ufa.. to salvo em saber que meu curso(sistemas de informaçao) tem bem materias relacionadas ao assunto: tecnologia internet, gestao da informaçao, segurança e auditoria da informaçao.
Em tempo.
No curso de Direito temos "Direito dos Meios Eletrônicos", que nos dá, uma leve noção de segurança da informação, apenas como "meio" para o objetivo maior; o Direito.
Calma, calma, não me condenem estudantes de exatas.
Voltando ao assunto, essa matéria aborda especificamente os casos de fraude em sistemas e nos direciona à solução jurídica do caso.
[]'s
NumberOne
"Toda conquista, todo passo articulado no domínio do conhecimento é UMA CONSEQÜÊNCIA DIRETA da coragem, da autocrueldade implacável e da intransigência pessoal" [Friedrich Nietzsche]
ufa.. to salvo em saber que meu curso(sistemas de informaçao) tem bem materias relacionadas ao assunto: tecnologia internet, gestao da informaçao, segurança e auditoria da informaçao.
Olá a todos,
Faço Engenharia da Computação aqui em Sorocaba. O problema que vejo na mentalidade destes futuros engenheiros é que a maioria deles não "cresceram na Internet". O que estou querendo dizer é que eles não sabem se virar: se nós temos algum dúvida/curiosidade/problema sabemos recorrer ao google e se virar. Se tiver uns 5 em uma sala de 30 que fazem isso é muito!
Ainda mais se tratando de segurança, as pessoas são menos preocupadas ainda. É como se elas não tivessem aquele feeling pra coisa. Alguns deles até são nerds e vão bem na facu, mas isso não quer dizer que serão bons programadores, preocupados com o código ou sei lá o que. Acho que falta um pouco de preocupação por parte dos professores em ensinar os alunos a pensar. Isso é feito na maioria das Universidades públicas (claro que não estou falando de todas), não por que o professor se preocupa em ensinar isso aos alunos. Acredito que seja o contrário: ele soca matéria na turma e que se dane.
Quanto a questão da segurança, acho que não tem muito a ver ensinar segurança da informação nos cursos de informática. Não se pode ensinar uma pessoa a ser preocupada com a segurança apenas criando uma disciplina no curso. Talvez até ajude, ou disperte a preocupação com a segurança em alguns alunos.
Minha opinião: A segurança da informação é algo que engloba tudo, isso todos sabemos. O certo mesmo seria ensinar isso no colegial, ou na facu mesmo (quando estamos mais maduros), como uma disciplina obrigatória para todos os cursos, tendo ênfase na área escolhida. Acho isso por que é muito fácil hoje enganar uma pessoa com engenharia social.
Sei lá. Minha opinião.
Só isso.
Abraços,
Jean
There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)