ISTF

Voltar   ISTF > Segurança da Informação > Notícias de segurança

Notices

Antigo 09/01/2009
Aluno faculdade ISTF

Data de registro: Sep 2004

Enviar uma mensagem via MSN para brunosolar Mandar mensagem via Skype para brunosolar
Re: Hacker que invadiu o Twitter diz que a senha era fácil

Citar:
Originalmente enviado por mmachado Ver Post

Huahuaha! Viu lá no rodapé? Site blindado!!!

[]s, MM
E logo abaixo HACKER SAFE...

Será alguma campanha humanitaria para salvarem os hackers :P

Antigo 09/01/2009
100% Livre!

Data de registro: Dec 2004
Local: Florianópolis, SC

Mandar mensagem via Skype para Birkoff

Citar:
Eu tava pensando no OpenID, serve? :P
Claro, mas com suporte pra autenticação por certificado digital, como a verisign (mas sem forçar o uso do certificado verisign)? hehehehe

Dia-a-dia de um informata 100% Livre: free(&me)
Meus artigos, tutoriais e outros textos
"Then you will know the truth, and the truth will set you free"
Antigo 09/01/2009
Aluno faculdade ISTF

Data de registro: Sep 2004

Enviar uma mensagem via MSN para brunosolar Mandar mensagem via Skype para brunosolar

Citar:

Eu tava pensando no OpenID, serve? :P

[]s, MM

Nao acham que o openid seria um problema maior para a pessoa que perdesse ("deixasse descobrir") seu login e senha?

Ja que teriam acessos a diversos conteudos que utilizam o openid?

(Nem sei se expliquei direito o problema) Mas enfim se nao me engano cairia no problema de um mesmo login e senha para diversos serviços. Estou certo?
Antigo 09/01/2009
100% Livre!

Citar:
Originalmente enviado por brunosolar Ver Post
Nao acham que o openid seria um problema maior para a pessoa que perdesse ("deixasse descobrir") seu login e senha?

Ja que teriam acessos a diversos conteudos que utilizam o openid?

(Nem sei se expliquei direito o problema) Mas enfim se nao me engano cairia no problema de um mesmo login e senha para diversos serviços. Estou certo?
O OpenID começa a ficar interessante, na minha opinião, justamente se utilizado com providers que permitam autenticações mais fortes. Pesquisando agora achei a verisign e a startssl como duas que permitem o uso de certificação digital por exemplo.

Se for pra usar só senha, realmente vejo pouca (não nenhuma, mas pouca) diferença entre usar o mesmo login e senha em todos os serviços ou usar o Openid. A única vantagem que identificaria à primeira vista é que, nesse caso, você não confia sua senha a cada serviço e no controle de cada serviço sobre seus bancos de dados, apenas o usuário e o provider tem a senha, e não cada serviço. E isso sem contar que, se quiser, você pode ser seu próprio provider, tendo aí o "controle total" do seu login.

Mas considerando que o elo mais fraco geralmente é justamente o usuário, vem minha consideração que a vantagem é relativamente pequena.

Última edição por Birkoff : 09/01/2009 às 12:05 Motivo: complementando informações e links
Antigo 09/01/2009
100% Livre!

Citar:
Originalmente enviado por Vymper Ver Post
Eu também utilizo senhas com caracteres maiúsculos, minúsculos, e símbolos geralmente utilizando uma ferramenta online de um site, chamada random passwd generator.
Eu uso o Birkoff Random Password Generator. Um pedaço de papel, uma caneta, e a primeira coisa que vem a mente hehehe. Guardo o papel por algumas semanas em local seguro até ter memorizado a senha, e depois dou fim no papel.

Citar:
Originalmente enviado por Vymper Ver Post
Birkoff você se refere a este método que está utilizando?]

Autenticação e controle de acesso com certificação digital

Não conhecia.
Sim, isso mesmo. Junte um certificado e chave armazenados em um token, e o negócio começa a ficar ainda mais bonito. Mas não é tão complicado de implementar quanto parece nesse link hehehe . O Oss, abaixo citado, sabe fazer uma autenticação SSL em Apache+PHP bem simples (hehehe, bem, vamos ver se ele lembra algo do treinamento ICPEDU :P)

Citar:
Originalmente enviado por 0ss Ver Post
Só pra colocar um pouquinho de água no feijão, faz uns meses que tivemos 3 invasões em "frontends" de acesso de alguns laboratórios com ataques simples de ssh brute force, desde então comecei a me entender melhor com o "Jonh The Ripper" e a limitação de tentativas de acessos consectivas... Percebi que quando um úsuário recebe uma comunicação do tipo: "Olha, sua senha foi quebrada em 80 segundos pelo sistema de verificação de senhas, com isso sua senha deverá ser trocada imediatamente após o seu próximo acesso de acordo com a política tal.., blá, blá, blá..." Ele imediatamente começa a se interessar pela política.. Engraçado né?

Abraço a todos e até a próxima...
Allan
Nada como assustar o usuário um pouco.

Tags
brute force, twitter

Leitores ativos neste tópico: 1 (0 usuários e 1 visitantes)

Ferramentas Procurar neste tópico
Procurar neste tópico:

Busca avançada
Visualização

Regras de envio