ISTF

TJ-RS isenta Itaú por roubo de senha

ceth
28/10/2009, 22:36
A 15º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) mudou uma sentença já dada e isentou o banco Itaú da responsabilidade por saques indevidos causados por um software malicioso que rouba senhas.

Segundo informações publicadas pelo órgão, foi comprovado que a operação fraudulenta foi realizada por meio de programa de computador – conhecido spyware ou como cavalo de troia - que captura senhas e demais informações sigilosas do usuário.

Leia matéria completa: TJ-RS isenta Itaú por roubo de senha (http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=3511550)

caiorossi
30/10/2009, 11:47
Estava achando que era alguma novidade, um juiz com algo interessante a dizer pelo tanto que noticiaram (ou evolução jurisprudencial em juridiquês).

Mas, fui ler o acórdão (http://www.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento.php?codigo=1570545&ano=2009) e para meu descontento, apenas uma decisão insignificante, retrógrada, grosseira, sem embasamento técnico e completamente genérica. Não faz sequer menção a qualquer perícia no computador do cliente para a comprovação da suposta negligência do mesmo (exigência mínima para o deslinde da culpa exigida pelo CDC contra o acusado).

É disso que tenho medo, das decições automáticas para o lado do banco, pois essas são sobretudo ilegais.

brunovic
30/10/2009, 15:57
É disso que tenho medo, das decições automáticas para o lado do banco, pois essas são sobretudo ilegais.

Existe uma frase que escuto dos meus pais até hoje: "A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco".

Espero que a justiça não a siga, mas acho que neste caso foi o que aconteceu.

Lord Enigm@
02/11/2009, 15:12
Calma gente, nem tudo está perdido... rs

De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e de outros tribunais, em caso de falha em serviços, os bancos respondem conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor. Com essa prerrogativa, a Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso acatou, em parte, a apelação impetrada pelo Banco do Brasil. A instituição fora condenada a pagar indenização por danos morais de R$ 18.060,00 após o saque de mais de R$ 9 mil da conta de uma cliente que teve o cartão magnético clonado. O recurso foi provido apenas para reduzir o valor da indenização para R$ 5 mil. Participaram do julgamento os desembargadores José Ferreira Leite (relator), Juracy Persiani (revisor) e Guiomar Teodoro Borges (vogal).
...
(...)Para os magistrados, houve falha na prestação do serviço, pois a garantia de segurança é da instituição financeira. De acordo com o desembargador José Ferreira Leite, conforme estabelece o artigo 333, II, do Código de Processo Civil, caberia o ônus da prova ao banco, o que não foi demonstrado(...)

Notícia completa. (http://www.fraudes.org/clipread.asp?CdClip=13223)

ceth
05/11/2009, 21:50

Será que não?

Banco se livra de indenização se provar que fraude é culpa de cliente, diz Procon (http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/10/29/banco-pode-ficar-livre-de-indenizacao-se-provar-que-culpa-por-fraude-na-web-e-exclusiva-do-consumidor-diz-procon/)

[]s,
ceth

caiorossi
06/11/2009, 00:51
Essa notícia trata de fraude com cartão em caixas eletrônicos, portanto, não se aplica ao caso de fraudes pela internet.
Será que não?
Isso não é novidade, o banco sempre pode e sempre poderá se eximir da responsabilidade, desde que prove concretamente a culpa exclusiva do usuário (o direito do banco à defesa e a produção de prova contrária é assegurado por lei). O que ocorre, é que ao meu ver não é o caso dessa decisão, tanto é que citei a aspecto do laudo sobre a perícia no computador no meu post anterior.

Portanto, o perigo não é "absolver" o banco, pois isso é legítimo, o perigo é fazer isso sem sequer ter prova contrária (pois de acordo com o CDC o ônus da prova é do banco e não do cliente).

Lord Enigm@
06/11/2009, 08:00
Essa notícia trata de fraude com cartão em caixas eletrônicos, portanto, não se aplica ao caso de fraudes pela internet.

Grande mestre Caio!

Realmente... a notícia foi mais para dar ânimo aos correntistas. Embora, nada impeça que o usuário tenha um malware na máquina transmitindo os dados para o mala, e este clonou o devido cartão (meia fraude "internética" rs).

Será que não?

Pô, mestre Ceth, essa foi um banho de água gelada, tchê! rs.

ceth
06/11/2009, 08:32
Isso não é novidade, o banco sempre pode e sempre poderá se eximir da responsabilidade, desde que prove concretamente a culpa exclusiva do usuário (o direito do banco à defesa e a produção de prova contrária é assegurado por lei).

A novidade fica justamente por conta da decisão do juiz, que "absolveu" o banco sem ter a prova contrária:

O que ocorre, é que ao meu ver não é o caso dessa decisão, tanto é que citei a aspecto do laudo sobre a perícia no computador no meu post anterior.

[]s,
ceth

EZ Archive Ads Plugin for vBulletin Copyright 2006 Computer Help Forum