /dev/hdX /part1
    #mount -r -t nffs /dev/hdX /part2

Onde /dev/hdX são as partições windows, e o -r é pra montar "somente para leitura", se quiser fortes emoções retire esta opção.

Desde
    May 2005
    Local
    sao paulo
    Peso da Avaliação
    0

Mas ai neste caso nao seria um compartilhamento pelo samba e sim pelo proprio sistema, ai eu acredito que eu teria que recompilar o kernel e e exatamente isso que eu nao queria fazer. Bom mas mesmo assim vlw pela dica vou tentar, bom mas a questao ainda continua no ar, obrigado pela atencao.

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Deixe-nos entender uma coisa: você tem estas partições NTFS na mesma máquina onde está rodando o RedHat? Ou você tem máquinas Windows que quer compartilhar com o Linux via Samba?

Veja bem, essa pergunta é importante por um motivo muito simples: se está tudo no mesmo HD, quando você dá boot pelo Linux, não existe um servidor no qual se conectar para acessar o compartilhamento das partições NTFS.

Se você quer disponibilizar as partições NTFS do seu HD onde está o Linux, então basta montá-las como o Nelson explicou e subir um servidor Samba na máquina.

[]s, MM

Desde
    May 2005
    Local
    sao paulo
    Peso da Avaliação
    0

Bom as particoes estao tudo em uma unica maquina mesmo, tenho uma HD de 80gb e particionei ela em tres partes duas ntfs e outra ext3.

Sim, mas deixa eu entender acho que estou boiando um pouco pessoal, tipo o problema e que o meu kernel nao tem suporte para ntfs e ai que pensei no samba. Uma pergunta, se meu kernel nao tiver suporte a NTFS, sera que consigo compartilhar pelo samba essas particoes?

Pois sabemos que o samba pode fazer a ligacao ou seja o compartilhamento entre dois sistemas diferentes, e na logica pode fazer este compartilhamento mesmo os OS estando no mesmo HD.
    E por este motivo que estou meio atrapalhado pois acredito que o samba possa fazer essa ligacao mesmo o kernel nao tendo suporte a NTFS.

Eu cheguei a tentar montar mas nada deu, pois como eu avia dito nao tem o suporte e nao gostaria de ter que recompilar o kernel, espero conseguir pelo samba.

Bom se ouver geito otimo se nao vlw da mesma forma galera.
    Se eu nao tiver entendendo algo por favor desculpe haha.

Desde
    Oct 2001
    Peso da Avaliação
    26

Entenda uma coisa: o Samba serve para você acessar UM SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO em uma rede. Se a sua partição onde está o Windows não deu boot, onde diabos você quer se conectar para acessar o serviço de compartilhamento?

De novo: o Windows está parado, down, desligado, fora do ar. Portanto, não existe um compartilhamento de arquivos onde se conectar. Do Linux, o que você pode fazer é montar as partições NTFS. Mas para isso o seu Kernel precisa suportar.

Quer um conselho? Se foi dificil entender os conceitos explicados neste tópico, não brinque com o seu kernel. A não ser que você não tenha nada a perder no seu HD.

[]s, MM

Desde
    Jan 2006
    Peso da Avaliação
    8

Citar Originalmente enviado por Digital_Master
    Uma pergunta, se meu kernel nao tiver suporte a NTFS, sera que consigo compartilhar pelo samba essas particoes?
    Não! Como foi dito pelo MM, o Samba monta um serviço de compartilhamento da rede Windows.
    Eis o que o Samba pode fazer:
    - Compartilhar arquivos e diretórios
    - Compartilhar impressoras na rede Windows
    - Navegação entre arquivos e diretórios
    - Autenticar clientes em domínios Windows
    - Prover a resolução de nomes de estações Windows (WINS)
    - O Samba pode, de fato, se comportar exatamente como um Windows na tarefa de domínios Windows!
    (Fonte: http://us3.samba.org/samba/docs/using_samba/ch01.html)

Portanto, não conheço nenhuma outra solução para o seu caso que não seja compilar um módulo NTFS para seu kernel, para, então, proceder como o Nelson sugeriu.
    Se alguém souber outra solução, também estou curioso.

Vlw!
    Jyzuz

Desde
    May 2005
    Local
    sao paulo
    Peso da Avaliação
    0

A tempos não entro no forum, bom achei a solução já faz um tempinho, simples, resolvi meu problema da seguinte forma, como eu avia dito tenho 3 partições, uma é onde esta o WinXP outra para arquivos e uma aonde esta o Linux, duas NTFS e outra EXT3, sabemos que o meu kernel nao tem suporte a NTFS, porem aceita FAT, so o que precisei fazer é utilizar um programa como o partitionmagic e transformar a minha unidade D (Arquivos), em FAT32, pronto resolvido o problema. Pois o kernel comporta FAT. Só o que me importava mesmo erá minha unidade D.

Desde
    May 2006
    Peso da Avaliação
    0

Se voce procurar vai ver que é muito simples "fazer seu kernel aceitar" o ntfs.

ai segue um link pra download que pode te ajudar muito se voce fizer uma pequena leitura
    baixe o driver do ntfs la e divirta-se
    http://www.linux-ntfs.org/

nao precisa ter o trabalho de transformar pra FAT
    em menos de 5 minutos voce faz tudo... é so instalar o driver e montar a partiçao... simples assim!

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)