ISTF

Como começar uma carreira

JohnnyNavarro
17/07/2009, 15:45
A alguns dias atrás um garoto que participou de uma palestra minha, me perguntou que cursos ele deveria fazer pra começar uma carreira, eu fiquei meio em duvida do que dizer. Eu nunca fiz curso algum, sou auto-didata então falei pra ele começar com administração de redes e lógica de programação. Mais agora eu acho que deveria ter dito pra ele fazer LPI e coisa do tipo. Afinal que cursos um garoto assim deve fazer pra começar a carreira?

mmachado
17/07/2009, 22:58
Depende. Se ele puder descrever com detalhes qual é a carreira, o que ele gostaria de fazer no seu cotidiano, metade da resposta estaria pronta.

[]s, MM

fritz.galdino
27/07/2009, 13:20
Estou começando agora na area de Ti, sou fiz faculdade em administraçãod e redes e gostaria de partir para area de infra estrutura, gostaria dde saber qual caminho sigo melhor nessa area.

ganso
27/07/2009, 20:56
Estou começando agora na area de Ti, sou fiz faculdade em administraçãod e redes e gostaria de partir para area de infra estrutura, gostaria dde saber qual caminho sigo melhor nessa area.

Ah, tentando escrever corretamente e detalhando melhor sua dúvida já seria um bom começo :) .

otavioribeiromoraes
27/07/2009, 23:05
Pode começar por uma certificação como: ITIL 'A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação, endereça estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

A diversas certificações que você pode fazer, que vão facilitar a abrir as portas do mercado: MCP, MCSE, MCSA, CCNA etc. etc. etc.

Mais tudo depende do seu atual emprego, perspectivas de trabalho, mercado de trabalho da sua cidade.

[]'s, Otávio Ribeiro Moraes

Gonarch
22/10/2009, 14:59
Já que existe este tópico (acredito que não será o último...) gostaria de uma opinião sobre a minha carreira.

Sou formado em Sistemas de Informação (com uma monografia sobre a ISO 17.799) e resido em Belo Horizonte/MG, sou um grande apaixonado pela área de segurança da informação e como é um mercado de difícil acesso acabei por mudar um pouco o foco.

Hoje sou Administrador de Redes (2003 Server e Linux) com uma boa experiência em ambientes Windows e aspirando maior conhecimento no Linux (tendo em vista sua flexibilidade e "alto custo").
Já fiz alguns cursos de segurança da informação (si) (ALASI - Academia Latino Americana de Segurança da Informação, que eu concluí a cerca de 2 anos) e já li bastante sobre diversos assuntos; sem nenhuma profundidade.

Estou pensando em continuar na infra estrutura até chegar ao MCSE (sendo que no final da formação MCSE podemos "puxar" para a segurança atraves de certificados de terceiros) - enquanto isso vou angariando fundos para cursos visando certificações como ITIL, COBIT, LPI ou Modulo.

Em tempo; estou concluindo um curso de Ingles com uma fluência considerável.
Outras considerações:

Minha capacidade para estudos "solo" é boa, mas tenho pouco network; por isso prefiro fazer alguns cursos (como os básicos para Linux) para ampliar esse network.

--
FAQ:

1) É interessante continuar neste rumo?
Meu maior medo é o mercado engessado de MG que é extremamente conservador.

2) Mudar para SP ou Rio facilitaria a evolução?

---

Obrigado pela atenção e espero ter sido suficientemente claro.

brunosolar
22/10/2009, 20:13
1) É interessante continuar neste rumo?
Meu maior medo é o mercado engessado de MG que é extremamente conservador.

2) Mudar para SP ou Rio facilitaria a evolução?

1 - Bom tambem sou de Belo Horizonte e concordo com voce que aqui o campo para a area de seguranca e pequeno. Hoje achei uma proposta no CEVIU (www.ceviu.com.br) para analista de seguranca em BH com salario de 4 a 5 mil. O que indica que o mercado aqui nao e todo de ruim. No entando a maiorias das certificacoes que citou sao da area de infra e seguranca abrange muito mais. Se quiser continuar neste mercado acho que da pra adentrar mais o mundo da seguranca.

Claro que todo curso e sempre bem vindo.

2 - Quanto ao RJ nao sei mas, em SP a diferenca de profissionais e exorbitante. Em BH existem diversos "profissionais" com conhecimento mediano. Raro sao os profissionais de BH que podem competir em conhecimento com o pessoal de SP. Belo Horizonte é muito pobre no sentido de eventos, dificil acesso as tecnologias e poucas empresas do ramo. Ja ha algum tempo nao vejo mais eventos em SP que seja realizada em portugues normalmente ingles. Realmente SP esta muitos degraus acima.

Mas o importante e nao desistir e se tem possibilidade de ir pra SP estudar mais e trabalhar acho que seria um ganho e tanto.

J.Augusto
22/10/2009, 21:14
Acordem, vcs parecem que estão sonhando.

Ninguém começa uma carreira, com o emprego que sonha. O que se pode fazer é, ir galgando subindo os degraus da experiência até poder alcançar o objetivo do que se pensou no inicio. E, muitas vezes com o passar do tempo, este objetivo muda com o amadurecimento profissional e pessoal.

Não adianta começar com certificações, pra que uma certificação? Se vc não é maduro o suficiente para usar a Tecnologia? Ela vai provar que vc estudou para a prova e que conhece a Tecnologia, não que vc é competente para resolver pepinos e tomadas de decisão do dia-a-dia de um Emprego que tem Verdadeiras Responsabilidades.

A experiência não é superada por um novato certificado. Estágio é porta de emprego, mostre que é interessado em topar com broncas. Nada de corpo mole ou preguiça.

É preciso começar estudando e trabalhando, concilie as duas coisas, uma sem a outra não vai lhe fazer chegar à lugar algum.

Estude, tenha metas, dentre estas as certificações, e o termino de uma graduação que lhe dê horizonte para exercer pelo menos três cargos ou funções.

A Profissão não é totalmente regulamentada, não existe um conselho, este, está se Startando agora. Vc ainda vai concorrer com pessoas como Administradores, Advogados, Engenheiros Elétricos e que todos eles escrevem muito bons códigos. A mesma coisa acontece com infra-estrutura.

Periodos muito curtos em empresas sujam a sua carreira e seu curriculum, pense nisso.

Se nunca trabalhou com T.I. Antes arrega-se as mangas e tope 'Banseiros' Quando vc resolver o pepino que todo mundo estava se lascando pra arrumar, vc será contratado.

Essa é 90% da realidade, qualquer outra coisa foi sorte ou indicação [com garita contra tempestade].

brunosolar
22/10/2009, 21:47
Concordo totalmente, ninguem comeca no emprego dos sonhos...

No entanto acho que devemos ter um foco inicial e a partir dai e como disse o J.Augusto - O que se pode fazer é, ir galgando subindo os degraus da experiência até poder alcançar o objetivo do que se pensou no inicio. E, muitas vezes com o passar do tempo, este objetivo muda com o amadurecimento profissional e pessoal. -

Mas acho que a certificacao tambem é uma forma de estudo ja a pratica vem pra complementar. E aprender a resolver problemas e algo que se renova todo dia. Sempre aparece algum problema que nao sabemos lidar e temos que quebrar a cabeca, pesquisar... Mas isso faz parte.

No mais eu quis dizer que até cursos aqui em Belo Horizonte são mais dificeis de se encontrar que em São Paulo e quando achamos tem que esperar formar turma, os custos sao elevados e nem sempre alcançam nossas expectativas.

Robot Bastard
23/10/2009, 14:23
Mas acho que a certificacao tambem é uma forma de estudo ja a pratica vem pra complementar.
Nesse aspecto, concordo. Já como diferencial, certificação só vale a pena quando poucos a tem. Depois que massifica não faz muita diferença tê-la ou não.
Emprego dos sonhos é aquele em que se tem prazer no que faz. Ganhar bem para fazer algo que se detesta põe comida na mesa mas te deixa frustrado. Ganhar mal para fazer algo que se adora põe menos comida na mesa, mas que ela é mais saborosa que a outra, ah... isso é!

[]s,

RB

brunosolar
23/10/2009, 15:03
Nesse aspecto, concordo. Já como diferencial, certificação só vale a pena quando poucos a tem. Depois que massifica não faz muita diferença tê-la ou não.
Emprego dos sonhos é aquele em que se tem prazer no que faz. Ganhar bem para fazer algo que se detesta põe comida na mesa mas te deixa frustrado. Ganhar mal para fazer algo que se adora põe menos comida na mesa, mas que ela é mais saborosa que a outra, ah... isso é!

[]s,

RB

Concordo, e as vezes o emprego ideal e algo tao distante que muitos profissionais acabam nao conseguindo. Um dia eu chego la hehehehe

Lord Dagonet
23/10/2009, 15:04
Concordo com a maioria dos comentários abaixo e gostaria de adicionar mais um aos iniciantes:

Sondem a área que cogitam cursar. Façam cursos on-line e gratuitos para ver do que gostam, como:

NEXT-G Diversos cursos de TI (http://206.51.231.104/~dialogo/br)

Diversos tutoriais Java (http://javafree.uol.com.br/catartigos/17/Tutoriais-Java-Basico.html)

Diversos cursos de programação e web - Em inglês (http://www.w3schools.com/)

Academia de Segurança da Microsoft (https://www.technetbrasil.com.br/academia2007/seguranca/Home.aspx)

Diversos cursos de Linux (http://www.undergeek.com.br/?p=1124)

Digo isso pois foi assim que entrei para a área de Seg. Info. Após assistir a uma oficina gratuita no CIEE (http://www.ciee.org.br/portal/index.asp) sobre Segurança da Informação, fascinei-me pela área e fui correr atrás de cursos que me ajudassem a ver se era isso o que queria. E era, e é :D

Afinal, para quem está em dúvida sobre área X ou Y, nada melhor do que conhecer um pouco mais. Conversar com profissionais da área também ajuda (estamos aqui pra isso, não é?)

Só para encerrar:

Mas acho que a certificacao tambem é uma forma de estudo ja a pratica vem pra complementar.
Concordo. Como forma de estudo é algo muito válido, mas vejo por amigos meus que, optaram por tirar seus MCPs com 16-17 anos, que, sem experiência de mercado a certificação é mais um papel colorido do que algo que te bem posicionará no mercado.

Ela vai provar que vc estudou para a prova e que conhece a Tecnologia, não que vc é competente para resolver pepinos e tomadas de decisão do dia-a-dia de um Emprego que tem Verdadeiras Responsabilidades. Disse tudo ;)

Abraços!

brunosolar
23/10/2009, 15:18
So pra complementar. Conhecimento e algo que nem certificacao nem cursos superiores dao como a pratica. Aqui mesmo na empresa ja tive casos que na prova de conhecimento pessoaa com experiencia pratica foram bem melhores que pessoas com conhecimentos teoricos que e o caso de pessoas com 3°

Lord Enigm@
23/10/2009, 21:39
(...)Conhecimento e algo que nem certificacao nem cursos superiores dao como a pratica.(...)

Existe um grande paradígma sobre esse assunto. Várias vertentes insistem em afirmar que arrumar um emprego na área, ainda no nível técnico (tecnólogo) é a melhor opção. Após algúns anos de trabalho, vai-se ao encontro das especializações e certificações, galgando posições, cargos e empresas, concomitantemente.

Ao meu ver, faz sentido.

Gonarch
09/12/2009, 14:56
Ninguém começa uma carreira, com o emprego que sonha. O que se pode fazer é, ir galgando subindo os degraus da experiência até poder alcançar o objetivo do que se pensou no inicio. E, muitas vezes com o passar do tempo, este objetivo muda com o amadurecimento profissional e pessoal.

Não adianta começar com certificações, pra que uma certificação? Se vc não é maduro o suficiente para usar a Tecnologia? Ela vai provar que vc estudou para a prova e que conhece a Tecnologia, não que vc é competente para resolver pepinos e tomadas de decisão do dia-a-dia de um Emprego que tem Verdadeiras Responsabilidades.

Não quero emprego bom na área agora de forma alguma.
Meu objetivo é mais entrar pela área técnica da SI e ir subindo para a Gestão.
Porque não entrar pela segurança de redes e acabar lá em cima como Security Officer ?

Meu problema é exatamente isso; o PRIMEIRO emprego, já não dá mais (legalmente) para ser estagiário (sou formado a 1 ano).
Como eu consigo um emprego dentro da área se não posso ser estagiário mais?
Ou como eu conseguiria provar que sei alguma coisa dentro da área de segurança da informação?

Tudo que você falou para mim é senso comum; nada de extraordinário.
A grande questão (novamente) é a penetração; conseguir uma forma de encantar o representante da segurança para que ele me dê essa gloriosa chance.
Esse que era o meu ponto principal.

A experiência não é superada por um novato certificado. Estágio é porta de emprego, mostre que é interessado em topar com broncas. Nada de corpo mole ou preguiça.

É preciso começar estudando e trabalhando, concilie as duas coisas, uma sem a outra não vai lhe fazer chegar à lugar algum.

Concordo novamente.
Ai vale a pena citar o velho paradigma da área de informática como um todo.

Precisamos de um Analista Pleno; mas não damos chances aos Juniors de virarem Plenos.
Logo os Juniors nunca crescem e as chances de um Pleno "cair de paraquedas" é baixa.

Por isso que no meu post inicial eu cito que planejo continuar na infra (adquirindo experiências paralelas na área de segurança) e ir subindo.
Ao chegar num patamar mais avançado (EXEMPLIFICANDO um Administrador de Redes Senior ou algo do gênero) começo a dedicar integralmente a Segurança.

Estude, tenha metas, dentre estas as certificações, e o termino de uma graduação que lhe dê horizonte para exercer pelo menos três cargos ou funções.

A Profissão não é totalmente regulamentada, não existe um conselho, este, está se Startando agora. Vc ainda vai concorrer com pessoas como Administradores, Advogados, Engenheiros Elétricos e que todos eles escrevem muito bons códigos. A mesma coisa acontece com infra-estrutura.

Períodos muito curtos em empresas sujam a sua carreira e seu curriculum, pense nisso.

Se nunca trabalhou com T.I. Antes arrega-se as mangas e tope 'Banseiros' Quando vc resolver o pepino que todo mundo estava se lascando pra arrumar, vc será contratado.

Essa é 90% da realidade, qualquer outra coisa foi sorte ou indicação [com garita contra tempestade].

Alguma das suas citações eu já fiz.
Tenho minhas metas estabelecidas, terminei minha graduação, tenho um emprego "estável" (defina estável hoje em dia) e já trabalhei (na minha época de estagiário que teve períodos curtos em alguns momentos) nas três grandes áreas da informática (Suporte de Infra, Infra, Desenvolvimento).
Isso que você citou sobre o conselho; prefiro nem entrar no mérito que isso é uma longa discussão; porém concordo que concorrer com Administradores e Engenheiros é de inflar a bolsa escrotal.

-------------------------------------------------

Voltando ao tópico original; hoje com alguma pesquisa APÓS meu post inicial eu acredito que:

Certificações são boas portas de entrada, principalmente se elas são massificadas; pois o objetivo delas não é ser um diferencial no currículo e sim demonstrar algum conhecimento por parte do colaborador.
Assim qualificando-o, mesmo que precariamente, para um emprego menor dentro da área.

Migração de área desenvolvedor/infra para segurança é um trabalho penoso e caro, principalmente se feito dentro de uma mesma empresa.
Alguns amigos tentaram mudança semelhante e tiverem diversos problemas (por exemplo, eram chamados para suas áreas anteriores a todo momento pois o mesmo era referência nela); depois de anos de sofrimento conseguiram se desvincular de suas áreas anteriores e hoje são felizes nas novas áreas.

O que eu procuro esta bem dentro do que o Lord Enigm@ disse.

Existe um grande paradígma sobre esse assunto. Várias vertentes insistem em afirmar que arrumar um emprego na área, ainda no nível técnico (tecnólogo) é a melhor opção. Após algúns anos de trabalho, vai-se ao encontro das especializações e certificações, galgando posições, cargos e empresas, concomitantemente.

Que é exatamente o que estou buscando fazer.
Vocês já viram algo do tipo?

Quais certificações "low level" ou masseificadas; seriam boas para adquirir um bom conhecimento?

vademecum
04/05/2010, 15:52
Queria agradecer aos que postaram alguns links de cursos gratuitos, entre outros, que realmente me ajudaram. Não é para mim, é para um conhecido meu pois já estou na área há 30 anos e quando preciso de um técnico, sempre preciso que ele tenha experiência muito específica em algo. Para vocês verem a situação, eu não sei o que responder à mesma pergunta de uma forma que não seja a famosa "estudar numa faculdade", pois é lá que as empresas hoje vão buscar técnicos novos. Mas, como dizer para alguém para "fazer um curso de nível superior e daqui uns 4 anos quem sabe...". Somente grandes empresas tem formação interna para iniciantes ou pegam estagiários, o resto, tem que batalhar - e muito.

Esse é um problema, pois no meu tempo fazer Colégio Técnico - o tal ensino médio de hoje, pois haviam poucas tecnologias e era mais fácil: aprendia-se COBOL e boa, emprego certo para o inicio de carreira.

Contudo, alguns comentários eu acho legal fazer. 1) Certificação ITIL, como dito, só serve para grandes empresas em projetos de gestão de infraestrutura. Começar por isso é o mesmo que não saber dirigir e querer tirar a profissional categoria "C" logo de início. 2) Analise antes se quer ser desenvolvedor ou mantenedor de infraestrutura técnica, como p.ex., administrador de redes ou administrador de banco de dados etc. 3) Em qualquer das áreas, quando esta se desatualiza, o profissional se desatualiza junto. Porém, uma coisa é certa, com todo respeito, infraestrutura desatualiza-se mais rapidamente que desenvolvimento. Querem um exemplo? Java existe há uma década e faltam programadores no mercado enquanto há 10 anos atrás, a infraestrutura era totalmente diferente das de hoje e os técnicos tiveram que correr atrás de atualização muito mais que o pessoal de Java. É só um exemplo. A mudança para o pessoal de desenvolvimento (de qualquer coisa)é muito mais lenta e dá para acompanhá-la.

São só dicas. Boa sorte a todos.

junior linux
14/05/2010, 22:13
Como começar uma cerreira ?

R: Já pensou em tirar uma certificação voltada a área de segurança da informação ?

EZ Archive Ads Plugin for vBulletin Copyright 2006 Computer Help Forum