|
linuxwifi 07/03/2006, 13:47 Esse é meu primeiro post, e estou com uma duvida aqui! Tem como Monitorar conversar pelo messeger em uma rede. Trabalho em uma empresa e quero fazer o monitoramento das conversas que estão tendo aqui, estou suspeitando de alguns funcionários. Se alguem tiver alguma dica como posso fazer esse monitoramento agradeço desde já.
http://sourceforge.net/projects/im-snif/ pode ser uma solução, mas seria interessante vc explicar melhor o contexto (sistemas operacionais, etc) onde vc quer aplicar isso.
Mas, permita-me avisá-lo que você pode é arranjar processos pra cima de você se vc começar a monitorar canais supostamente sigilosos na sua empresa. Vc só pode (e mesmo assim ainda existe polêmica quanto a isso) fazê-lo se os funcionarios souberem q o canal de comunicação (email, msn, etc) está sendo monitorado, o q pode ser feito pedindo pra eles assinarem um termo de ciencia por exemplo.
linuxwifi 07/03/2006, 20:29 Obrigado pela dica. Mais me resposta uma coisa, caso suspeitasse de funcionários de sua empresa que estão passando informações sigilosas para seu concorrente o que você faria.
linuxwifi 07/03/2006, 20:42 Bom o que posso explicar melhor é que estou suspeitando de alguns funcionários de que estão passando informações sigilosas para concorrentes usando o Messeger. Tenho 15 máquinas hj em minha empresa ligadas a Internet e quase todas tem o messeger instalado tendo máquinas usando o WinXP, Win98 e Win2000. A minha intenção de realizar esse monitoramento das conversas feitas pelo messeger para confirmar ou não minhas suspeitas e caso sejam positivas nem irei comentar com o individuo o motivo da demissão.
mmachado 07/03/2006, 22:47 E se esse funcionário estiver passando estas informações por telefone, você tem uma central que permita gravar as conversas? E se ele estiver usando o celular no horário de almoço para falar com a concorrência, você vai colocar um araponga atrás do cara?
Eu acho que espionar um suspeito de espionagem não vai ajudar em nada. Se não tem mais confiança no cara, manda ele embora. Dizer o motivo da demissão é sempre opcional. A não ser em caso de justa causa, o que você não poderia usar por assumir legalmente que cometeu um crime de violação da privacidade do funcionário.
E sobre o documento de concordância desse monitoramento, lembro aos senhores que apenas o funcionário assinou o documento. O interlocutor (que pode ser o concorrente, a namorada, o amigo do futsal) não assinou nada e não pode ter seu sigilo quebrado. Consulte um bom advogado.
Tecnicamente é perfeitamente possível fazer, mas na prática dificilmente isso vai te trazer benefícios que valham o risco que se corre.
[]s, MM
skimo-solar 08/03/2006, 07:52 A minha intenção de realizar esse monitoramento das conversas feitas pelo messeger para confirmar ou não minhas suspeitas e caso sejam positivas nem irei comentar com o individuo o motivo da demissão.
Segundo uma decisão recente do TRT-SP "não se trata de invasão de privacidade ler documentos nos micros usados em ambiente de trabalho" e "a empresa tem o direito-dever de manter vigilância sobre tudo o que acontece no local de trabalho", até porque poderá responder por eventuais ações de seus empregados e que atinjam terceiros.
Vale lembrar que tudo aconteceu após a funcionária ser demitida, sendo os e-mails e arquivos pessoais dela sendo utilizados como provas para a demissão com justa causa.
Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/noticias/2006/mar/02/110.htm
E sobre o documento de concordância desse monitoramento, lembro aos senhores que apenas o funcionário assinou o documento. O interlocutor (que pode ser o concorrente, a namorada, o amigo do futsal) não assinou nada e não pode ter seu sigilo quebrado. Consulte um bom advogado.
"O STF já tem entendido que não há qualquer violação constitucional ao direito de privacidade quando 'a gravação de conversa telefônica for feita por um dos interlocutores ou com sua autorização e sem o conhecimento do outro, quando há investida criminosa desde último' (HC 75.338/RJ, Rel. Min. Nelson Jobim, DJU 25.09.98). Assim, o Supremo Tribunal Federal tem aceitado como lícitas as provas colhidas através de escuta telefônica, mesmo sem autorização judicial, em alguns casos, desde que a conversa tenha sido gravada por um dos interlocutores."
Atento ao fato de que o funcionário deve ter conhecimento e ter aceito que as gravações fossem monitoradas, porém não precisando necessariamente o prévio aviso à pessoa do outro lado da linha.
Fonte: http://www.direitonet.com.br
Além do já exposto pelo MM, não entendi também porque você está querendo fazer isso. Você é o dono, sócio, diretor desta empresa? Em caso negativo, você recebeu uma ordem (escrita) para fazer tal pesquisa?
Sugestão: bloqueie o acesso ao MSN (internet). Esse negócio de mensagens instantaneas é puro futzing.
Aproveite e bloqueie chats, inclusive aquele novo do google.
linuxwifi 08/03/2006, 08:55 Sou dono da empresa e sei que isso que estou querendo fazer é uma maneira não licita, porem tmb tenho que pensar no meu lado na hipótese de esta sendo lesado e também tem a possibilidade de me levar a fechar a empresa porque dependendo o que estiver sendo passado é real essa possibilidade, agradeço a todos que fizeram comentários sobre este post que inseri no fórum. Com referencia ao comentário do [TS] Birkoff, MMachado, E.Lima. Sei que é possível eles ligarem de celular em horário de almoço, de Tel. Publico e fazer o que quiserem, fica difícil de bloquear o messeger aqui pos tens certos departamentos que usam ele e o Skype para entrar em contato com fornecedores, já que ate agora recebi pouca informação, deixo aqui o meu agradecimento para todos os que contribuíram com comentários(Avisos, Sugestões e Criticas). Vou tentar contornar esse meu problema de uma outra maneira mais paliativa.
mmachado 11/03/2006, 12:24 Uma coisa que me veio à cabeça agora: você tem uma política de classificação de informações dentro da empresa? Existem documentos claramente identificados quando são para uso interno, externo, irrestrito, confidencial etc.? Se não tiver, seu funcionário pode alegar que não viu nenhuma diferença nos documentos que são enviados para clientes e prospects daqueles que devem ser usado apenas internamente.
Eu vejo muita gente se preocupar com funcionários vazando informações mas não se preocupam em classificar estas informações. Eu já cansei de ver departamento comercial enviando inadvertidamente documentos relacionados a projetos que jamais deveriam sair da empresa.
[]s, MM
Guzpido Krush 27/03/2006, 07:52 Já que o assunto em pauta é uma política de classificação de informações, talvez vocês achem interessante este documento datado de 1997, Course #001.08 "Basic Information Security" da Defense Security Service Academy.
https://dssaots.dss.mil/bispdf/bis.pdf
Um documento mais recente, datada de 2003, trata de "informações sensíveis" mas "não-confidenciais". Acho esse interessante pois é pós-Patriot Act. Quais seriam as mudanças? É um CRS Report for Congress.
http://www.fas.org/irp/crs/RL31845.pdf
O monitoramento de internet nas empresas hoje é uma necessidade, sou administrador de uma empresa e os próprios funcionarios solicitaram para mim um programa para monitoramento de messenger e bloqueio de alguns sites, alguns ficam acessando orkut no meio do expediente, não seria um monitoramento punitivo e sim educativo, repito, isso é uma necessidade de toda empresa hoje, então quem souber de programas ou sistemas eficientes de monitoramento podem postar, porque eu mesmo preciso
tem uma solução nacional ... que já testei inclusive .. .que se chama smartmanager. Serve muito bem para isso que você quer ...
|
|